sábado, 3 de julho de 2010

Panamericano cria um cartão novo em cinco minutos

Cinco minutos. Esse é o tempo para o cliente preencher uma ficha, apresentar documentos e sair com um cartão de crédito novinho no bolso.

O que parecia impossível há pouco tempo, acontece todos os dias em estandes de venda na entrada de dois mercados de bairros de classe média baixa de São Paulo um no Jaraguá e outro no Lauzane Paulista.

Agressiva, a ação descrita acima é do Banco Panamericano. Foi criada para os consumidores da chamada nova classe média, que representa metade da população brasileira.

Para atrair os clientes, o banco não cobra anuidade nos cartões emitidos nos supermercados e oferece limites distintos para compras à vista e a prazo, o que incentiva o parcelamento. Para conseguir entregar o cartão em cinco minutos, o banco teve de instalar máquinas que gravam o nome do cliente na hora.

Pesquisa realizada pelo Datapopular mostra que esses clientes da classe C já respondem por 61% dos cartões de crédito em circulação no Brasil. Para efeito de comparação, as classes A e B carregam 15,8% dos plásticos emitidos.

Mesmo com tamanha presença entre os clientes da nova classe média, ainda há muito espaço para crescer. Apenas 60% das pessoas da classe C têm cartão em seu nome.

Nenhum comentário: