terça-feira, 24 de novembro de 2009

A volta da Mesbla

Loja virtual entrará em operação em abril de 2010 só para público feminino

A Mesbla, que já foi uma das redes varejistas mais conhecidas do país e faliu no fim dos anos 90, está de volta, pelo menos no mundo virtual. Um site já dá a prévia do que será a empresa a partir de abril de 2010, um site de comércio eletrônico voltado para a venda de artigos femininos com foco na consumidora das classes A e B com mais de 25 anos. A marca Mesbla S/A é uma das poucas que ainda foi mantida viva. A empresa foi adquirida em 1997 pelo empresário Ricardo Mansur.

O site mesbla.com.br já pode ser visto, porém ainda sem opção de navegação. Segundo a empresa Mercantil Brasileira, que se apresenta como desenvolvedora de soluções para o varejo, a família Mansur, dona da marca Mesbla S/A, firmou há pouco mais de um ano um contrato para cessão de direitos de uso da marca Mesbla e receberá royalties pela venda de produtos. Responsável pelo projeto da loja virtual da Mesbla, Pérsio Diogo disse que não está prevista a abertura de lojas físicas da marca.

- Fizemos um contrato de cessão de uso da marca com a família Mansur. O site entrará em testes de circuito fechado em novembro. Para o público consumidor, entra no ar em abril de 2010. Marcas como Tucano e Alternativa deverão estar disponíveis na loja virtual no fim do ano que vem -- afirmou.

Segundo o coordenador do Programa de Administração de Varejo (Provar) da USP, Claudio Felisoni, a Mesbla ainda é muito lembrada pelos consumidores.

- A marca ainda é muito forte. Hoje, o varejo virtual tem crescido na faixa de 40% a 50% ao ano em volume de vendas e isso é explicado porque o acesso à internet tem aumentado em diferentes faixas etárias -- explica.

O advogado Luiz Edgard Montaury Pimenta, sócio do escritório Montaury Pimenta, Machado & Lioce, que atende à Mesbla há 12 anos, informou que a marca Mesbla S/A vem sendo atualizada no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) periodicamente.

- A marca Mesbla S/A não foi afetada. Os registros são feitos periodicamente no INPI. Quanto ao domínio do site mesbla.com.br, ele está em nome de Ricardo Mansur, que aparece como proprietário -- explicou.

Cupom Mania premiará quem exigir cupom fiscal quando fizer compras no comércio do Estado

O governador Sérgio Cabral lançou, no dia 23/10/2009, na sede da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ), o “Cupom Mania”, destinado a estimular os consumidores a exigir o cupom fiscal nas compras feitas em estabelecimentos comerciais do Estado. A promoção envolverá sorteios diários, a cargo da Loterj, de prêmios como smartphones e TVs de LCD com 42 polegadas, além de carros e prêmios de até R$ 1 milhão em dinheiro.

A promoção será iniciada no dia 3 de novembro, dia em que os consumidores poderão começar a mandar as mensagens. Os primeiros sorteios ocorrerão no dia seguinte, 4 de novembro. De acordo com o secretário de Fazenda, Joaquim Levy, está previsto um prêmio especial de até R$ 1 milhão em dezembro.

Para concorrer aos prêmios diários, o consumidor deverá enviar torpedo, pelo celular, para o número 6789. Será necessário fornecer algumas informações, como o número do cupom fiscal, o valor e a data da compra, o CNPJ do estabelecimento e o número do equipamento Emissor do Cupom Fiscal (ECF).

As chances de o consumidor ganhar prêmios são grandes, porque as compras a partir de R$ 1,00 podem concorrer. Além disso, o número de bilhetes eletrônicos para participar do concurso dependerá do valor de cada compra, limitado a cinco bilhetes, nas compras acima de R$ 300. Ou seja, uma compra de R$ 1 a R$ 49 dá direito a um bilhete, enquanto uma compra de R$ 50 a R$ 99 a dois bilhetes, e assim por diante até o teto de cinco bilhetes, nas compras acima de R$ 300.

TODOS TERÃO CHANCES DE GANHAR

O “Cupom Mania” difere, em alguns aspectos, de programas desse tipo existentes em outros estados. Em São Paulo, por exemplo, o consumidor tem que acumular cupons que somam, no mínimo, R$ 100,00 em compras para ganhar um bilhete e participar. E como não há limite de número de inscrições em relação à compra efetuada, quem adquiriu um bem de valor muito elevado recebe inúmeras inscrições, aumentando as chances em relação a quem fez uma compra de pequeno valor.

“O mecanismo criado no Rio é bastante inclusivo, porque parte de um valor de compra muito pequeno, R$ 1, e o número de inscrições é limitado, de maneira a incentivar os consumidores de menor renda, das classes C e D, a participar.

Para os prêmios especiais (carros e em dinheiro), só valerão cupons validados pela Secretaria de Fazenda, ou seja, cuja venda também tenha sido informada pelo contribuinte. A Secretaria de Fazenda fará o cruzamento dos dados fornecidos pelo consumidor e pelo contribuinte, para identificar riscos de fraude ou declaração a menor.

Segundo Levy, cerca de 40.000 estabelecimentos estão aptos a participar, porque têm os equipamentos de emissão de cupom fiscal adequados. A previsão, acrescentou, é de este número crescer cerca de 30% em 2010. Aqueles estabelecimentos em que o cruzamento verificar ter havido alto nível de informação à Receita Estadual receberão um selo de certificação para que possam ser identificados mais facilmente pelos consumidores.

O programa faz parte da estratégia do governo para aproveitar uma série de modernizações que vão se tornar obrigatórias, com o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e outros programas nacionais, e que contribuirão para modernizar o comércio do Rio de Janeiro. Com isso, ao longo de 2010 o número de estabelecimentos deve aumentar significativamente.

Informativo da Secretaria de Comércio e Serviços - SCS

Curtas

Iberia e Gol assinam acordo de compartilhamento de voos
A Iberia e a Gol assinaram um acordo de compartilhamento de voos, dando acesso à companhia aérea espanhola a 13 rotas no Brasil, informou a empresa nesta terça-feira. Sob o acordo, a Iberia poderá adicionar seu código em voos da Gol com destino a Salvador, Recife e Brasília, entre outros. A Iberia já operava dois voos diários para São Paulo e um para o Rio de Janeiro.

Obras deverão ser concluídas no final de 2010
O ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos (SEP), Pedro Brito, anunciou para o próximo mês a publicação do edital de licitação para dragagem de aprofundamento do Porto de Mucuripe, no Ceará. Os recursos destinados ao serviço serão de R$60 milhões. Segundo ele, a concorrência deve ser concluída no 1º trimestre do próximo ano. Já a conclusão das obras está prevista para o final de 2010. O trabalho deverá dobrar a capacidade do complexo marítimo, que será aprofundado para 14 metros, permitindo a atracação de navios de grande porte. Além disso, irá diminuir os custos operacionais. Para os próximos meses há a expectativa ainda da construção de um moderno terminal e um terminal marítimo de passageiros.


A MRV Engenharia,
uma das maiores construtoras do País, melhorou suas estimativas para 2009. Segundo a empresa, as vendas contratadas ficarão entre R$ 2,8 bilhões e 3 bilhões, ante previsão anterior que ia de R$ 2,4 bilhões a R$ 2,9 bilhões. A revisão dos prognósticos foi feita com base no desempenho positivo do terceiro trimestre.

O fim do Finasa

O Bradesco deve anunciar em breve a extinção do Finasa. O banco não vai acabar com sua financeira, mas as operações de crédito pessoal e para venda de automóveis, por exemplo, passarão a usar a marca Bradesco Financiamentos. Decisão do presidente Luiz Carlos Trabuco, que não vê com bons olhos a utilização de outras marcas dentro do grupo.

Falta de acessibilidade em estabelecimento a deficiente físico resultou em indenização

Informativo da Secretaria de Comércio e Serviços - SCS

Curtas

6 agências disputam SulAmérica
A operadora de saúde SulAmérica abriu concorrência por sua conta publicitária. Semana passada, ela convidou seis agências, das quais espera assistir a apresentações no mês que vem. Entre as convidadas estava a MPM, que cuida da conta desde sua inauguração pelo Grupo ABC, em 2003, segundo afirma a publicação especializada no mercado de mídia, Meio&Mensagem.

Linson Hotel cria novo conceito
A forte demanda de clientes interessados em frequentar bares e casas noturnas que se instalaram nos últimos anos na região da badalada Rua Augusta fez o Linson Augusta Hotel inaugurar um novo conceito, com projeto cultural, com o artista plástico Eduardo Kobra.

Google domina 6% da rede
Pesquisa realizada pela Arbor Networks, empresa de administração de redes, revela que a Google domina 6% do tráfego atual da internet. Segundo a pesquisa, os sites de streaming de vídeos estão cada vez mais populares.

Cartões: Diferenciação de preços regula o mercado e beneficia consumidores