sábado, 4 de julho de 2009

Reflexos da crise

A crise econômica mundial, que eclodiu nos Estados Unidos em setembro passado, vem exigindo jogo de cintura dos empresários, que buscam alternativas para minimizar os prejuízos. Contudo, a onda de desemprego foi inevitável em muitos países, inclusive no Brasil, onde esse reflexo se deu especialmente nos meses de novembro e dezembro no ano passado. Esse cenário, aliado à falta de confiança do consumidor, que deixou de honrar seus compromissos com medo de perder seu emprego, resultou em um crescimento de 11,45% da inadimplência no país nos primeiros cinco meses do ano, comparando-se ao mesmo período de 2008.
O porcentual, calculado a partir do volume de operações de crédito em 800 mil estabelecimentos do varejo brasileiro, reflete pendências registradas em fevereiro e março e foi divulgado pela CNDL e pelo SPC Brasil no último dia 16 de junho. Trata-se de um índice muito preocupante, uma vez que qualquer variação próxima de 5% já seria considerada alta. A boa notícia, em meio a este cenário, é que, apesar do desempenho negativo no acumulado do ano, a inadimplência referente a maio deste ano diminuiu 11, 28%, em relação a abril.
Temos consciência de que a recuperação dos prejuízos, decorrentes da crise demandam tempo e planejamento. Precisamos investir em ações criativas para estimular e valorizar o movimento Lojista brasileiro e, consequentemente, a economia do país.
Roque Pellizzaro Junior
Presidente da CNDL

Informativo da Secretaria de Comércio e Serviços – SCS


Curtas

Desembarque
O Grupo Pão de Açúcar desembarca com sua artilharia, no dia 7, na sede do Ponto Frio no Rio. Manoel Amorim, que presidia o Ponto Frio, já limpa as gavetas.

Promoção
A Embratur vai assinar amanhã, no Salão do Turismo, um acordo de cooperação técnica com empresas do setor de aviação e turismo para ampliar as promoções de pacotes para o Brasil vendidos no exterior. Entre os signatários do acordo, estão TAM, Gol, TAP, Abih (associação de hotéis) e ABR (de resorts).


Governo define volta gradual de IPI para carros
O governo acertou ontem, em reunião com empresários e sindicalistas, os detalhes da prorrogação do IPI para carros e eletrodomésticos, que valerá por mais três meses.
Ficou acertado que o imposto voltará a subir, gradualmente, a partir de outubro, quando as alíquotas para automóveis recuperarão um terço do que foi cortado. Em novembro, ocorre outro aumento de um terço; o último será em dezembro.
O anúncio da prorrogação do IPI será feito hoje em Brasília. No caso de caminhões, a alíquota de IPI continuará zero até o final do ano. A reunião aconteceu ontem, à noite, no aeroporto de Congonhas e teve a participação de Nelson Machado, secretário-executivo do ministério da Fazenda, o presidente da Anfavea (associação das montadoras), Jackson Schneider, e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sergio Nobre.

Na gôndola
A Justiça do Trabalho julga hoje pedido do Sindicato dos Comerciários de SP para impedir a abertura de um sindicato que quer representar os trabalhadores de supermercados. Os comerciários dizem que o que está em jogo é a arrecadação de parte do imposto sindical recolhido pelo sindicato, que chega a R$ 12 milhões. O imposto equivale a um dia de trabalho e é descontado de forma compulsória do salário de cada um dos 400 mil comerciários da capital paulista.

No fundo
O Banco do Brasil lança, a partir de amanhã, outra opção de fundo de investimento, o BB Multimercado Capital Protegido IX, destinado a investidores com aplicações financeiras superiores a R$ 300 mil. O valor mínimo de aplicação é R$ 10 mil.

No céu
A TAM vai monitorar a emissão de CO2 de suas aeronaves nas rotas de Londres, Paris, Madri, Frankfurt e Milão, para atender aos requisitos ambientais da União Europeia. De acordo com o presidente da companhia, David Barioni Neto, o plano de monitoramento deverá ser entregue para as autoridades europeias no mês de agosto.

Franquia
A loja de franquias Franchise Store foi credenciada pelo Banco do Nordeste para assessorar franqueadores e franqueados interessados em obter financiamentos com taxas de juros diferenciadas para implantar ou expandir negócios na região Nordeste e no Semiárido, incluindo também partes dos Estados do Centro-Oeste e Minas Gerais.

Casa
A quinta edição do Feirão Caixa da Casa Própria depois de passar por Rio de Janeiro, Curitiba, Uberlândia, Salvador, Belo Horizonte, São Paulo, Brasília, Recife, Porto Alegre e Fortaleza, contabilizou volume superior a R$ 5 bilhões referentes a 67 mil negócios fechados. O público que visitou os eventos chega a quase 500 mil pessoas. Em 2008, o Feirão contabilizou mais de R$ 4 bilhões em 56 mil negócios fechados.

Agenda
O Extra.com.br, braço de comércio eletrônico de não alimentos do Grupo Pão de Açúcar, criou a Entrega Extra Agendada, um serviço para que o consumidor programe as entregas. Em 2008, a operação de comércio eletrônico teve aumento de 168% ante o ano anterior.

Feira da ABF: expectativa é de R$ 30 mi em negócios
A 18ª edição da feira de franquias da Associação Brasileira de Franchising (ABF), encerrada no último sábado (20), registrou um aumento de 19% no número de visitantes em relação ao evento do ano passado. Foram cerca de 39 mil pessoas interessadas em se tornar franqueadas de alguma das marcas expostas. A expectativa da entidade é que feira movimente neste ano aproximadamente R$ 30 milhões em negócios.
Participaram do evento 260 empresas brasileiras, sendo que mais de 20 delas pela primeira vez. A feira também contou com nove delegações estrangeiras e oito franquias internacionais.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Inadimplência em Miracema

Dados do SPC.

Registros Parciais
Registros Totais







Mensal
Mensal
jun/09 mai/09 jun/08
jun/09 mai/09 jun/08
-11 -121,15 -80,70
12482 -0,09 7,79







Trimestral
Trimestral
2º 2009 1º 2009 2º 2008
2º 2009 1º 2009 2º 2008
64 0,52 -72,41
12482 0,52 7,79







Semestral
Semestral
1º 2009 2º 2008 1º 2008
1º 2009 2º 2008 1º 2008
203 -70,96 -21,01
12482 1,65 7,79







Anual
Anual
2009 2008

2009 2008
203 -78,77

12482 1,65

Comitê Executivo para construção do Plano Nacional de Trabalho Decente

Brasília/DF – Um decreto assinado recentemente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva representa mais um importante passo para a construção do Plano Nacional de Trabalho Decente (PNTD) do Brasil. Pelo decreto, foi criado um Comitê Executivo, coordenado pelo Ministério do Trabalho e Emprego e integrado pela Secretaria-Geral da Presidência da República e por outros 16 ministérios com o objetivo de acelerar a implementação do plano. Todo o processo será construído de maneira tripartite, em consulta permanente com as entidades representantivas de empregadores e de trabalhadores.

Durante sua participação na 98ª Conferência Internacional do Trabalho (CIT), em Genebra, no dia 15 de junho, o presidente Lula e o Diretor-Geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), concordaram em que, até 15 de novembro deste ano, será elaborado um programa de cooperação específico, o qual definirá a forma e os mecanismos de colaboração que serão colocados à disposição do país para contribuir com a execução do PNTD. A OIT também estará representada no Comitê.

Pelo decreto, foi instituído um subcomitê para promover a implementação de ações voltadas especificamente para a juventude, coordenadas conjuntamente pela Secretaria-Geral da Presidência da República e pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O subcomitê será composto por integrantes do Conselho Nacional de Juventude, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Ministério da Ciência e Tecnologia, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), entre outros.

As principais atividades a serem desenvolvidas pelo Comitê são a formulação de propostas e de projetos para as seguintes áreas:
a) geração de emprego, trabalho e renda, microcrédito e qualificação social e profissional;
b) viabilização e ampliação do sistema de seguridade social;
c) fortalecimento do diálogo social, especialmente entre governo, trabalhadores e empregadores;
d) erradicação do trabalho infantil e combate à exploração sexual de crianças e adolescentes;
e) erradicação do trabalho análogo ao de escravo; e
f) combate à discriminação no emprego e na ocupação.
Para ler a íntegra do decreto, acesse: DECRETO DE 4 DE JUNHO DE 2009.

Fonte: OIT - 24/6/2009

Empresa terá de indenizar por contaminação e morte de trabalhador autônomo

Rio de Janeiro - Uma indústria do Rio de Janeiro terá de indenizar a família de um caminhoneiro autônomo em razão de contaminação por amianto (asbesto), o que resultou na sua morte. Por vinte anos, o trabalhador ingressou na empresa para realizar transporte de cargas, além de residir nas suas proximidades. A empresa tentava, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), a reforma da decisão que a condenou ao pagamento de indenização e pensão à esposa e à filha do trabalhador. A Quarta Turma manteve a condenação.

Misturado ao cimento, o amianto serve como base para confecções de telhas e caixas d’água. Em muitos países, sua extração já é proibida. Pela exposição ao mineral, o caminhoneiro acabou desenvolvendo doenças típicas, como a asbestose e mesotelioma maligno, um tipo de tumor que atinge os pulmões. A família entrou com a ação judicial contra a transportadora para a qual o caminhoneiro trabalhava e contra a indústria, pedindo ressarcimento por dano moral e material.

Em primeiro grau, a indústria foi declarada responsável pela morte do trabalhador. O juiz entendeu estar demonstrada no processo a existência de culpa por omissão, representada pela exposição do trabalhador a um ambiente nocivo de trabalho sem a necessária cautela. Apesar de não ter sido realizada perícia ambiental na fábrica ou na residência da vítima, o juiz contentou-se com a perícia médica, já que as doenças desenvolvidas pelo trabalhador eram típicas de contaminação pelo amianto.

Houve recurso, mas o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) manteve a condenação, por entender que não ocorreu cerceamento de defesa, como alegado, pela não realização da perícia ambiental. Entretanto, o Tribunal reduziu os danos morais de 720 para 500 salários mínimos.

No STJ, a Quarta Turma, baseada em voto do relator, ministro Aldir Passarinho Junior, apenas excluiu do cálculo da pensão a verba correspondente ao 13º salário e gratificação de férias, já que o caminhoneiro era autônomo. E, como o ilícito é de natureza civil, a Turma afastou os juros compostos arbitrados na sentença, mantendo os juros moratórios. Nos demais pontos, especialmente quanto à contestação de causalidade entre a doença fatal e as atividades da indústria, o ministro relator considerou impossível uma nova análise por envolver fatos e provas.
Fonte: Coordenadoria de Editoria e Imprensa - STJ - 24/6/2009

terça-feira, 30 de junho de 2009

Empresas poderão agendar adesão ao Simples

As micro e pequenas empresas poderão agendar a opção pelo Simples Nacional já a partir deste ano, durante os meses de novembro e dezembro, antes do prazo anual de adesão, que ocorre sempre em janeiro. É o que estabelece a Resolução nº 60 do Comitê Gestor so Simples Nacional, publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (24).
Na prática, as empresas ganham três meses de prazo para entrar no Sistema. Conforme a Resolução, a empresa que fizer o agendamento e não tiver nenhuma pendência, estará automaticamente no regime a partir do dia 1º de janeiro, no mês de adesão.
Conforme a Resolução, o agendamento será feito num aplicativo especifico que estará disponível no portal do Simples Nacional, de 3 de novembro a 30 de dezembro deste ano. O próprio aplicativo rejeitará o agendamento de quem tiver pendências, mas informará quais são os problemas.
O empresário poderá resolvê-los e fazer novo agendamento ou mesmo fazer a opção em janeiro.
Conforme o secretário-executivo do Comitê Gestor do Simples Nacional, Silas Santiago, além de desafogar as administrações tributárias, a decisão levou em conta principalmente a necessidade de mais tempo para que as empresas possam resolver pendências e entrar no Sistema.
Silas lembra, por exemplo, que ao resolver tudo durante o agendamento e passando direto para o Sistema a partir de 1º de janeiro, a empresa "já começa o mês sabendo sua situação tributária", não tem que ficar aguardando até resolver tudo e que sais o resultado da adesão.
Agência SEBRAE

Aumente seus lucros...

Parte II

Venda o que o cliente quer...

Eu e minha esposa estamos procurando um novo apartamento. Fomos olhar esses condomínios que oferecem uma grande área de lazer. Quando o vendedor nos mostrou um apartamento decorado disse: “Esse apartamento eu gosto muito, por ser em cima da garagem ele é bem maior”. Nós perguntamos: “Dá para fechar”? Ele disse: “Não!” E nós respondemos: “Então para nós, não interessa!”

A maioria dos vendedores começa suas apresentações de vendas com uma enxurrada de benefícios. Mas, os vendedores bem preparados só vendem os benefícios e características que o possível cliente quer comprar. Durante anos, venho observando este ponto e estou convencido de que ele é fundamental ao sucesso: não venda o que você quer, venda o que o cliente quer.

Se você entrasse no consultório de um médico com o braço quebrado, não ia querer que ele lhe tirasse uma radiografia da perna. Espantoso como tantos vendedores apenas falam, expli­cam e tentam vender os aspectos que eles particularmente gostam...
Professor Menegatti

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Após quatro meses, varejo volta a crescer

As vendas do comércio lojista do Rio cresceram 0,3% em maio em relação a igual mês de 2008, de acordo com a pesquisa Termômetro de Vendas do Centro de Estudos do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-Rio). Foi a primeira alta depois de quatro meses de resultados negativos. Na comparação com abril, as vendas aumentaram 0,2%. O acumulado dos primeiros cinco meses do ano (janeiro/maio) foi de -1,3% contra 4,2% em 2008.
Maio começou com um feriadão do Dia do Trabalho, que caiu na sexta-feira. Isso estimulou as pessoas a viajarem para fora da cidade e influenciou bastante as vendas no mês. Mesmo assim, tivemos um resultado positivo, interrompendo um ciclo negativo de quatro meses, disse o presidente do CDL-Rio, Aldo Gonçalves.
A pesquisa aponta que o Ramo Mole (bens não duráveis) teve desempenho melhor do que o Ramo Duro (duráveis): 3% contra -0,7%. A venda à vista, com 2,7%, foi a modalidade de pagamento mais utilizada pelos clientes, enquanto a venda a prazo foi de -1,2%.

Inadimplência.
A pesquisa mostra também que, de acordo com os registros do Serviço de Proteção ao Crédito do CDL-Rio, a inadimplência no comércio lojista da Cidade do Rio de Janeiro cresceu 2,1% em maio em relação a igual mês do ano passado.
Comparando-se com abril a inadimplência caiu 3,3% e no acumulado dos cinco meses do ano (janeiro/maio) houve aumento de 2,9% em relação a igual período de 2008. A boa notícia é que em maio as dívidas quitadas (índice que mostra o número de consumidores que colocaram em dia suas compras atrasadas) aumentaram 0,6%, mas as consultas caíram 10,7%.
Jornal do Commercio

Eu vendo +

Independentemente do tamanho da empresa, empreendedores podem aproveitar o Dia dos Namorados para incrementar as vendas e os lucros. Veja o que a empresária Solange Carmo de Almeida costuma fazer para faturar mais nas datas comemorativas e aproveite as idéias.

Em todas as datas comemorativas, a empresária Solange Carmo de Almeida cria promoções e ações especiais para incrementar as vendas na sua loja de cosméticos e presentes, a Coisas da Lu.

No Dia das Mães, por exemplo, ela ofereceu uma cesta de café da manhã, com pães especiais e flores, para sorteio. “A cada R$ 20 em compras, a cliente preenchia um cupom para participar do sorteio”, diz.

Solange acredita que essas ações, além de aumentar o tíquete médio na perfumaria, encantam a cliente. “Elas ficavam impressionadas ao ver a cesta.”

O melhor é que a ação não teve custo para a empresária. “A dona da floricultura vizinha à minha loja vende cestas de café da manhã. Fiz uma troca, oferecendo a ela uma cesta de cosméticos para sortear”, explica.

A idéia da parceria surgiu porque na Páscoa Solange já havia sorteado uma cesta de cosméticos. “Cliente sempre gosta de novidade”, comenta.

Como atua num segmento bem concorrido, a empreendedora está sempre pensando em como melhorar a divulgação de sua loja e o atendimento aos clientes.

No Dia Internacional da Mulher, comemorado em março, ela distribuiu 200 flores de fuxico perfumadas, com o cartãozinho da loja, nas padarias do bairro em que atua, Vila Mascote, na Zona Sul da capital paulista.

“Não sei exatamente quantas novas clientes vieram visitar a loja por conta do brinde, mas muitas que apareceram para comprar comentaram sobre o presente.”

Recentemente, ela fez uma reforma na perfumaria e construiu duas salas, para oferecer manicure e depilação. “A pessoa que faz a unha, acaba comprando algo na loja e vice-versa”, comenta, para explicar como conseguiu agregar mais clientes e lucros ao seu negócio.

Tirando proveito da perda, rejeição e erro

É interessante como algumas pessoas usam sua inabilidade, rejeição, fracassos e erros, como alavanca motivadora para o sucesso.
Ayrton Senna quando jovem, ainda correndo no Kart, perdeu a maior parte das corridas em dias de chuva por que não conseguia dirigir em pista molhada. Mais tarde ele veio a se tornar conhecido por sua habilidade e audácia para dirigir na chuva. Lembra-se nos dias de corrida como torcíamos para que chovesse pois seus maiores competidores não dirigiam como ele em pista molhada?
Quando os Beatles estavam tentando entrar para a vida artística, foram rejeitados por produtores e aconselhados diversas vezes a abandonar aquele estilo de música porque não teriam nenhum futuro. Michael Jordan, o melhor jogador de basquete do mundo, foi aconselhado por "coaches" muitas vezes em sua juventude a tentar outro tipo de esporte porque não tinha talento para o basquete.
A história está cheia de exemplos de erros que poderiam ter sido um tremendo fracasso e se transformaram em fabulosos sucessos. Alexander Fleming deixou embolorar por descuido um meio de cultura no laboratório e descobriu a penicilina.
Charles Goodyear derramou por engano uma mistura de borracha indiana e enxofre num forno quente. O resultado do seu erro foi a invenção da borracha vulcanizada para fabricar pneus e outros produtos.
Em 1840, Levi Strauss embarcou num navio para São Francisco levando rolos de lona para vender aos mineiros para servir de cobertura para as carroças e tendas. Mas ele cometeu um erro de julgamento. Os mineiros não queriam tendas, mas sim calças mais resistentes para o trabalho rude que faziam. Em vez de entrar em depressão pelo prejuízo que iria ter, Strauss usou a lona que seria perdida, para fabricar calças. O seu erro levou a um sucesso que já dura mais de 150 anos, com os famosos “jeans Levi’s”.
O segredo para isso? Não há segredo. É apenas a capacidade de pensarmos por nós mesmos, confiança em nossa capacidade de dar conta dos desafios da vida, e confiança em nosso direito de sermos bem sucedidos e felizes. É um sentimento de valor pessoal, de merecimento e serenidade diante da vida, para saborear o que de bom ela tem a oferecer. E sabemos que tem muito.
Se você estiver enfrentando uma situação de perda, de dor, um sentimento de rejeição ou fracasso, experimente fazer um balanço do seu valor e competência pessoal, analise bem as razões que o(a) trouxeram até essa situação, e veja que lições podem ser tiradas para transformar em sucesso. Ao seu sucesso.
Wilson Meiler