sexta-feira, 22 de maio de 2009

Cadastro Positivo Desagrada Movimento Lojista

A Câmara dos Deputados aprovou em plenário no último dia 19/05, o PL 836/03 que institui o Cadastro Positivo, por 307 votos a favor, 79 contra e duas abstenções.
Agora o projeto de lei segue para análise e votação no Senado.
A medida decepcionou o movimento lojista, que aposta no Cadastro Positivo para a redução dos juros.
A expectativa é que o projeto seja alterado pelo Senado Federal.
O varejo brasileiro, há muito tempo, já está preparado para fornecer a estrutura necessária a este novo modelo, mas, se for aprovado como está, não haverá mudanças na taxa de juros, o bom pagador continuará com o mesmo ônus de hoje e o comércio ainda sofrerá aumento, para a concessão de crédito em cerca de cinco vezes nos custos.
O Cadastro Positivo é a evolução do Sistema de Proteção ao Crédito.
Deveria, como em outros países, ser uma radiografia do cidadão e separar o bom do mau pagador, traçando o perfil do consumidor, ao levar em conta renda, despesas médias com água, luz, telefone, prestações, etc.
Mas a Câmara dos Deputados, neste projeto, recuou justamente neste item e prejudicou bastante o texto.
Além disso, a obrigatoriedade de AR (Aviso de Recebimento), para informar o consumidor inadimplente, vai aumentar o custo das concessões de crédito em aproximadamente cinco vezes.
E o que é mais grave: não é garantia de que a correspondência chegue realmente nas mãos do interessado. A possibilidade de entrega é muito menor que carta simples.
No texto aprovado pela Câmara, foi incluído artigo que proíbe o registro de inadimplência de dívida total ou parcela de até R$ 60, sem o acréscimo de multa e outros encargos, ficando a pergunta, como fica o pequeno comércio?, aqueles que vendem produtos mais baratos? a resposta é simples, os preços das mercadorias sofrerão grande aumento para suportar os prejuízos, ou ainda, os consumidores de baixa renda, grande maioria no Brasil, não terá crédito, ninguém irá vender a prazo com prestações dentro destes valores, na contra mão de tudo, vamos, em verdade, reduzir o crédito.

Informativo da Secretaria de Comércio e Serviços

Nº 087 - Ano 3 - 20 de Maio de 2009
Curtas

Briga de foice
O presidente do Banco do Brasil, Adelmir Bendine, já traçou alguns objetivos para o seu mandato. Quer abrir 100 agências até o fim do ano, num investimento que beira os R$ 120 milhões. Além disso, está disposto a usar o Banco Votorantim como carro-chefe para a compra de um banco com sede no Rio de Janeiro. O movimento segue o ritmo misto de crescimento orgânico com aquisições, ainda mais após a suspensão das negociações com o BRB. Bendine acha que o governador José Roberto Arruda está querendo ganhar em cima do BB. Pede R$ 1,7 bilhão, enquanto o BB não oferece mais que R$ 800 milhões. A compra que continua de pé é a do Banestes, do Espírito Santo.

Fusão no transporte
Está com o ministro Alfredo Nascimento, dos Transportes, o projeto para fundir a Agência Nacional de Transportes Aquaviários e a de Transportes Terrestres. Ele marcou reunião para discutir isso, mas terá de passar pelo Congresso.

Turismo responsável
Hotéis, companhias aéreas e outros empreendimentos turísticos estão lançando uma cruzada global em prol da sustentabilidade do setor. O objetivo é reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) à metade até 2035. Esse compromisso está baseado em dez ações listadas no relatório Liderando o Desafio da Mudança Climática, elaborado pelo Conselho Mundial de Turismo. Um desses postulados é a adoção e divulgação de programas de reciclagem de resíduos. O setor turístico movimenta 10% do PIB mundial.

Governo quer destravar o crédito
Demorou, mas a chiadeira do meio empresarial finalmente surtiu efeito. Desde que o Banco Central começou o processo de redução da taxa Selic, os empresários vêm pressionando o governo para cortar os juros cobrados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Funcionou. Na semana passada, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, anunciaram a redução dos juros para financiar investimentos produtivos no País. A taxa caiu de 8,75% para 7,25%. Mantega quer destravar o crédito. Outra medida apresentada na quarta-feira 13 foi a criação de dois fundos que, juntos, contam com recursos de R$ 8 bilhões. Um deles será destinado apenas a pequenas e médias empresas. O outro beneficiará a Petrobras, que precisa de dinheiro para contratar estaleiros para a construção de plataformas e navios de apoio ao pré-sal. Esse fundo já existe no BNDES, mas seu valor (R$ 1 bilhão) é considerado baixo. A intenção é ampliá-lo para R$ 5 bilhões.

Diretores da Transbrasil serão processados
Os 22 ex-dirigentes, administradores e conselheiros da Transbrasil, que teve sua falência decretada em 2002, serão julgados por crimes como desvio de bens, fraude e ausência de registros de contabilidade. A determinação é da Justiça de São Paulo.

Curtíssimas
- O Pão de Açúcar , vai criar uma empresa imobiliária para administrar todas os terrenos e edifícios onde estão instaladas as suas lojas. A ideia é que a nova companhia funcione como uma subsidiária, com gestão independente. rede varejista vive um bom momento. Na semana passada, anunciou um aumento de 185,5% no lucro do primeiro trimestre, que chegou a R$ 94,9 milhões.
- André Esteves, que há algumas semanas recomprou o Banco Pactual, vai entrar no ramo de automóveis. Ele comprou metade do capital da Estapar, maior empresa de estacionamentos do Brasil (possui 800 endereços no País). A outra metade da Estapar permanece com os irmãos Cerqueira.
- As vendas, no varejo brasileiro fecharam o primeiro trimestre com alta de 3,8%, ante igual período do ano passado. Nos 12 meses encerrados em março, a alta corresponde a 7,2%. Para muitos analistas, os indicadores do varejo confirmam a retomada da economia do País.


Varejo
Os lojistas de varejo parceiros da operação Crediário Caixa Fácil, da Caixa Econômica Federal, registraram recorde de financiamentos no final de semana do Dia das Mães, com evolução nas vendas de 15% a 100% em relação a 2008. O Crediário Caixa Fácil atua no financiamento de bens de consumo.

Cheque sem fundo
A inadimplência nas compras com cheque a vista ou a prazo teve no primeiro quadrimestre do ano um salto de 16,5% em relação ao mesmo período de 2008. De janeiro a abril de 2009, a cada mil cheques compensados, 23,3 foram devolvidos.

À procura de um sucessor
Depois de trazer Álvaro de Souza, ex-número 1 do Citibank, para a presidência do conselho de administração da Gol, Constantino Júnior se prepara para retomar uma antiga ideia - buscar um novo presidente executivo para a empresa. Segundo fontes próximas, Júnior nunca teria abandonado o objetivo de sair do dia-a-dia das operações, o que o liberaria para se dedicar apenas aos planos estratégicos da Gol. O projeto ficou engavetado enquanto a absorção da Varig era concluída. Com o fim da operação, os planos foram retomados. Entre os nomes analisados para assumir o cargo estariam os de Luiz Kaufmann, integrante do conselho da Gol, e João Cox, presidente da Claro. Ambos dizem não ter sido consultados sobre o assunto. Procurado por EXAME, Constantino Júnior afirmou que não há planos de mudança no momento.

Profissão Palestrante

O que um palestrante profissional poderá fazer por você e sua empresa?

Se você tem dúvida sobre a contratação de um palestrante profissional para o seu evento ou para o treinamento dos seus colaboradores, veja alguns benefícios que um bom palestrante pode trazer para você e para a sua empresa:

1 – Didática
Transmitir informações de forma apropriada, envolvente e de fácil assimilação. Esta é a missão do palestrante profissional, e para isto ele passa boa parte do tempo se aperfeiçoando, através de livros, cursos, vivência de palco, troca de informações, estudando e absorvendo conteúdos técnicos e comportamentais que lhe permitam a melhor comunicação com o seu público.

2 – Fazer sua equipe escutar e entender
É normal um palestrante profissional ouvir o seguinte comentário de algum diretor, gerente ou supervisor após sua palestra: “Tudo o que o senhor falou eu venho dizendo pra minha equipe diariamente, mas do jeito que foi falado hoje, tenho certeza de que entenderam”. Isto acontece por alguns motivos: porque a informação está sendo transmitida de forma incorreta; ou porque da maneira como ela vem sendo passada já virou uma rotinha enfadonha onde ninguém mais está prestando atenção; por falta de autoridade ou disputas internas de poder; ou o simples fato de valorizarmos mais aquilo que vem de fora da nossa organização.

3 – Isenção
O palestrante profissional é alguém que está fora da sua empresa e esta situação lhe traz uma grande vantagem em ser ouvido, pois ele não faz parte do problema. Por exemplo: É comum vermos chefes desorganizados cobrando organização da sua equipe, ou pessoas autocráticas e extremamente autoritárias dizendo que sua equipe não é participativa. Existe uma grande responsabilidade naquilo que falamos para uma platéia. O palestrante profissional está sempre se policiando sobre seus atos, mas esta imparcialidade e certo distanciamento sobre seus ouvintes o coloca em situação privilegiada.

4 – Enfocar problemas específicos sem causar constrangimento
“Tocar na ferida sem aumentar a dor!” O palestrante profissional deve ter habilidade em abordar situações específicas de forma conveniente, fazendo com que todos reflitam sobre as causas, efeitos e possíveis soluções de problemas sem causar constrangimento aos envolvidos, sem apontar culpados e sem evidenciar pessoas. Porém, para que isso aconteça é necessário que o contratante passe informações consistentes sobre a organização, pontos fortes e fracos para que o palestrante possa personalizar sua apresentação afim de atingir os objetivos propostos com eficácia.

5 – Motivar, Sensibilizar e Causar Reflexão
Todo bom palestrante tem uma parcela de ator, principalmente porque a palestra é um momento único, não é como um curso ou uma aula convencional que você tem o dia seguinte para tirar dúvidas, corrigir distorções, etc. Num curto espaço de tempo, que normalmente dura entre quarenta minutos a uma hora e meia ele tem que dar um show. Para isto são utilizados diversos recursos instrucionais para motivar, sensibilizar e causar reflexão nos ouvintes.

6 – Agregar Valor ao Evento, Atingir Metas e Melhorar Resultados
A preocupação em contratar um profissional é uma forma de agregar valor ao seu evento. Muitas vezes fazemos confraternizações, comemorações ou reuniões com nossos colaboradores. Devemos aproveitar estes momentos com uma palestra que irá afinar nossa equipe e nos ajudar a atingir metas e melhor resultados.

Profissão Palestrante:
Frequentemente, recebermos e-mail´s e contatos de pessoas com a seguinte necessidade: “Meu chefe pediu que eu fizesse uma palestra para nossos funcionários, gostaria que me dissesse como devo preparar a apresentação e o que devo falar durante a palestra....”. ou ainda “Sou vendedor e como tenho me destacado atingindo as metas da nossa empresa, fui convocado para dar uma palestra de vendas e preciso que me ajude.... etc, etc...”.
Procuramos atender as pessoas que nos procuram com educação e ajudando da melhor maneira, e nos casos acima aconselhamos que apenas falem da sua experiência pessoal, sem a obrigação de ser um palestrante, mas sim como alguém que está fazendo um relato. Atuamos com palestras há mais de 10 anos e sempre com a certeza de que devemos nos capacitar cada vez mais. Difícil seria ensinar uma pessoa a dar uma palestra em um simples e-mail.
Talvez você tenha percebido que neste artigo sempre que me referi a “palestrante” colocamos também a palavra “profissional”, pois existem também vários aventureiros e também aquelas pessoas que são convidadas a palestrar sobre o seu conhecimento em determinada área e com boa vontade procuram ajudar.
Um palestrante profissional, obrigatoriamente, tem que possuir bom conhecimento técnico em sua área, mas nem sempre uma pessoa que tem conhecimento em determinada área vai conseguir dar uma boa palestra, pois são duas competências distintas. É preciso desenvolver o conhecimento específico sobre o assunto (por exemplo: motivação, vendas, atendimento) e também desenvolver a habilidade em ministrar palestras (oratória, teatralização, recursos visuais, domínio de palco, interação com o público, etc).
O palestrante profissional é a pessoa que tem dedicação exclusiva ou passa grande parte do seu tempo dedicando-se em aperfeiçoar estas duas competências e também outras inúmeras necessárias para o sucesso em sua carreira.
Pense nisto e afine-se para o sucesso!

Fabiano Brum: Palestrante especialista em motivação

Estatística mensal de consultas - Abril/2009

Os dados das consultas ao serviços da CDL, mostram, abril de 2009 em relação a abril de 2008, com:
  • crescimento de 34,27% nas consultas ao SPC;
  • crescimento de 40,65% nas consultas de LigCheque;
  • queda de 100% nas consultas de SIAC;
  • queda de 68,1% nos registros de inadimplentes (em 2008 havia uma promoção, o que explica o grande número de registros);
  • queda de 20,5% nos cancelamentos de registros.
Os dados também mostram, que abril de 2009 em relação a março de 2009, teve:
  • queda de 2,8% nas consultas ao SPC;
  • queda de 9,6% nas consultas de LigCheque;
  • queda de 100% nas consultas de SIAC;
  • queda de 39,5% nos registros de inadimplentes;
  • queda de 25,6% nos cancelamentos de registros.

Estatística Completa

Serviço/Referência abr/09 abr/08 mar/09
Consultas ao SPC 1869 1392 1923
Consultas ao LigCheque 263 187 291
Consultas ao SIAC 0 8 19
Registros 81 254 134
Baixas 58 73 78

Top 10 - Consultas ao SPC

Leader Magazine 496
Xxxxxxxxxx* 167
Mercado Paraíso 158
Eletrolider 129
A Credilar 118
Loja José de Assis 99
Peçanha Calçados 81
Banco Itaú 66
Claro 52
10º Meireles Materiais de Construção 52

* Esse Lojista não permite a divulgação do seu nome.

Consultas ao SPC - Expo 2008 x Expo 2009

Segundo as consultas efetuadas aos principais serviços da CDL (SPC e LigCheque) as vendas no comércio da cidade no período de uma semana antes até três dias após a Exposição Agropecuária e Industrial de Miracema 2009, teve um crescimento, médio, de 9,5% em relação ao mesmo perído de 2008, sendo:
  • Na semana antes da Expo = - 28,5%;
  • Durante a Expo = + 79,4%;
  • Nos três dias após a Expo = + 31,7%.
Já o número de baixas de registros (quando o cliente é retirado do cadastro de inadimplentes do SPC), registrou alta de 35,4% em relação ao mesmo período de 2008, sendo:
  • Na semana antes da Expo = - 25%;
  • Durante a Expo = + 67%;
  • Nos três dias após a Expo = + 129%.
Esses números só contabilizam as consultas feitas diretamente ao SPC/LigCheque da CDL de Miracema. As consultas de intercâmbio - feitas em outras CDLs através do banco de dados da CDL Miracema - não tem como ser computadas por data, pois envolvem várias CDLs pelo Brasil.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Presidente da CNDL, fala à rádio CBN sobre o Cadastro Positivo

O presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, concede entrevista ao vivo amanhã (22/05), a Rádio CBN, a partir das 14:40 hs.

O TEMA CENTRAL DA ENTREVISTA, SERÁ
A RECENTE APROVAÇÃO PELA CÂMARA DOS DEPUTADOS DO PROJETO DE LEI QUE INSTITUI NO PAÍS O CADASTRO POSITIVO.

A ENTREVISTA PODE SER ACOMPANHADA AO VIVO PELA INTERNET, ACESSANDO O LINK:

Projeto para capacitação de equipes de gerentes

PROJETO DE CAPACITAÇÃO GERENCIAL PARA O VAREJO

INTRODUÇÃO

Procuramos com isso formatar um Programa especial de Capacitação e Certificação Específico para o Profissional da Gerência no Varejo, personalizado na realidade prática da empresa, para atingir o nosso objetivo formulamos o nosso programa. Acreditamos que com esse programa poderemos contribuir para o crescimento da empresa, o programa segue abaixo.

OBJETIVOS
O objetivo principal dessa proposta é de Orientar e Conduzir os Participantes a Novas Condutas e Atitudes que modifiquem a Visão que todos têm deles. Ações Proativas que transformam as convicções dos Indivíduos, pois, através de praticas novas conquistamos mais Segurança e Confiança frente aos Desafios desse profissional para que ele se torne um verdadeiro Gerente na área do Varejo e conseqüentemente aumentando e melhorando a qualidade e a produtividade da sua Equipe.
Procuramos abaixo apresentar vários temas de fundamental importância para o aprimoramento dos profissionais do Varejo para que ao longo do período de Capacitação e Certificação Comportamental e Técnica esse profissional consiga cumprir as metas de trabalho para o ano.

METODOLOGIA
40 horas de Treinamento, devendo ser dividido em 04 Cursos de 10 horas por mês, onde a Pessoa que estará Participando do Projeto de Capacitação e Certificação Técnica e Comportamental estará desenvolvendo o Método A.T.U.A.R. (AÇÃO, TRANSFORMAÇÃO, UNIDO A RESULTADOS), e tem como objetivo básico criar Atividades que gerem Resultados para as Pessoas e para as Empresas utilizando vários recursos didáticos como:
- Exposição Dialogada, Fitas de Vídeo, Textos, Testes Específicos, Debates e Dinâmicas de Grupo.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA CAPACITAÇÃO GERENCIAL PARA O VAREJO
1) - Gestão Estratégica de Pessoas
1.1) - Objetivo do Curso: Gestão de Pessoas; Novos Padrões na Gestão de Pessoas;
Recrutamento de Pessoas; Seleção de Pessoas; Avaliação de Desempenho, Criatividade. O processo criativo. As funções da mente. Como estimular a criatividade na empresa. Característica das pessoas criativas. Características das empresas criativas.
1.2) - Carga Horária: 10 Horas

2) - Habilidades Gerenciais e Liderança
2.1) - Objetivo do Curso: Conceituação. Estilos de Liderança. Liderança orientada para a tarefa.
Liderança orientada para pessoas. Teorias dos Traços de Personalidade. Teorias Comportamentais. Teorias Situacionais e Contingenciais de Liderança. Novas abordagens sobre Liderança. As Habilidades essenciais de um Gestor Moderno, o Perfil do Líder Eficaz, Desenvolvendo de Técnicas de Gerenciamento.
2.2) - Carga Horária: 10 Horas

3) - Gestão Estratégica do Mercado
3.1) - Objetivo do Curso: Conceitos básicos de estratégia, evolução do pensamento estratégico, principais correntes estratégicas contemporâneas, a competitividade a partir da estratégia, Visão Estratégica de Mercado , Análise de Mudanças Oportunidades e Tendências no Mercado. Evolução dos Serviços em uma Era de Mudanças; Posicionando e Projetando os Serviços;
3.2) - Carga Horária: 10 Horas

4) - Estratégias de Marketing no Varejo
4.1) - Objetivo do Curso: Conceitos básicos de varejo; Natureza e características do varejo; Estratégias de marketing para empresas varejistas; O composto mercadológico do varejo; Tendências e perspectivas do varejo. Construindo relacionamentos com cliente. Manutenção dos clientes. Papel do Marketing de Relacionamento: Relacionamento com o cliente; A lucratividade do cliente; Cadeia de valor; Sistema de oferta de valor;
4.2) - Carga Horária: 10 Horas

Início do Curso: 27 de Maio
Duração: 4 meses (3 aulas por mês)
Investimento:
- para Associado ca CDL: 4 x R$ 90,00 (R$ 360,00)
- para não Associado da CDL: 5 x R$ 90,00 (R$ 450,00)

Palestra de abertura, gratuita:

"Como aumentar a satisfação dos seus clientes internos e externos melhorando a qualidade no seu atendimento e nas suas vendas."

Data: 27/05/2009 - quarta-feira
Horário: 19:00 horas
Local: Rotary Club de Santo Antônio de Pádua
Rua Florismundo Decnop - Perto do Cemitério
Vagas Limitadas

Mais informações e reservas na CDL Miracema ou pelo telefone (22) 3852-1025

Palestra

Agregar valor. Mas como?

Quantas vezes já ouvimos falar que a solução dos problemas ou o caminho para o sucesso das pequenas empresas, independente do setor de atividade, é agregar valor aos produtos e serviços oferecidos ao cliente. O que poucos dizem é que, para agregar valor, são necessários investimentos e uma boa dose de inovação. O mesmo que colocar as idéias em prática, com objetivos claros e fáceis de mensurar.
Agregar valor não é fazer o que todos já fazem e cobrar um pouco menos. Também não é melhorar algo que já é percebido como bom ou ótimo pelo cliente. Muito menos divulgar melhor a empresa. Agregar valor é dar um salto de qualidade em uma ou mais características, do produto ou serviço, que de fato são relevantes para a escolha do consumidor.
A empresa que pretende diferenciar-se agregando valor precisa, antes de tudo, conhecer o que seus clientes necessitam e mais do que isso, quais são os atributos dos produtos e serviços que de fato são determinantes no processo de compra. Para isso é fundamental conhecer profundamente o cliente, suas vontades, seus hábitos e seus valores. Podem-se partir das necessidades básicas e bastante conhecidas, como rapidez e conveniência, porém dificilmente uma empresa consegue agregar valor sem interagir continuamente com os seus clientes, identificando suas verdadeiras carências e anseios. Somente as empresas, que sabem o que cliente quer e valoriza conseguem direcionar seus esforços e otimizar seus gastos na melhoria da qualidade.
Mas, não basta conhecer as novas demandas da clientela, se a empresa não possuir o conhecimento ou a tecnologia adequada para inovar. A inovação pode derivar tanto de uma tecnologia inédita como de uma nova forma de organizar e gerir a empresa. O importante é que a inovação seja percebida pelo cliente. Os restaurantes por quilo é um exemplo. Quando sugiram os primeiros, a inovação não estava na refeição ou no modo de produzi-la, mas na maneira como o cliente selecionava o que desejava comer e na forma de pagamento mais justa, proporcional ao volume colocado no prato. Além desses atrativos os restaurantes por quilo também proporcionam um valor básico que é a rapidez.
A empresa deve buscar ganhos de qualidade que os clientes entendam facilmente, que aconteçam de imediato ou num futuro muito próximo, que possam ser divulgados com rapidez e clareza, sem a necessidade de explicações ou cálculos complexos. Inovar não é tornar o produto ligeiramente melhor ou um pouco mais barato, pois isso dificilmente será percebido pela grande maioria dos consumidores.
Agregar valor, portanto, depende tanto de investimentos em pesquisas para detectar as necessidades dos clientes, como no desenvolvimento de tecnologias e formas de administrar mais eficazes. Em outras palavras para agregar valor precisamos ter um olho no cliente e outro na inovação.

Prepare a sua loja para vender mais!

Ambiente
  • O ambiente geral da sua loja deve ser cuidado para que o tempo todo esteje voltado para promover vendas.
  • Facilite a circulação de cliente na loja.
  • Proporcione visão mais ampla da loja, suas seções e áreas.
  • Reserve mais espaço para os clientes, cuide para que o mobiliário ocupe menos de 40% do espaço.
  • Altere as disposições para melhor adequação com as datas comemorativas.
  • Amplie portas e fachadas para facilitar a percepção dos clientes.

Iluminação

  • Um ambiente adequadamente iluminado favorece a percepção de sua empresa pelos clientes, pois atende às características sensoriais do consumidor.
  • Valorize e harmonize as cores e formas.
  • Um ambiente bem iluminado transmite segurança e transparência aos clientes.
  • Utilize luzes incidentes para destacar produtos, lançamentos e ofertas.

Disposições

  • O arranjo físico de sua loja deve ser montado para favorecer o contato com o cliente.
  • Aproveite bem as frentes das prateleiras para mostrara seus produtos.
  • O sentido horizontal dos expositores é ótimo para dar visibilidade aos produtos e às marcas.
  • O sentido vertical é bom para se utilizar da exposição das embalagens e das variações de volume.
  • A proximidade dos caixas é ótima para expor produtos de conveniência.
  • As proximidades das áreas de entradas e das pontas de gôndolas são ótimas para expor produtos que estimulam a compra por impulso.
  • Utilize ilhas promocionais, pontas de gôndolas e pontos nobres da loja para expor produtos em volume acentuados, pois estes, em geral, vendem mais que pequenas quantidades.
  • Nunca descuide da limpeza e arrumação do ambiente, pois o cliente percebe os mínimos detalhes.
  • Faça uso do auto-serviço em que o cliente acessa os produtos diretamente, como também promova o atendimento personalizado.
  • Utilize equipamentos de exposição eficientes e adequados, inclusive para exibição clara dos preços de produtos.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Cadastro Positivo

Brasilia, 19/05/2009 - A Câmara dos Deputados aprovou por 307 votos (79 votos contras e 2 abstenções), a emenda substitutiva do Deputado Maurício Rands (PT-PE) para o Projeto de Lei 836/03, que cria o cadastro positivo de consumidores e regulamenta a atuação dos bancos de dados privados de proteção ao crédito.
Também foi aprovado o primeiro destaque para votação de autoria do DEM, que retira do texto a gratuidade dos sistemas de consulta, por meio eletrônico ou por telefone, que os gestores de bancos de dados devem oferecer para informar se há ou não cadastro positivo sobre determinada pessoa.

O destaque também determina que essas informações sejam acessadas apenas pela pessoa que faz a consulta, e não por qualquer interessado que venha a consultar o sistema, como previa o texto original da emenda.

Fonte: Agência CNDL com informações da Agência Câmara

Crédito já se recupera nos bancos médios

Passada a fase mais aguda da crise de liquidez, os bancos de médio porte começam a retomar com mais entusiasmo a oferta de crédito. O Banco PanAmericano vislumbra uma retomada dos patamares pré-crise de concessão no segundo semestre, enquanto o Banco Cruzeiro do Sul já superou suas metas no consignado.
O PanAmericano encerrou o primeiro trimestre do ano de forma positiva. O lucro líquido consolidado atingiu R$ 70,9 milhões, ante prejuízo de R$ 74,3 milhões nos últimos três meses do ano passado. Na comparação anual, a instituição do Grupo Silvio Santos registrou alta de 3,5% nos ganhos em relação ao primeiro trimestre de 2008 (R$ 68,5 milhões). O lucro da controladora, que excluem os fundos de investimentos em direitos creditórios, foi de R$ 17,5 milhões, aumento de 82,3% em relação ao trimestre anterior.
A melhora foi puxada pela retomada das operações de empréstimos. Em março, as liberações atingiram R$ 525 milhões e a tendência é de crescimento, disse Wilson de Aro, diretor financeiro e de RI do banco. "No segundo semestre do ano devemos atingir uma produção mensal próxima a que tínhamos no primeiro semestre de 2008, na casa dos R$ 780 milhões mensais."
Segundo ele, o fim do ano passado foi afetado pela falta de liquidez do mercado e pela rigidez das condições do crédito em função do temor de inadimplência. Agora, a fase mais aguda da crise passou e já é possível ter uma visão mais clara do desempenho neste ano. "As condições hoje permitem que se faça um planejamento, com perspectivas de médio e longo prazo. No fim do ano passado, a visão estava muito turva", disse.
A carteira de crédito total da instituição, considerando as cessões de crédito, atingiu R$ 8,8 bilhões, praticamente em linha com o trimestre anterior. A maior parte, 64%, é de veículos e há uma aposta de avanço no setor de cartões. O patrimônio líquido da instituição ficou em R$ 1,468 bilhão. Além disso, o banco destinou R$ 4,5 milhões para um contrato de patrocínio com o Corinthians.
Já o Banco Cruzeiro do Sul teve prejuízo de R$ 21,8 milhões, por conta da adoção das novas normas da Resolução 3.533 do Banco Central, que modificam a forma de contabilizar a realização do lucro das operações de cessão de crédito, diz Fausto Guimarães, superintendente de RI do banco. Segundo ele, com a mudança, a instituição é obrigada a diferir as receitas e despesas, que antes eram apropriadas de forma antecipada. "Devemos reverter o prejuízo já no segundo semestre desse ano", disse, ressaltando que a previsão do banco é fechar o ano com lucro antes de impostos na casa dos R$ 93 milhões. Com relação ao desempenho operacional, Guimarães destacou a volta das concessões de crédito consignado a um ritmo forte.

Fonte: VALOR ECONÔMICO - 19/05/2009

Mercado mais otimista com cortes na Selic

O mercado financeiro está mais otimista com as perspectivas de corte nos juros em 2009, conforme revelou ontem pesquisa do boletim Focus, do Banco Central (BC). Segundo os analistas ouvidos pelo BC, a mediana das previsões para o nível da taxa básica de juros, a Selic, no fim deste ano caiu de 9,25% para 9% anuais. Antes dessa alteração, a previsão permaneceu em 9,25% por sete semanas seguidas. Com a mudança, o mercado indica que o juro básico da economia brasileira deve ser reduzido em 1,25 ponto percentual até o fim de 2009. Até a semana passada, prevalecia previsão de que o corte seria de um ponto porcentual até dezembro deste ano. Apesar da melhora nos juros, os mesmos analistas pioraram as previsões para a contração da economia. Segundo a mediana das estimativas para o Produto Interno Bruto (PIB), o recuo para este ano passou de -0,44% para -0,49%.
Foi a segunda piora seguida da projeção. Com essa queda, a estimativa voltou ao mesmo nível observado há quatro semanas, quando também estava em -0,49%. Já para 2010, o mercado espera recuperação da atividade e projeta expansão de 3,5% do PIB, número repetido há 11 semanas. Para a produção industrial em 2009, analistas mantiveram a estimativa de contração de 4,13%. Para 2010, o mercado prevê recuperação e expansão da atividade de 4%. Ainda em relação ao corte da Selic, os analistas acreditam que o Comitê de Política Monetária (Copom) deve continuar o processo de desaperto monetário com a redução da Selic para 9,5% ao ano na próxima reunião, prevista para o início do mês que vem. Essa previsão já é repetida há três semanas. Para 2010, analistas esperam o início de um aperto monetário, com a elevação da taxa para 9,50% ao ano, previsão já indicada há uma semana.

INFLAÇÃO
O mercado financeiro reduziu também a estimativa para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2009, de 4,36% para 4,33%, na pesquisa divulgada ontem. Em trajetória contrária, a estimativa para o IPCA em 2010 subiu de 4,30% para 4,33%. Ontem, o Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S) da quadrissemana terminada em 15 de maio subiu 0,48%, após avançar 0,57% no índice anterior, de até 7 de maio, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Segundo a fundação, houve avanços menos intensos de preços e deflações mais fortes em Alimentação (de 0,61% para 0,11%); Saúde e Cuidados Pessoais (de 1,10% para 0,95%); e Transportes (de -0,13% para -0,14%).
Fonte: VALOR ECONÔMICO - 19/05/2009

Analistas projetam Selic de 9% em dezembro

Os analista do mercado financeiro reduziram, de 9,25% para 9% ao ano, sua expectativa mediana para a taxa Selic no fim de 2009, mostra a pesquisa semanal do Banco Central com cerca de cem economistas do setor privado. A queda da Selic esperada ocorre dois dias depois de o governo anunciar mudanças na regra de remuneração da caderneta de poupança, que abre espaço para juros menores, e uma semana depois de o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC sinalizar na ata de sua reunião de abril que há espaço para cortes mais agressivos nos juros básicos.
A expectativa mediana é que, na sua próxima reunião, marcada para junho, o Copom faça um corte de 0,765 ponto percentual na taxa Selic, que cairia dos atuais 10,25% ao ano para 9,5% ao ano. Nos meses seguintes, segundo as projeções dos analistas, a Selic cairia mais 0,5 ponto percentual, terminando 2009 em 9% ao ano. Em 2010, porém, a Selic voltaria a ser majorada, em 0,5 ponto percentual, terminando o ano em 9,5% ao ano.
Os chamados Top 5, grupo composto pelos cinco analistas econômicos que mais acertam suas projeções, têm uma visão ainda mais otimista. Os Top 5 de médio prazo, que acertam mais as projeções de médio prazo, apostam em uma Selic de 8,88% ao ano no fim de 2009. A aposta é que, no ano que vem, a taxa termine em 8,75% ao ano.
Os analistas econômicos continuaram a reduzir suas expectativas para a taxa de câmbio. Agora, a aposta mediana é que a cotação do dólar termine o ano em R$ 2,12, abaixo dos R$ 2,20 que os economistas achavam provável na semana imediatamente anterior. A expectativa é que o câmbio termine 2010 em R$ 2,20.
Os analistas seguiram revendo para melhor as expectativas para o déficit em conta corrente de 2009, que agora é estimado em US$ 18,9 bilhões, abaixo dos US$ 20 bilhões estimados uma semana antes. A previsão para 2010 caiu de US$ 23 bilhões para US$ 22,65 bilhões. A melhora é explicada, sobretudo, pelo desempenho da balança comercial. Agora, os analistas esperam superávit de US$ 18,15 bilhões em 2009, acima dos US$ 17,5 bilhões projetados uma semana antes. Para 2010, a expectativa foi mantida em US$ 15 bilhões.
As expectativas de inflação para 2009, medidas pelo IPCA, caíram de 4,36% para 4,33% em uma semana - e continuam abaixo da meta definida para o ano, de 4,5%. Já a expectativa de inflação para 2010 aumentou, de 4,3% para 4,33%, mas segue abaixo da meta, também de 4,5%. (AR)
FONTE: JORNAL DO COMÉRCIO -RJ

Redução de IPI faz venda subir até 30%, diz Magazine Luiza

A redução de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) dos eletrodomésticos da linha branca fez com que as vendas desses itens crescessem entre 20% e 30% desde 20 de abril, segundo Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza e do IVB (Instituto para o Desenvolvimento do Varejo). "Melhorou muito de um mês para cá. O susto da crise está mais estabilizado", disse ela.
Com o corte tributário, as lojas da sua rede, cujo desempenho neste início de ano estava "empatando" ou ficando até 3% abaixo do verificado em 2008, voltaram a registrar um aumento de receitas, comentou Trajano, que recebeu, ontem, o prêmio "Executivo de Valor" do jornal "Valor Econômico".
O Magazine Luiza vai manter os planos de abrir mais oito lojas na Grande São Paulo em 2009, como estava previsto antes do recrudescimento da crise. O investimento é de cerca de R$ 4 milhões por unidade.
Diante dos sinais -ainda incipientes- de uma melhora da economia brasileira, como os números do mercado de trabalho divulgados ontem, os empresários se dizem otimistas e cautelosos.
Premiado no mesmo evento, Bernardo Gradin, presidente da Braskem, afirmou que o cenário ainda se encontra "muito volátil", mas a empresa deve manter os investimentos de R$ 900 milhões previstos para o ano. Para Roger Agnelli, presidente da Vale, o ritmo da atividade "vai voltar aos poucos". Os investimentos da mineradora, no entanto, devem ficar abaixo dos US$ 14 bilhões estimados principalmente pela dificuldade em obter algumas licenças ambientais para sua atuação.
Fonte: FOLHA DE S. PAULO - 19/05/2009

31ª Convenção do Comércio Lojista do Estado do Rio de Janeiro

O objetivo central desta 31ª CONVENÇÃO DO COMÉRCIO LOJISTA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – “Lojista: um vendedor de sonhos possíveis”- é promover a capacitação dos convencionais quanto à possibilidade de, sem perder de vista a nau do sonho, objetivamente, atualizar-se em relação ao fortalecimento do comércio varejista. Roque Pellizzaro Junior, Presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, assevera que:
“A geração de emprego no Brasil depende diretamente das reformas tributária e trabalhista. Neste momento, a flexibilização da legislação do trabalho poderá apoiar a manutenção e geração de empregos.
O mercado interno brasileiro é fundamental no enfrentamento dos efeitos da crise mundial e depende totalmente da capacidade de consumo dos assalariados. Nesse cenário, o comércio varejista é um dos principais aliados do mercado interno e da economia para amenizar os efeitos internos da retração internacional.”

OS OBJETIVOS QUE APÓIAM ESSA PROPOSTA CENTRAL SÃO:
  • Promover atualização dos convencionais quanto às tendências do varejo no contexto atual;
  • Apresentar aos profissionais do comércio varejista as diferentes propostas de fortalecimento do setor, com base no aprimoramento de seus conhecimentos técnicos;
  • Contribuir para a solidificação do espírito de companheirismo em prol do crescimento da classe lojista;
  • Enriquecer o debate sobre a atuação do comércio varejista estadual;
  • Possibilitar a confraternização da família lojista.

PROGRAMAÇÃO:
ABERTURA DA CONVENÇÃO - 14/08/09:
- 19 horas - Conferência Magna
- 21 horas - Coquetel
CONFERENCISTAS PROPOSTOS:

- João Carlos Martins (Motivação/Superação).
- José Serra (Tendências da Economia no Brasil).
- Eduardo Tevah (Varejo)
- Deputado Sandro Mabel (Reforma Tributária).
- Glorinha Calil (Moda e Etiqueta)
- Everardo Maciel (Economia e Reforma Tributária).
- Luis Nassif (Economia).
JANTAR DANÇANTE:

Orquestra Big Band Tupy
VISITA TÉCNICA À USINA DE AÇÚCAR E ÁLCOOL
:
Atividade que consiste na apresentação de todo o processo de produção do açúcar e do álcool.
CORREDOR CULTURAL
:
Atividade de visitação aos principais pontos turísticos da cidade de Campos dos Goytacazes (Solares, Construções Jesuítas, Fábrica de Doces...)

INSCRIÇÕES:
PERÍODO:
De 1º de maio a 7 de agosto de 2009.
LOCAL:
- WTC Recursos Humanos
Rua Visconde de Itaboraí, 169 - Centro - Campos dos Goytacazes - RJ
Tel.: (22) 2733-0807
- Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos dos Goytacazes
Rua Sete de Setembro, 274 - - Centro - Campos dos Goytacazes - RJ
Tel.: (22) 2726-1027
- Site
www.convencaocdlrj.com.br
INVESTIMENTO:
De 01/05/2009 a 30/06/2009 = R$ 150,00
De 01/07/2009 a 07/08/2009 = R$ 165,00
FORMA DE PAGAMENTO:
- Boleto Bancário:
Emitido pelo site.
- Depósito Bancário Identificado:
Caixa Econômica Federal
Agência: 0180
Conta Corrente: 1375-1
(Enviar comprovante pelo Fax: (22) 2733-0807 ou por E-mail: wtc@censanet.com.br)

Água mais barata para pequenas empresas

Projeto de lei do deputado Nilton Salomão pode baixar em até 50% a tarifa de água paga pelos microempresários.

Assista a entrevista apresentada no dia 28/03/2009, no programa AlerjDebate da TVAlerj da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro clicando no link abaixo.

Participou da entrevista o Sr. Celso Bruno, Diretor d
a Câmara de Dirigentes Lojistas de São João de Meriti e Ex-Presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro (2003/2008).

terça-feira, 19 de maio de 2009

Montadora chinesa confirma instalação no Brasil

A maior montadora chinesa, Chery, confirmou nesta terça-feira que instalará uma fábrica no Brasil para a produção de até 150 mil veículos por ano. A informação foi confirmada pelo secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Ivan Ramalho, durante um seminário empresarial em Pequim que faz parte da agenda da visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país.
A produção da Chery no país deverá ser limitada inicialmente ao modelo A3.
A montadora estaria estudando possíveis locais para a instalação da fábrica nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais ou Ceará.
A decisão deverá ser tomada nos próximos dois meses, quando seria iniciada a construção da fábrica. A produção de veículos começaria até 2012.

Petrobras
A visita de Lula à China tem como um de seus principais objetivos a ampliação do comércio entre os dois países e a atração de mais investimentos chineses ao Brasil.
Entre os acordos que deverão ser anunciados nesta terça-feira à tarde durante o encontro entre Lula e o presidente chinês, Hu Jintao, está a aprovação de um financiamento bilionário do CDB (China Development Bank) à Petrobras, para auxiliar na exploração do petróleo pré-sal.
Além disso, a Petrobras negociava a venda de até 200 mil barris de petróleo por dia à estatal chinesa Sinopec.
Os termos finais dos acordos, fechados apenas às 6h30 desta terça-feira (19h30 de segunda em Brasília), após longas negociações, deverão ser confirmados oficialmente apenas no final da tarde, após o fechamento das Bolsas asiáticas.
O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, se disse "satisfeito" com a conclusão dos acordos.

Carne
Em outra das negociações comerciais para a abertura do mercado chinês para a carne brasileira - vistas como prioritárias durante a visita - houve um acordo para a eliminação de barreiras à venda de carne de aves, mas ainda há um impasse em relação ao comércio de bovinos e suínos.
A venda de carne de aves brasileiras à China já era permitida, mas o governo brasileiro reclamava da demora na concessão de licenças de importação, que na prática impediam o comércio do produto.
Os dois lados então, negociaram para diminuir a burocracia nesse comércio.
O maior interesse do Brasil, no entanto, é a abertura do mercado chinês para a venda de carnes de porco, já que os chineses consomem cerca de 40% da produção mundial do produto.
Mas como contrapartida à importação de carnes brasileiras, a China exigiria a abertura do mercado brasileiro para a venda de tripas.
Com relação às carnes bovinas, uma pequena quantidade de carne brasileira já é exportada à China, mas algumas barreiras fitossanitárias, impostas após as suspeitas de casos de febre aftosa em alguns Estados brasileiros, impedem a ampliação desse comércio.

Fonte BBC Brasil

Perdigão e Sadia superam pendências

SÃO PAULO - Os obstáculos à assinatura do contrato de compra da Sadia pela Perdigão foram superados no fim de semana e na noite de ontem os papéis começaram a ser assinados. A assessoria de imprensa da Perdigão confirmou uma entrevista para as 10h30 desta manhã para falar sobre o acordo. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o contrato foi assinado na noite de segunda-feira.
Nova empresa pode resultar em preços mais baixos nas prateleiras, dizem analistas
A nova empresa de alimentos nascida da união entre Perdigão e Sadia poderá produzir preços mais baixos, na avaliação de analistas consultados pelo Último Segundo. A idéia é que, com maior força de negociação, os custos para o consumidor - especialmente para frangos e derivados da carne suína – tendem a ficar menores.

Economia se recupera e empregos formais voltam a crescer em abril

O mês de abril apresentou saldo de 106.205 postos de trabalho com carteira assinada, 0,33% a mais do que o estoque apurado em março pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (M.T.E.). Esse é o melhor resultado desde setembro de 2008, quando a crise financeira internacional se agravou.
Para o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, os dados indicam uma consolidação do quadro de recuperação do emprego, pois este é o terceiro mês consecutivo de expansão. “Na minha avaliação, vamos viver em 2009 o inverso de 2008. No ano passado, tivemos um início mais forte e, depois, a queda por conta da crise. Neste ano, tivemos um começo ainda impactado pela turbulência financeira internacional, mas já verificamos a recuperação” disse o ministro em Brasília, nesta segunda-feira (18).
No acumulado do ano, o saldo é, pela primeira vez, positivo: 48.454 postos no primeiro quadrimestre de 2009, o equivalente a um crescimento de 0,15%, tomando como referência dezembro de 2008. Nos últimos 12 meses, o emprego formal apresentou crescimento de 2,08%, resultante da criação de 651.696 postos de trabalho. O número de admissões em abril foi de 1.350.446, o segundo maior da série do Caged, e o de desligamentos foi de 1.244.241, o maior da série histórica para o período - um aumento de 2,95% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Esse resultado indica, contudo, uma desaceleração em relação ao percentual de crescimento observado em 2008 (24,48%) em comparação a 2007. “Ouso prever que teremos uma geração de um milhão de postos até o final do ano e crescimento da economia de mais de 2%”, disse o ministro Carlos Lupi. O estoque de trabalhadores com carteira assinada no Brasil é de 32,04 milhões.

Setores – Serviços, Agricultura e Construção Civil foram as atividades que mais contribuíram para o saldo positivo no Caged de abril. Os dados mostram elevação do emprego quase generalizada. A única exceção foi o setor Extrativo Mineral, que teve perda de 582 postos de trabalho (-0,34%).
No setor Serviços foram criados 59.279 postos, o quinto maior saldo da série para o período, representando uma elevação de 0,46% no estoque de emprego.
A Agricultura, ao responder pelo incremento de 22.684 postos de trabalho, apesar de ter tido desempenho menor que o de 2008 (+38.627 postos ou +2,43%) deu continuidade ao processo de recuperação iniciado em fevereiro de 2009.
A Construção Civil, com a geração de 13.338 postos (+0,68%), apresentou o quarto mês consecutivo de crescimento e o segundo melhor desempenho de 2009, superado apenas pelo ocorrido em março último (+16.123 postos ou +0,83%).
A Indústria de Transformação, embora tenha apresentado relativa estabilidade, interrompeu a acentuada trajetória de fechamento de postos verificada nos cinco meses anteriores, apontando sensível melhora em relação a março último, cujo resultado foi a perda de 35.775 postos ou declínio de 0,49%.
O setor Comércio, após quatro meses de resultados negativos, apresentou aumento de 5.647 postos de trabalho no contingente de assalariados com carteira assinada e a Administração Pública obteve uma expansão de 0,63%, resultante da geração de 5.032 postos de trabalho, o terceiro melhor resultado da série do Caged.

Regiões – Em termos geográficos, quatro das cinco regiões tiveram saldos positivos: Sudeste (+99.065 postos ou +0,56%), Centro-Oeste (+19.402 postos ou +0,83%), Sul (+11.708 postos ou +0,20%) e Norte (+652 postos ou +0,05%). Apenas a Região Nordeste (-24.622 postos ou -0,52%) apresentou saldo negativo, embora em nível bastante inferior ao saldo do mês anterior (-40.208 postos ou -0,85%), devido à influência sazonal do complexo sucroalcooleiro.

MENSAGEM

1 - O PAI NÃO DESISTE
Havia um homem muito rico, possuía muitos bens, uma grande fazenda, muito gado e vários empregados a seu serviço. Tinha ele um único filho, um único herdeiro, que, ao contrário do pai, não gostava de trabalho nem de compromissos. O que ele mais gostava era de festas, estar com seus amigos e de ser bajulado por eles. O seu pai sempre o advertia que seus amigos só estavam ao seu lado enquanto ele tivesse o que lhes oferecer, depois o abandonariam. Os insistentes conselhos do pai lhe retiniam os ouvidos e logo se ausentavam sem dar o mínimo de atenção. Um dia o velho pai, já avançado na idade, disse aos seus empregados para construírem um pequeno celeiro e dentro do celeiro ele mesmo fez uma forca, e junto a ela, uma placa com os dizeres:
“Para você nunca mais desprezar as palavras do seu pai”.
Mais tarde chamou o filho, o levou até o celeiro e disse:
- Meu filho, eu já estou velho e quando eu partir, você tomará conta de tudo o que é meu, e sei qual será o seu futuro. Você vai deixar a fazenda nas mãos dos empregados e irá gastar todo dinheiro com seus amigos, poderá vender os animais e os bens para se sustentar, e quando não tiver mais dinheiro, seus amigos vão se afastar de você. E quando você não tiver mais nada, vai se arrepender amargamente de não ter me dado ouvidos. É por isso que eu construí esta forca, sim, ela é para você, e quero que você prometa que se acontecer o que eu lhe disse, você se enforcará nela.
O jovem riu, achou um absurdo, mas, para não contrariar o pai, prometeu e pensou que jamais isso pudesse acontecer. O tempo passou, o pai morreu e seu filho tomou conta de tudo, mas assim como se havia previsto, o jovem gastou tudo, vendeu os bens, perdeu os amigos e a própria dignidade. Desesperado e aflito começou a refletir sobre a sua vida e viu que havia sido um tolo, lembrou-se do pai e começou a chorar e a dizer:
- Ah, meu pai, se tivesse ouvido os teus conselhos, mas agora é tarde, é tarde demais.
Pesaroso, o jovem, levantou os olhos e longe avistou o pequeno celeiro, era a única coisa que lhe restava. A passos lentos se dirigiu até lá e, entrando, viu a forca e a placa empoeirada e disse:
- Eu nunca segui as palavras do meu pai, não pude alegrá-lo quando estava vivo, mas pelo menos esta vez vou fazer a vontade dele, vou cumprir minha promessa, não me resta mais nada.
Então subiu nos degraus e colocou a corda no pescoço e, disse:
- Ah se eu tivesse uma nova chance...
Então pulou, sentiu um instante a corda apertar sua garganta, mas o braço da forca era oco e quebrou-se facilmente, o rapaz caiu no chão, o sobre ele caiam jóias, esmeraldas, pérolas, diamantes; a forca estava cheia de pedras preciosas, e um bilhete que dizia:
“Essa é a sua nova chance, eu te amo muito. Seu Pai...”.

As vantagens dos 30 dias de férias

Muitas empresas de médio porte, que realizam pesquisas anuais sobre desempenho de funcionários, estão chegando à conclusão de que é importante, tanto para o servidor como para a empresa, o descanso no período integral dos 30 dias de férias. Argumentam que é a época própria para o profissional descansar mente e corpo. Quando ele retorna ao trabalho, está reciclado, geralmente com novas ideais e mais empenhado na realização do seu serviço.
Para essa melhoria de qualidade de vida, pouco notada por alguns empresários e por muitos empregados, é imprescindível que não se cogite de vender parte do período de férias. Há firmas que chegam a oferecer percentual do salário de seu empregado, para que ele, obrigatoriamente, o utilize em seu lazer, com despesas de hotéis, viagens, teatros e restaurantes e desejam que seus funcionários retornem ao trabalho “cansados das férias” e com a disposição redobrada – garantem.
A Associação Brasileira de Recursos Humanos é a favor das férias em período integral e admite a existência do empregado que considera a venda de 10 ou 20 dias, oportuna para saldar algum compromisso financeiro. Em tais casos, a orientação é um programa de palestras para o funcionário e seus familiares, abordando o tema. E, se possível, a criação de um sistema de financiamento de emergência, para os problemas de saúde do funcionário e de sua família.

Código de Defesa do Consumidor

ARREPENDIMENTO DA COMPRA
O consumidor tem direito de se arrepender da compra ou contratação de um serviço, devendo inclusive ser ressarcido de valores que eventualmente tenham sido pagos, desde que a compra tenha ocorrido fora do estabelecimento comercial.
Por exemplo: compras por telefone, internet, reembolso postal, etc.
O consumidor tem o prazo de 7 (sete) dias a contar da data da assinatura do contrato ou do ato de recebimento do produto para exercer o seu direito de arrependimento, independentemente da qualidade desse.
Não é possível o arrependimento da compra de um produto efetuada dentro do estabelecimento comercial.
Artigo 49 e § único do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Cadastro positivo faz justiça à maioria dos bons pagadores

A Câmara Federal deverá votar nesta semana o projeto que cria o chamado cadastro positivo.
Houve algumas críticas à proposta, sob o argumento de que o cadastro positivo vai criar, efetivamente, um supercadastro negativo que, no lugar de facilitar o crédito, deixará o consumidor mais vulnerável às empresas que controlam as informações para a concessão de financiamentos e de empréstimos.
Os aspectos técnicos da ideia devem ficar com as entidades de classe, dos dirigentes dos órgãos de defesa do consumidor e com o Serviço de Proteção ao Crédito.
Em princípio, um cadastro positivo fará justiça aos bons pagadores e que são a maioria entre os que compram pelo crediário em Porto Alegre, no Estado e em quase todo o País.
Os assalariados geralmente mantêm em dia os compromissos assumidos no comércio, nos cartões de crédito e nos cartões expedidos diretamente por supermercados e grandes redes de lojas. Algumas vezes fazendo sacrifícios e deixando outras despesas, não tão necessárias, de lado, como aquelas ligadas à diversão. Por isso é importante dar alguma vantagem a quem paga em dia por anos a fio no comércio, nos condomínios, nas mensalidades de móveis, imóveis e veículos.
Atualmente, há muita preocupação com quem não honra suas dívidas e os bons pagadores ficam de lado. A frase popular faz blague com os devedores contumazes ao afirmar que "devo e não nego, pago quando puder".
Ora, isso era válido justamente para os que se atrasavam ou simplesmente não cumpriam os seus compromissos. Hoje em dia o crédito está muito fácil, com o advento da informática/internet para consultas pelo comércio, inclusive quanto ao CPF na Receita Federal, com o quase sepultamento do uso de carnês, a facilidade do débito em conta bancária e os cartões de crédito que tiraram de circulação o dinheiro vivo, que foi substituído pelo folclórico dinheiro de plástico.
No entanto, apesar das modernidades, os dissabores na obtenção de crédito ficaram apenas com os maus pagadores, algo lógico, em princípio. Mas a realidade prova que não se dá qualquer bônus aos que pagam, religiosamente, suas dívidas. Pois é isso que a Câmara Federal está por aprovar, com as devidas adequações a fim de que o serviço não se torne, como julgam certos deputados, mais um tormento aos que terão seus nomes incluídos ou tirados dos cadastros sem rígidos critérios.
Enfim, é melhor que assim seja, insistimos, pois ser um bom pagador é uma atitude que deve ser mais valorizada, ainda que obrigação, quanto mais rotineiro e fácil se torna o crediário. Porém deve-se lembrar que o excesso de consumo e do crédito foram os fatores que detonaram, em 2007, a pior crise financeira, de confiança e, a seguir, econômica mundial desde a quebra da bolsa de Nova Iorque, em 1929, com o que se seguiu a Grande Depressão.
Gastar dentro do que se tem é a medida certa e cautelar para que surpresas não ocorram. Isso vale tanto para as pessoas físicas como para as empresas e, além de tudo, para os poderes públicos, geralmente muito pródigos em despesas, perdulários mesmos, depois às voltas com empréstimos e tentados ao aumento de tributos em geral. Quem paga em dia, enfim, merece recompensa. Com uma boa regulamentação, o cadastro positivo será uma ferramenta útil para o comércio em geral e para os pagadores em dia.
Vale à pena apostar nesse modelo, com certeza. O salutar debate no Congresso poderá aperfeiçoar o diploma legal e dar o reconhecimento devido a quem de direito.

Jornal do Comércio RS

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Informativo da Secretaria de Comércio e Serviços

Nº 086 - Ano 3 - 18 de Maio de 2009

Nóis iscrevi erradu, mais nóis vendi!

Recebi de um assinante do "Motivação & Sucesso" o seguinte texto que passo a todos os amigos:
"O gerente de vendas recebeu o seguinte fax de um dos seus novos vendedores:
"Seo Gomis, o criente de Belzonte pidiu mais cuatrucenta pessa. Faiz favor tomá as providenssa. Abrasso, Nirso."
Aproximadamente uma hora depois, recebeu outro:
"Seo Gomis, os relatório di venda vai xegá atrazado proque tô fexando umas venda. Temo que mandá mais treiz mil pessa. Amanha tô xegando. Abrasso, Nirso."
No dia seguinte:
"Seo Gomis, num xeguei pu causa de que vendi maiz deis mil em Beraba. E tô indo prá Brazilha."
No outro:
"Seo Gomis, Brasilha fexô 20 mil. Vô prá Frolinópolis e de lá pra Sum Paulo no vião das cete hora. Vailá pra mó de mi buscá, na parada dele."
E assim foi o mês inteiro.
O gerente, muito preocupado com a imagem da empresa, levou ao presidente as mensagens que recebeu do vendedor.
O presidente um homem muito preocupado com o desenvolvimento da empresa e com a cultura dos funcionários, escutou atentamente o gerente e disse:
"Deixa comigo que eu tomarei as providências necessárias."
E tomou.
Redigiu de próprio punho um aviso que afixou no mural da empresa, juntamente com os faxes do vendedor:
"A PARTI DE OJE NOIS TUDO VAMO FAZE FEITO O NIRSO. SI PRIOCUPAR MENOS EM INSCREVER SERTO MÓ DI VENDER MAIS. ACINADO, O PREZIDENTI"
É claro que ninguém quer que se fale ou escreva errado.
É claro que a imagem de nossa empresa é muito importante e que devemos buscar sempre o certo.
Mas no Brasil e no mundo competitivo de hoje o que conta, na verdade, são os RESULTADOS!
Será que não estamos preocupados demais com as aparências?
Será que não estamos focando muito nas coisas ACIDENTAIS do que na ESSÊNCIA de uma empresa que é ter RESULTADOS, GERAR CAIXA E FAZER AS COISAS ACONTECEREM?
Pense nisso. Boa Semana. Sucesso! Ou deveria dizer "SUÇEÇO...."

Sua Majestade - O Cliente!

Pergunte aos clientes que novos produtos e/ou serviços gostariam de ter à sua disposição.
Ao analisar o seu mix de produto, compare os produtos que foram de sugestão de clientes sua
participação na receita e lucratividade daqueles produtos que não foram sugeridos por eles, verifique o quanto é importante dar atenção às suas opiniões.
A maioria dos clientes o abandona devido a problemas persistentes que sua empresa ou ignora ou desconhece. O método de se lidar com tais problemas chama-se recuperação de atendimento. Para superar falhas no atendimento e conservar os clientes na sua loja - sua empresa, é preciso saber duas coisas:

- O que os clientes esperam - expectativas; e
- Como a falha é sentida pelo cliente.

No lugar do Cliente

Na sua loja, sempre faça o roteiro normal do cliente. Vá mais além: tente enxergar os acontecimentos e as circunstâncias do ponto de vista deles, ouvir com os seus ouvidos e experimentar os seus sentimentos. Você conseguirá proporcionar a qualidade de atendimento que o cliente deseja se souber, e experimentar, exatamente como ele interpreta as situações que são criadas cotidianamente no ambiente de sua loja. Ao se dar o trabalho de penetrar e compreender o mundo do cliente, você está provando que tem tempo para dedicar a ele e que o considera importante.

Dez dicas para atender reclamação de clientes

1. Deixe o cliente falar.
2. Diga com sinceridade que sente pelo ocorrido.
3. Ouça com atenção.
4. Examine os fatos sabendo fazer as perguntas.
5. Mantenha a mente aberta - não faça suposições.
6. Não discuta.
7. Tente descobrir a solução desejada pelo cliente.
8. Concentre-se no que pode e explique o que não pode fazer.
9. Faça um resumo e verifique se o cliente entendeu e concorda.
10. Seja sempre verdadeiro em todo o atendimento.

Dicas para Fidelização

1. Apresente-se sempre ao seu Cliente, dizendo o seu nome.
2. Use a grande arma do sorriso ao recepcionar seu cliente.
3. Olhe nos olhos do seu cliente.
4. Coloque-se no lugar do seu cliente.
5. Pense: "Você é melhor vendedor do mundo!".
6. Mentalize: "Cliente você nunca mais me esquecerá!".
7. Mostre que você não é um Vendedor, mas um Consultor do produto.
8. Mostre-se disponível, vencendo qualquer barreira para satisfazê-lo.
9. Demonstre carinho nas pequenas atitudes.
10. Não esqueça de praticar pequenas gentilezas para melhor conforto do seu Cliente.

Estas são pequenas atitudes que somadas ao contexto do momento representam grandes divisas emocionais na lembrança e no sentimento do seu Cliente.

Ouvir atentamente

Nós aprendemos a falar e a escrever, mas ninguém nos ensina a ouvir. Você pode dizer que se aprende naturalmente. Entretanto, a nossa capacidade de ouvir atentamente é, muitas vezes, bastante limitada. Tente ouvir uma fita em que alguém fala durante dois ou três minutos sem tomar notas. Diga, em seguida, o que consegue lembrar; você poderá se surpreender pela quanto perdeu. Tente fazer esse exercício num programa de treinamento de vendas.

Por quê o feedback dos clientes?

O motivo mais importante para obter o feedback dos clientes é coletar as suas informações, pois somente os clientes sabem o que deve ser melhorado para melhor atender as suas expectativas. E ex-clientes podem apresentar razões específicas por ter deixado de ser cliente - que é um sistema de advertência prévia, uma vez o que motivou a perda de um cliente deve ser o motivo de incômodo dos clientes atuais.

Dificuldades para fidelidade do cliente

Se a sua empresa está perdendo clientes e você não sabe qual o motivo é preciso descobrir o que há de errado e corrigir o problema. Pesquisas apontam que a principal causa de perda de clientes não são os altos preços ou produtos de qualidade inferior, mas o péssimo atendimento. Assim, o atendimento é um bom lugar para detectar problemas e obstáculos à fidelidade do cliente:
- Comece a olhar a sua empresa como cliente.
- Tente encontrar cinco motivos para preferir a sua empresa.
- Tente enxergar os pontos fortes do seu concorrente.
- Encontre os pecados de sua empresa; a crítica é o alicerce do crescimento.

Equipe

Se desejarmos empregados envolvidos, comprometidos, empenhados em buscar os interesses da empresa como sendo os seus próprios, precisamos pensar em um princípio simples: a apropriação. Todos tendemos a nos envolver e nos comprometer com aquilo que é nosso. Se um empregado percebe que, ao primeiro sinal de queda de vendas e lucros, ele pode ser descartado, fica claro que ele não faz parte do negócio, não é um parceiro. Precisa, então, ser gerenciado.
Hoje o vendedor não precisa de gerente, uma vez que ele mesmo é quem gerencia sua carteira de clientes e sua área de ação. O que ele precisa é de experientes líderes de equipe, capazes de motivá-los para enfrentar o desafiante dia-a-dia de vendas. Torne o trabalho uma fonte de prazer e auto-realização humana; as relações entre empresas e empregados uma verdadeira parceria; as organizações um ambiente de aprendizagem e de inovações; ensine aos profissionais uma forma mais profunda e verdadeira de se relacionarem. Assim você estará vivenciando o futuro na sua empresa.
O novo consumidor tem como expectativa ser atendido por profissionais que saibam se relacionar, que tenham no sangue o espírito empreendedor, que tenham visão de futuro, que pensem e ajam como o empresário do negócio, e que estejam preparados para entenderem e atenderem as suas necessidades como consultores do produto. E como preparar esses consultores?
"Por quê o chefe não está participando do treinamento?" É uma reivindicação comum em ambientes de treinamento. Acreditamos que treinamento é feito de exemplos e que a ausência das chefias representa, não só uma falta de comprometimento com a mudança, mas também, e principalmente, um obstáculo a ela.
Não existe melhor programa de treinamento que aquele iniciado pela própria chefia, através de seu exemplo. Não basta dizer, é preciso fazer, e fazer sempre ... Cada vez mais os subordinados descrêem as chefias tipo "Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço". Não há confiança que resista a este tipo de postura. Quando um erro é cometido, sempre se torna importante questionar o porquê; o problema pode estar com o subordinado (falta de preparação, competência etc) ou com seu superior (erro na definição do que deve ser feito, indefinição dos limites de decisão etc). Em sua maioria, os superiores tendem a achar que o erro é mais problema dos outros do que deles!