O que um palestrante profissional poderá fazer por você e sua empresa?
Se você tem dúvida sobre a contratação de um palestrante profissional para o seu evento ou para o treinamento dos seus colaboradores, veja alguns benefícios que um bom palestrante pode trazer para você e para a sua empresa:
1 – Didática
Transmitir informações de forma apropriada, envolvente e de fácil assimilação. Esta é a missão do palestrante profissional, e para isto ele passa boa parte do tempo se aperfeiçoando, através de livros, cursos, vivência de palco, troca de informações, estudando e absorvendo conteúdos técnicos e comportamentais que lhe permitam a melhor comunicação com o seu público.
2 – Fazer sua equipe escutar e entender
É normal um palestrante profissional ouvir o seguinte comentário de algum diretor, gerente ou supervisor após sua palestra: “Tudo o que o senhor falou eu venho dizendo pra minha equipe diariamente, mas do jeito que foi falado hoje, tenho certeza de que entenderam”. Isto acontece por alguns motivos: porque a informação está sendo transmitida de forma incorreta; ou porque da maneira como ela vem sendo passada já virou uma rotinha enfadonha onde ninguém mais está prestando atenção; por falta de autoridade ou disputas internas de poder; ou o simples fato de valorizarmos mais aquilo que vem de fora da nossa organização.
3 – Isenção
O palestrante profissional é alguém que está fora da sua empresa e esta situação lhe traz uma grande vantagem em ser ouvido, pois ele não faz parte do problema. Por exemplo: É comum vermos chefes desorganizados cobrando organização da sua equipe, ou pessoas autocráticas e extremamente autoritárias dizendo que sua equipe não é participativa. Existe uma grande responsabilidade naquilo que falamos para uma platéia. O palestrante profissional está sempre se policiando sobre seus atos, mas esta imparcialidade e certo distanciamento sobre seus ouvintes o coloca em situação privilegiada.
4 – Enfocar problemas específicos sem causar constrangimento
“Tocar na ferida sem aumentar a dor!” O palestrante profissional deve ter habilidade em abordar situações específicas de forma conveniente, fazendo com que todos reflitam sobre as causas, efeitos e possíveis soluções de problemas sem causar constrangimento aos envolvidos, sem apontar culpados e sem evidenciar pessoas. Porém, para que isso aconteça é necessário que o contratante passe informações consistentes sobre a organização, pontos fortes e fracos para que o palestrante possa personalizar sua apresentação afim de atingir os objetivos propostos com eficácia.
5 – Motivar, Sensibilizar e Causar Reflexão
Todo bom palestrante tem uma parcela de ator, principalmente porque a palestra é um momento único, não é como um curso ou uma aula convencional que você tem o dia seguinte para tirar dúvidas, corrigir distorções, etc. Num curto espaço de tempo, que normalmente dura entre quarenta minutos a uma hora e meia ele tem que dar um show. Para isto são utilizados diversos recursos instrucionais para motivar, sensibilizar e causar reflexão nos ouvintes.
6 – Agregar Valor ao Evento, Atingir Metas e Melhorar Resultados
A preocupação em contratar um profissional é uma forma de agregar valor ao seu evento. Muitas vezes fazemos confraternizações, comemorações ou reuniões com nossos colaboradores. Devemos aproveitar estes momentos com uma palestra que irá afinar nossa equipe e nos ajudar a atingir metas e melhor resultados.
Profissão Palestrante:
Frequentemente, recebermos e-mail´s e contatos de pessoas com a seguinte necessidade: “Meu chefe pediu que eu fizesse uma palestra para nossos funcionários, gostaria que me dissesse como devo preparar a apresentação e o que devo falar durante a palestra....”. ou ainda “Sou vendedor e como tenho me destacado atingindo as metas da nossa empresa, fui convocado para dar uma palestra de vendas e preciso que me ajude.... etc, etc...”.
Procuramos atender as pessoas que nos procuram com educação e ajudando da melhor maneira, e nos casos acima aconselhamos que apenas falem da sua experiência pessoal, sem a obrigação de ser um palestrante, mas sim como alguém que está fazendo um relato. Atuamos com palestras há mais de 10 anos e sempre com a certeza de que devemos nos capacitar cada vez mais. Difícil seria ensinar uma pessoa a dar uma palestra em um simples e-mail.
Talvez você tenha percebido que neste artigo sempre que me referi a “palestrante” colocamos também a palavra “profissional”, pois existem também vários aventureiros e também aquelas pessoas que são convidadas a palestrar sobre o seu conhecimento em determinada área e com boa vontade procuram ajudar.
Um palestrante profissional, obrigatoriamente, tem que possuir bom conhecimento técnico em sua área, mas nem sempre uma pessoa que tem conhecimento em determinada área vai conseguir dar uma boa palestra, pois são duas competências distintas. É preciso desenvolver o conhecimento específico sobre o assunto (por exemplo: motivação, vendas, atendimento) e também desenvolver a habilidade em ministrar palestras (oratória, teatralização, recursos visuais, domínio de palco, interação com o público, etc).
O palestrante profissional é a pessoa que tem dedicação exclusiva ou passa grande parte do seu tempo dedicando-se em aperfeiçoar estas duas competências e também outras inúmeras necessárias para o sucesso em sua carreira.
Pense nisto e afine-se para o sucesso!
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