sexta-feira, 7 de agosto de 2009

PAI – Mil motivos para ação

Sempre falei em nossos artigos sobre a necessidade do aperfeiçoamento contínuo, sobre empreendedorismo, sucesso profissional, vendas, atendimento ao cliente e outros temas relacionado a gestão de empresas, mas desta vez gostaria de falar sobre “Pai”.

Talvez seja este um exercício de crescimento pessoal, tentar entender o sentimento daquele que não é um condutor de destinos, mas sim o farol que aponta para o caminho da honestidade e da bondade. Talvez seja um exercício de empreendedorismo pois mesmo com ações simples o “Pai” direciona seu filho para as melhores oportunidades, deixando que corra risco mas de forma calculada. O “Pai” que exigindo qualidade e eficiência nos fez pessoas mais competentes.

Ser pai é encontrar no filho mil motivos para a ação!

Talvez seja pura ousadia tentar escrever sobre o “Pai”, já que algumas coisas não se explicam, principalmente o amor de um pai. Existe algo de ilimitado neste amor, algo que não pode falhar, algo no qual acreditar, pois era pra ele que recorremos nos momentos onde necessitamos de um herói.

O “Pai”, aquele que não consegue providenciar as melhores escolas, mas que sempre ensina ao filho o quanto é necessário o conhecimento.

Me lembro que em meus conselhos profissionais sempre falei sobre a importância de estarmos afinados com o mercado. Talvez pudéssemos aprender sobre afinação com o “Pai”, já que ele sempre te direciona para o caminho da harmonia. Nos afinando quando acontecem nossos deslizes e nos colocando novamente “dentro do tom”.

Enquanto maestro ele nos regia com sua batuta da experiência, enquanto platéia ele nos aplaudia em cada ato, sempre torcendo e trabalhando para que nossa vida fosse um espetáculo. Por quantas vezes chorou sozinho frente as impossibilidades de nos conceder um caminho sem espinhos. Mas frente a nós engolia o choro, para que não víssemos as lágrimas mostrando que a viver é um desafio constante.

Acho que “Pai” é sentimento eterno, algo que só entende aquele que já teve um por perto, algo que fica mais evidente quando você se torna um deles.

Em alguns instantes ele é tão sutil que quase nem percebemos sua presença, mas dali a pouco o medo de não tê-lo mais por perto nos faz sentir toda a sua importância. Que bom que a vida nos mostra a cada dia o valor de um momento. Que bom que às vezes temos a chance de sermos filhos por mais um tempo.

Agradeço a Deus por me permitir provar estes dois sabores do amor, o de ter um “Pai” e o de ser um “Pai”.

Feliz dia dos Pais!
Por: Fabiano Brum

HOMENAGEM DA CDL A TODOS OS PAIS.

Convite - Nota Fiscal Eletrônica

O Presidente do Conselho da FIRJAN Noroeste, Antônio Boechat, tem a honra de convidar para a apresentação

NOTA FISCAL ELETRÔNICA

com
João Carlos do Nascimento Silva
Líder do Projeto Nota Fiscal Eletrônica da Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro

A Nota Fiscal Eletrônica (NFe) é obrigatória para inúmeros setores e mais 53 serão incluídos em setembro, além dos que serão obrigados a partir de 2010, o que conduzirá à massificação da (NFe) no Brasil. O palestrante fará demonstração prática de como emitir a nota fiscal eletrônica.

13 de agosto de 2009 (quinta-feira)
18 horas
Teatro FIRJAN/SESI
Av. Deputado José de Cerqueira Garcia, 883, Pres. Costa e Silva, Itaperuna/RJ.

Inscrições LIMITADAS e GRATUITAS.
Favor confirmar presença até o dia 12/08
(22) 3824-6500

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Liderança Pé no Barro!

Para conhecer o estilo de um líder, nada como conversar com sua equipe. Liderança é algo que ocorre mesmo na ausência daquele que dá o tom, pois o time está preparado, sabe para onde ir, como proceder e que resultado buscar.
Isso não se dá por um passe de mágica... Isso é fruto de uma atuação comprometida, participativa, que criou raízes em momentos decisivos.
Liderar é colocar o pé no barro, isto é, estar junto, servir a equipe. Algumas empresas recorrem a programas de treinamento e desenvolvimento para motivar seus colaboradores, mas excluem os líderes do processo na tentativa de preservá-los. Líder não é para ser colocado numa redoma.
E fazendo assim, elas conseguem um efeito contrário. Igualmente, a mesma situação acontece com aqueles profissionais que não aderem ao processo, mesmo que fisicamente presentes, não se expõem e acabam desnudando seu estilo de liderança.
Quem se esconde, trava e tem medo de sentar junto e por conseqüência não consegue extrair das pessoas o que de melhor cada um pode oferecer.
Afinal, o maior atributo de um líder é ser motivador de pessoas, motivador de sua equipe. O líder é o espelho, serve de modelo, precisa ser o treinador, fazer a sua parte.
No meu livro No Topo do Mundo eu trabalhei esta parte dizendo: “Uma palavra convence... Um exemplo arrasta multidões”.
Sendo exemplo, o líder se credencia a cobrar resultados... O que se torna desnecessário, pois a contrapartida vem naturalmente, pela força e pela motivação do time.
E palavras são palavras, promessas são promessas, desculpas são desculpas... Mas o essencial é saber que vivemos de resultados. E um bom líder sabe disto!
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

Gilclér Regina

Câmara rejeita emenda sobre pagamentos diferenciados com cartão de crédito

Atualmente, o pagamento com cartão é considerado à vista e é proibida a estipulação de preços maiores.

A Câmara dos Deputados derrubou medida que liberava o comércio para cobrar preços mais altos nas compras com cartão de crédito em relação aos pagamentos com dinheiro ou cheque.
Em votação simbólica, na noite de quarta-feira, a Câmara rejeitou destaque do Democratas, que propunha a aprovação de emenda do Senado à MP 460, que reduz os tributos para construtoras de imóveis do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. Os senadores haviam aprovado a emenda que permitia que os comerciantes fixassem preços diferenciados para pagamentos de mercadorias em dinheiro, cartão de crédito e outras formas de pagamentos.
O relator da MP na Câmara, deputado André Vargas (PT-PR), havia rejeitado a emenda, mas o DEM pediu que ela fosse votada. Na votação em plenário, o destaque foi rejeitado. Atualmente, o pagamento com cartão de crédito é considerado à vista e é proibida a estipulação de preços maiores para pagamentos com cartão de crédito.

AGÊNCIA BRASIL

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Lei 5502-09 - Substituição de Sacolas

Divulgamos abaixo a Lei nº 5.502 de 15/07/2009, publicada no DOE de 16/07/2009, que :

"Dispõe sobre a substituição e recolhimento de sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais localizados no Estado do Rio de Janeiro como forma de colocá-las à disposição do ciclo de reciclagem e proteção ao meio ambiente fluminense e acrescenta o artigo 98-A à Lei nº 3.467/2000."

De acordo com o texto, os estabelecimentos comerciais que fazem uso das sacolas plásticas terão de um a três anos para efetuar a substituição, a contar da entrada em vigor da lei.

Os estabelecimentos ficam, ainda, obrigados a afixar placas informativas, de 40 cm x 40 cm, com os seguintes dizeres:

"SACOLAS PLÁSTICAS CONVENCIONAIS DISPOSTAS INADEQUADAMENTE NO MEIO AMBIENTE LEVAM MAIS DE 100 ANOS PARA SE DECOMPOR. COLABOREM, DESCARTANDO-AS, SEMPRE QUE NECESSÁRIO, EM LOCAIS APROPRIADOS À COLETA SELETIVA. TRAGA DE CASA A SUA PRÓPRIA SACOLA OU USE SACOLAS REUTILIZÁVEIS."

O descumprimento poderá ser punido com multas de 100 a 10 mil Ufirs.


LEI Nº 5502, DE 15 DE JULHO DE 2009.

O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º Esta Lei dispõe sobre a substituição e recolhimento de sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais localizados no Estado do Rio de Janeiro como forma de colocá-las à disposição do ciclo de reciclagem e proteção do meio ambiente fluminense.
Art. 2º As sociedades comerciais e os empresários de que trata o art. 966 do Código Civil, titulares de estabelecimentos comerciais localizados no Estado do Rio de Janeiro, promoverão a coleta e substituição das sacolas ou sacos plásticos, compostos por Polietilenos, Polipropilenos e ou similares utilizados nos referidos estabelecimentos para o acondicionamento e entrega de produtos e mercadorias aos clientes, mediante compensação.
§1º Entende-se por sacolas reutilizáveis aquelas que sejam confeccionadas em material resistente ao uso continuado, que suportem o acondicionamento e transporte de produtos e mercadorias em geral e que atendam à necessidade dos clientes.
§2º Este artigo não se aplica às embalagens originais das mercadorias, aplicando-se aos sacos e sacolas fornecidas pelo próprio estabelecimento para pesagem e embalagem de produtos perecíveis ou não.
§3º A substituição prevista no caput deste artigo será efetuada nos seguintes prazos:
I - 3 (três) anos, a contar da entrada em vigor da presente Lei, para as sociedades e os empresários classificados como microempresas nos termos do Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte;
II - 2 (dois) anos, a contar da entrada em vigor da presente Lei, para as sociedades e os empresários classificados como empresas de pequeno porte nos termos do Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte;
III - 1 (hum) ano, a contar da entrada em vigor da presente Lei, para as demais sociedades e empresários titulares de estabelecimentos sujeitos à presente Lei.
Art. 3º - Transcorrido o prazo previsto no §3º do art. 2º da presente Lei, os estabelecimentos de que trata o caput do mesmo artigo que ainda não tiverem promovido a substituição de que trata esta Lei ficam obrigados a receber sacolas e sacos plásticos a serem entregues pelo público em geral, independentemente do estado de conservação e origem destes, mediante uma das seguintes contraprestações:
I – a cada 5 (cinco) itens comprados no estabelecimento, o cliente que não usar saco ou sacola plástica fará jus ao desconto de no mínimo R$ 0,03 (três centavos de real) sobre as suas compras;
II - permuta de 1 Kg (um quilograma) de arroz ou feijão por cada 50 (cinqüenta) sacolas ou sacos plásticos apresentados por qualquer pessoa.
§1º O valor previsto no inciso I deste Artigo será corrigido anualmente, no mês da promulgação da presente Lei, por índice que melhor reflita a inflação do período, conforme regulamento a ser editado por decreto.
§2º Os estabelecimentos que não comercializem feijão ou arroz poderão efetuar a permuta de que trata o inciso II deste artigo por um quilograma de outro produto que componha a cesta básica, conforme disposto no regulamento da presente Lei.
§3º A recompra de que trata o presente artigo não se inclui dentre as hipóteses de incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS), tendo em vista a ausência de objetivo comercial.
§4º As empresas deverão comprovar a destinação ecologicamente correta para os produtos acima recolhidos.
§5º Os estabelecimentos que servirão de postos de permuta serão os que possuam área construída superior a 200 m².
Art. 4º Implementada a substituição prevista no art. 2º da presente Lei, cessarão, para cada estabelecimento, as obrigações previstas no art. 3º desta Lei.
Art. 5º A Política Estadual de Educação Ambiental, instituída pela Lei nº 3.325, de 17 de dezembro de 1999, passa a incluir o objetivo de conscientização da população acerca dos danos causados pelo material plástico não-biodegradável utilizado em larga escala quando não descartado adequadamente em condições de reciclagem e, também, acerca dos ganhos ambientais da utilização de material não- descartável e não-poluente.
Art. 6º Os estabelecimentos de que trata o caput do Art. 2º da presente Lei ficam obrigados a fixarem placas informativas junto aos locais de embalagens de produtos e caixas registradoras, no prazo de 1 (um) ano após a entrada em vigor da presente Lei, com as seguintes dimensões e dizeres:
I - dimensões: 40 cm x 40 cm;
II - dizeres:
“SACOLAS PLÁSTICAS CONVENCIONAIS DISPOSTAS INADEQUADAMENTE NO MEIO AMBIENTE LEVAM MAIS DE 100 ANOS PARA SE DECOMPOR. COLABOREM, DESCARTANDO-AS, SEMPRE QUE NECESSÁRIO, EM LOCAIS APROPRIADOS À COLETA SELETIVA. TRAGA DE CASA A SUA PRÓPRIA SACOLA OU USE SACOLAS REUTILIZÁVEIS.”
Art. 7º O Poder Executivo incentivará a Petrobrás e outras indústrias instaladas ou que vierem a se instalar, nos pólos de Gás Químico, em Duque de Caxias e no Complexo Petroquímico de Itaboraí – COMPERJ, ou em qualquer município do Estado, a buscar novas resinas derivadas da produção de petróleo ou composições químicas que levem a produção de novas sacolas não-poluentes (biodegradáveis).
Art. 8º A Lei nº 3467, de 14 de setembro de 2000, fica acrescida de um artigo 98-A, com a seguinte redação:
“Art. 98-A. Deixar de cumprir as obrigações previstas na lei de substituição e recolhimento de sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais:
Multa de 100 (cem) a 10.000 (dez mil) UFIRs-RJ por obrigação descumprida.”
Art. 9º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.
Rio de Janeiro, 15 de julho de 2009.
LUIZ FERNANDO DE SOUZA
Governador em exercício

Teto do Simples Nacional pode subir para R$ 3,2 milhões

Secretaria de Direito Econômico abre processo contra a Redecard

Cartões lucram com o que sai do nosso bolso

O Movimento Lojista está no caminho certo.
Não tenho dúvidas de que, a cada dia e a cada nova notícia divulgada nos principais jornais, se confirmam nossas suspeitas de forte cartelização no setor de meios eletrônicos de pagamento.
O Governo precisa, urgentemente, tomar sérias providências contra os abusos das empresas de cartão de crédito. E nossa união é fundamental neste momento. Não podemos deixar um só minuto de insistir junto aos parlamentares de todos os estados.
Só a Redecard, empresa que comercializa a bandeira Mastercard no Brasil, cresceu 34%, entre abril e junho deste ano, com lucro de R$ 343 milhões, contra R$ 256 milhões no mesmo período do ano passado.
E preste atenção que os principais destaques foram o crescimento de 16,9% nas receitas obtidas com transação de cartões de crédito e débito (que representaram 55,2% do total das receitas) crescimento de 26% na receita de aluguel de aquipamentos POS, e crescimento de 23% na receita financeira líquida. Ou seja, tudo que pesa no bolso do lojista, que paga mais a estas empresas que todas as despesas mensais juntas, inclusive impostos e taxas. Vamos lutar para que essa exploração acabe.

Roque Pellizzaro Junior
Presidente da CNDL

Lojistas ameaçam processar empresas de cartão de crédito

Representante do varejo diz que há cartel no setor e defende desconto para quem paga em dinheiro.
Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas ameaça entrar na Justiça contra as empresas Redecard e VisaNet, que concentram o mercado de cartões de crédito no país.
A confederação acusa as duas companhias de formação de cartel e de abuso de poder econômico.
"Está claro que não existe concorrência. O Estado precisa tomar uma posição em relação a isso. Do contrário, vamos pedir providências na Justiça", afirma Roque Pellizzaro Junior, presidente da CNDL.
Pellizzaro defende a aprovação, na Câmara dos Deputados, de emenda incluída na medida provisória 460 que autoriza empresários a cobrar menos dos consumidores que pagam com dinheiro e mais dos que usam cartão de crédito. Ele afirma que, com a permissão, lojistas podem dar descontos de 5% a 10% para o pagamento à vista. A proposta deve ser votada no início de agosto.
De acordo com o presidente da confederação, a associação só irá processar as empresas de cartões de crédito se a emenda não for aprovada na Câmara.
No Distrito Federal, uma decisão judicial obtida pelo Sind-loja já permite a diferenciação do preço conforme o meio de pagamento. Na prática, em outros Estados, muitos comerciantes também dão o desconto, segundo a CNDL e a Associação Comercial de São Paulo.
Fuad Zegaib, proprietário do restaurante Dinho's, no bairro dos Jardins, em São Paulo, oferece o desconto aos clientes há seis meses. "Se o cliente está pagando em dinheiro, à vista, ele merece um desconto. "A marca de cosméticos Akakia, que tem 140 franqueados, não diferencia os preços para quem paga com cartão, mas diz que teve que negociar em conjunto para diminuir as taxas. "As taxas são exorbitantes. Sozinhos, franqueados têm menos chances", diz Guilherme Jacob, presidente da Akakia, Marcel Solimeo, economista da associação comercial paulista, é contra a diferenciação dos preços. "Quando o consumidor adquire um cartão de crédito, parte do pressuposto de que tem um meio de pagamento tão bom quanto qualquer outro." A Abecs (associação das empresas de cartões) defende que a solução para o impasse sobre o mercado seja negociada diretamente entre as empresas e os lojistas e que intervenções estatais devem ser evitadas.
Procuradas, a Redecard e a VisaNet disseram que não comentariam a ameaça da CNDL de acioná-las judicialmente. Na semana passada, a Secretaria de Direito Econômico aceitou denúncia da Associação Brasileira de Internet e abriu processo contra a Redecard. A associação diz que empresa impôs contrato abusivo. A CNDL afirma que a decisão da SDE pode embasar a ação judicial que pretende mover.
Fonte: Folha de S. Paulo

Informativo da Secretaria de Comércio e Serviços – SCS

Curtas

Receita anual da Microsoft sofre 1ª queda
A Microsoft faturou US$ 58,4 bilhões no seu ano fiscal (período de 12 meses encerrado em 30 de junho), queda de 3,3% em relação ao intervalo imediatamente anterior. Foi o primeiro recuo na receita anual da empresa desde que ela começou a ter suas ações negociadas em Bolsa de Valores, em 1986.
Na comparação entre os mesmos períodos, o lucro teve retração ainda maior: 17,6%, para US$ 14,6 bilhões. De abril a junho, ela ganhou US$ 3 bilhões, 29,1% menos que nos mesmos meses de 2008.

Volume de crédito externo sofre nova queda no trimestre
O volume de empréstimos concedido pelos bancos internacionais ao país voltou a recuar no primeiro trimestre do ano, ainda que em ritmo menor que o registrado no final de 2008. Segundo dados divulgados ontem, nos três primeiros meses do ano o Brasil recebeu empréstimos internacionais na ordem de US$ 140,4 bilhões, US$ 13,44 bilhões a menos que no trimestre anterior, excluindo as variações cambiais. No período anterior, a redução havia sido 61% maior (US$ 21, 6 bilhões). Os números constam de um estudo do BIS (Banco de Compensações Internacionais, na sigla em inglês). Em termos globais, o volume de crédito concedido por bancos internacionais encolheu mais de US$ 6 trilhões em um ano.

Lucros da Redecard cresce 34%
A credenciadora das bandeiras MasterCard e Diners Club International no Brasil teve lucro líquido de R$ 343,3 milhões no segundo trimestre, ante R$ 256 milhões um ano antes.

Polêmica à vista

Apesar de o Senado já ter aprovado, o projeto que libera a cobrança diferenciada para compras com cartões de crédito no varejo ainda precisa ser apreciado pela Câmara. A medida atende antiga reivindicação dos lojistas, mas preocupa e desagrada os consumidores.
Para a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas, a Medida Provisória (MP) do senador Ademir Santana (DEM-DF) é um avanço na luta pela regulação da indústria dos cartões de crédito no Brasil.
O presidente da entidade, Roque Pellizzaro Jr., acredita que a cobrança diferenciada nas compras pagas com cartões de crédito e em dinheiro ou cheque permitirá que os lojistas deem descontos significativos.
Uma quantidade expressiva de dinheiro voltará a movimentar a economia e a elevar os níveis de desenvolvimento do país. E quem ganha com isso é o consumidor. Poucos sabem, mas, até hoje, os que por acaso não usam os meios eletrônicos de pagamento, acabam financiando aqueles que os utilizam, porque já está embutido no preço o custo cobrado pelas operadoras para credenciamento e aluguel de terminais.
Segundo ele, a CNDL apoia a medida por considerá-la racional, dentro dos interesses de toda a sociedade, sejam consumidores, micros, pequenos ou grandes empresários. A entidade está trabalhando com os deputados federais para que aprovem a MP na Câmara.
O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) de SC, Sérgio Medeiros, diz que o lojista paga uma taxa de 5% para receber o pagamento feito no cartão de crédito antes dos 30 dias, mais a taxa normal de 5%, o que representa um custo de 10% sobre o valor do produto.

Taxas incluídas no preço da etiqueta
Para o consumidor, estes 10% já estão embutidos no valor dos produtos. Sai prejudicado quem paga com dinheiro, porque está subsidiando quem paga com cartão. Com a diferenciação, os lojistas poderão dar descontos importantes para quem paga à vista, com dinheiro ou cheque.
Sobre a inadimplência de cheques, Medeiros diz que, mesmo assim, vale a pena para os lojistas, uma vez que o índice não passa de 3%.
"Nosso objetivo é fazer com que as empresas dae cartão, que são apenas duas no Brasil, com altos ganhos, se ajustem e sejam mais competitivas."
A lei, alega o presidente da FCDL, vai obrigar as duas administradoras Visa e Mastercard a renunciarem a algumas taxas e reduzirem os custos que representam para os lojistas, com o aluguel dos terminais, que variam de R$ 90 a R$ 200, e os percentuais elevados sobre as vendas.
SIMONE KAFRUNI

31ª Convenção Estadual do Comércio Lojista


Dois exercícios para praticar e vender mais no Dia dos Pais

O Dia dos Pais tem sua origem há mais de 4.000 anos, na antiga Babilônia quando um jovem chamado Elmesu Moldeu esculpiu em argila, um cartão desejando sorte, saúde e longa vida a seu pai. No Brasil, a data foi importada pelo publicitário Sylvio Bhering, sendo festejada pela primeira vez, em 14 de agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família. Com base neste conceito histórico, que tal realizar o planejamento de uma campanha diferenciada para oferecer sugestões atrativas ao público alvo?
Evite o óbvio e passe a observar que a compra para o Dia dos Pais será feita por mulheres, filhas e filhos que estarão preocupados e envolvidos com a aquisição da melhor alternativa de presente. Lembre que cada pessoa que entrar na sua loja para comprar um presente, de maneira simbólica é um iceberg que esconde um significativo potencial de compra. Com habilidade, faça perguntas relacionadas com o estilo de vida, os hábitos, costumes e as atividades esportivas praticadas, procurando ouvir o máximo possível. Leia os dois exercícios a seguir e perceba que o Dia dos Pais, pode ser uma data importante para melhorar o atendimento e contribuir de maneira expressiva, para novas oportunidades de vender outras opções de produtos.

Praticar o exercício da satisfação dos clientes - Quando apresento palestras para profissionais de vendas, gosto de fazer a seguinte pergunta: O cliente é fiel a sua empresa? Alguns participantes balançam a cabeça respondendo positivamente, outro maior número de pessoas responde negativamente e algumas pessoas ficam observando. É lamentável, mas para algumas organizações, a satisfação dos clientes foi completamente abandonada. Para outras empresas, ainda é algo desconhecido e jamais terão o gostinho de descobrir na prática o que realmente é satisfazer as necessidades e encantamentos dos clientes. Praticar o exercício da satisfação exige o abandono da mediocridade, da falta de ética e da ausência de respeito. Mas o cliente é fiel a sua empresa? A resposta pode ser afirmativa, desde que ocorra o compromisso de apresentar algum diferencial. Quando o cliente encontra satisfação, passa a negociar mais vezes com sua empresa e comenta com outras pessoas sobre os serviços oferecidos. Por exemplo, quantas vezes você já foi a um médico realizar uma consulta e após cinco dias, este profissional manteve contato para saber se você melhorou? Quantas vezes você ficou em um hotel e a gerência ligou para saber se você gostou dos serviços oferecidos? Quantas vezes você comprou um imóvel e recebeu flores como sinal de gratidão? Se para todas estas perguntas a sua resposta foi negativa, observe que não houve nenhum diferencial. Agora, se alguma empresa aproveitar o Dia dos Pais e aplicar este exercício da satisfação, você como cliente aceitará trocar de fornecedor facilmente?

Praticar o exercício de oferecer sugestões de compra - Preparar uma equipe de vendas é fundamental, levando em consideração que grande parte das compras é realizada por mulheres e filhos, preocupados com a aquisição da melhor opção de presente. O profissional de vendas capacitado oferece sugestões de produtos conforme o poder aquisitivo de cada cliente, bem como, fortalece o compromisso em apresentar diversas e coerentes alternativas. Assume também, o compromisso de levar em consideração, que todo homem tem uma caracteristica pessoal, um gosto por determinada cor, uma personalidade e um costume particular conforme a idade, regionalismo e área de atuação profissional. Para contribuir com a capacitação da equipe, realize uma reunião para apresentar uma estratégia que será utilizada para fortalecer a campanha de vendas para o Dia dos Pais, que pode ser através da decoração, vitrine, mostruários, catálogos, parceiros e campanha promocional. Apresente a relevância desta preparação para esta data comemorativa, tendo como objetivo criar um tema com o uso de personagens históricos, aspectos do relacionamento familiar e imagens emotivas de harmonia entre pais e filhos. A preparação da equipe de vendas, para esta data significativa, deve contar com a preocupação em agregar valor ao que o cliente irá adquirir e disponibilizar significativos diferenciais competitivos. Lembre de oferecer com o presente escolhido, cartões comemorativos, outras peças de roupas, livros, vinhos ou bombons e diferentes acessórios que complementem o presente. Entretanto, caso sua empresa não disponibilize deste diferencial, uma alternativa interessante é buscar parceiros comerciais, que podem oferecer excelentes opções para agregar valor, mostrando ao cliente que além do produto, sua equipe está preparada para proporcionar que o presente seja grandioso.

As duas dicas apresentadas, devem estar interligadas com as diversidades de estoques, compromisso com o prazo de entrega, com ênfase em encantar cada cliente através do diferencial no atendimento e no planejamento da preparação da equipe de vendas. Para ganhar a lealdade do seu cliente, primeiramente será necessário demonstrar lealdade. Você consegue imaginar um líder exigindo que seus vendedores sejam simpáticos, mas diariamente chega à empresa com uma aparência terrível e com frequência está mal humorado? Você consegue visualizar um gerente que exige organização na loja, mas a mesa e as gavetas no escritório estão sempre em desordem? Você imagina um vendedor afirmar que o traje ficou perfeito se ele próprio demonstra que não provou ou adquiriu nenhuma roupa da coleção? Não esqueça que o Dia dos Pais pode ser mais um momento especial para que pessoas felizes transmitam o sentimento de reconhecimento, gratidão e valorização. Enfatize a relevância de enaltecer a abordagem de conhecer as reais necessidades do cliente, bem como, o perfil do homem que estará recebendo o presente, permitindo viabilizar a geração do fechamento da venda através de informações seguras e confiáveis.
Dalmir Sant’Anna

MENSAGEM

A FULIGEM

Um dia Paulinho voltou da escola muito bravo, fazendo o maior barulho pela casa. Seu pai percebeu a irritação e chamou-o para uma conversa. Meio desconfiado e sem dar muito tempo ao pai, Paulinho falou irritado:

- Olha, pai, eu estou com uma tremenda raiva do Pedrinho. Ele fez algo que não deveria ter feito. Espero que ele leve a pior. O Pedrinho me humilhou na frente de todo mundo. Não quero mais vê-lo. E espero que ele adoeça e não possa ir mais à escola.
Para surpresa de Paulinho seu pai nada disse. Apenas foi até a garagem e pegou um saco de carvão e dirigiu-se para o fundo do quintal e lhe sugeriu:
- Filho, está vendo aquela camiseta branca no varal? Vamos fazer de conta que ela é o Pedrinho, e que cada pedaço de carvão é um pensamento seu em relação a ele. Descarregue toda a sua raiva nele, atirando o carvão do saco na camiseta, até não sobrar mais nada. Daqui a pouco eu volto para ver se você gostou, certo?
O filho achou deliciosa a brincadeira proposta pelo pai e começou. Como era pequeno e estava um pouco longe, mal conseguia acertar o alvo. Após uma hora ele já estava exausto, mas a tarefa estava cumprida. O pai, que o observava de longe, aproximou-se e perguntou:
- Filho, como está se sentindo agora?
- Isso me deu a maior canseira, mas olhe, consegui acertar muitos pedaços na camiseta. - Disse Paulinho orgulhoso de si.
O pai olhou para o filho, que até então não havia entendido a razão daquela brincadeira, e disse carinhosamente:
- Venha comigo até o quarto, pois quero lhe mostrar uma coisa.
Ao chegar no quarto, colocou o filho diante de um grande espelho, que ficou sem entender nada. Quando olhou para sua imagem, ficou assustado ao ver que estava todo sujo de fuligem. Tão imundo que só conseguia enxergar seus dentes e os pequenos olhos. O pai então lhe explicou:
- Veja como você ficou. A camiseta que você tentou sujar está mais limpa que você. Assim é a vida. O mal que desejamos aos outros retorna para nós próprios. Por mais que possamos atrapalhar a vida de alguém com nossos pensamentos, a mancha, os resíduos, a fuligem, ficam sempre em nós mesmos. Para concluir, garanto que tudo em nossa vida é exercício, é insistência. Se você tem um desafeto, vá até a pessoa e conserte sua mágoa.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Inadimplência em Miracema

Dados do SPC

Registros Parciais
Registros Totais







Mensal
Mensal
jul/09 jun/09 jul/08
jul/09 jun/09 jul/08
-34 209,09% 183,33%
12448 -0,27% 7,61%







Trimestral
Trimestral
3º 2009 2º 2009 3º 2008
3º 2009 2º 2009 3º 2008
-34 -153,13% -130,91%
12448 -0,27% 6,48%







Semestral
Semestral
2º 2009 1º 2009 2º 2008
2º 2009 1º 2009 2º 2008
-34 -116,75% -104,86%
12448 -0,27% 1,38%







Anual

Anual
2009 2008

2009 2008
169 -82,32%

12448 1,38%