quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

EDITORIAL


PRESERVAÇÃO, SUSTENTABILIDADE, LUCRO

Emerson L. Pereira
 Miracema esse mês de Dezembro/2010, passou a discutir mais a questão da preservação ambiental, graças ao projeto de criação de uma APA (Área de Preservação Ambiental) associada com um REVIS (Refúgio da Vida Silvestre) em um ponto estratégico do nosso município (Inhamal, Boa Vista, Ventania de Baixo e de Cima, Santa Cruz e Distrito de Venda das Flores)que já tinha uma "proteção" da UNESCO como remanescente de Mata Atlântica. Esse discussão é uma das missões desse projeto, estimular o debate, reconhecer boas práticas e difundir conhecimento.

 Além da preservação ambiental também ganharemos com a preservação de uma importante parte da memória política do nosso município principalmente na Fazenda Boa Vista.

 O potencial hídrico da região é magnífico e futuramente pode-se pensar em substituição de parte do abastecimento da nossa água, hoje, vivemos constantemente sobressaltados com as notícias de poluição das águas do Rio Pomba, fato também muito compensador para o município na questão da arrecadação do ICMS Verde quando o abastecimento é feito com águas produzidas pelo próprio município, e também através da cobrança pelo uso da água na ANA (Agência Nacional de Águas) onde os recursos arrecadados são destinados à Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia do Rio Paraíba do Sul - AGEVAP e devem ser aplicados na região onde foram arrecadados. E também através de outros programas e incentivos
dos governos estadual e federal e até mesmo de empresas privadas (compra de créditos de carbono, por exemplo).

 O interesse do poder público municipal é óbvio na questão do aumento de arrecadação do ICMS Ecológico ou Verde. Será o primeiro a ser beneficiado, e pela dimensão que chegou o projeto a parcela a sr abocanhada não é pequena: cerca de R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais) por ano - fonte: Secretaria estadual de Ambiente.

 Não podemos parar por aí. è preciso o engajamento de toda a sociedade para, à partir da 1ª fase de ganhos materiais com o projeto alavancarmos as questões no âmbito da preservação ambiental de fato.

 Para ser sustentável, qualquer projeto ou empreendimento deve ser ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito. Para agir de forma sustentável devemos ter visão de longo prazo, consciência que o estilo herdado na questão do uso da terra impactam diretamente a realidade a nossa volta.

 O projeto abre um leque de possibilidades de empreendimentos e ao contrário do que muitos dizem é exatamente a partir da criação e formalização dessa UNIÃO de produtores que aquela região deverá ser explorada agregando lucratividade a sua produção.

 Vale ressaltar que o governo incentiva a adoção de boas práticas socioambientais para pequenas e médias empresas, oferecendo maior disponibilidade de recursos, a taxa menores que as cobradas no mercado e acesso a linhas especiais do Banco Mundial e BNDES.

 Será essencial para o êxito do projeto o COMPROMETIMENTO dos poderes públicos municipal, estadual e federal em uma atuação conjunta com produtores e principalmente aos moradores do distrito de Venda das Flores.

Emerson Luiz Pereira
Presidente
Câmara de Dirigentes Lojistas de Miracema