sexta-feira, 23 de julho de 2010

Nova data do Super Cross em Miracema

Pregões da Prefeitura Municipal de Miracema

PP055/2010 - Computadores - Data: 04/08/2010
PP054/2010 - Jornal para publicações do Governo Municipal até 12/2010 - Data: 04/08/2010
PP053/2010 - Internet - Data: 03/08/2010
PP052/2010 - Botijões de Gás - Data: 03/08/2010
PP051/2010 - Material de consumo - Data: 02/08/2010
PP049/2010 - Medicamento - Data: 29/07/2010

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Código do Consumidor: estabelecimentos devem manter exemplar

Estabelecimentos comerciais e de prestação de serviço devem manter exemplar do Código do Consumidor

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou no ultimo dia 20, a Lei nº 12.291/10 que obriga, sob pena do pagamento de multa, os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços a manter, em local visível e de fácil acesso ao público, um exemplar do Código de Defesa do Consumidor.

LEI Nº 12.291, DE 20 DE JULHO DE 2010

Torna obrigatória a manutenção de exemplar do Código de Defesa do Consumidor nos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º - São os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços obrigados a manter, em local visível e de fácil acesso ao público, 1 (um) exemplar do Código de Defesa do Consumidor.
Art. 2º - O não cumprimento do disposto nesta Lei implicará as seguintes penalidades, a serem aplicadas aos infratores pela autoridade administrativa no âmbito de sua atribuição:
I - multa no montante de até R$ 1.064,10 (mil e sessenta e quatro reais e dez centavos);
II - (VETADO);
III - (VETADO).
Art. 3º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 20 de julho de 2010; 189º da Independência e 122º da República.

Adiada Etapa do Super Cross em Miracema

A Federação de Motocross do Estado do Rio de Janeiro resolveu adiar a 4ª Etapa do Campeonato de Supercross que ocorreria no dia 24 de julho em Miracema.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Curso no Senai - Pádua

Não se deve ignorar críticas de consumidores insatisfeitos

Ignorar as críticas de consumidores insatisfeitos e não atender o problema com qualidade pode ser fatal para a imagem da sua loja

A grande maioria dos lojistas já ouviu a sentença do guru do marketing Philip Kotler, onde ele afirma que manter um cliente custa cinco vezes menos que conquistar um novo. Mas muitos varejistas ainda se dão ao luxo de perder clientes, por falta de ações voltadas ao seu público. Muitos ainda não possuem um sistema eficiente de Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e não sabem como lidar com as reclamações dos consumidores. As novas regras que regulamentam o SAC de empresas de telefonia e de serviços em geral, embora não sejam direcionadas especificamente ao varejo, fizeram com que o setor se adaptasse a um novo parâmetro, que inclui menor tempo de espera, opções de cancelamento de serviços, redução do número de mensagens publicitárias ao telefone e menor tempo de espera.

De acordo com o consultor Mário Persona, hoje em dia o serviço de atendimento ao cliente não é mais exclusividade das grandes redes do varejo. Com o acesso a serviços terceirizados, empresas de menor porte podem usufruir de um sistema eficiente. Muitas vezes, um funcionário treinado pode solucionar a questão, quando a demanda não for muito grande. “O empresário precisa entender que o SAC não é um serviço de reclamações, mas de atendimento, por isso é preciso treinar as pessoas para atender bem os clientes”, ensina Persona. Antes de mais nada, o lojista deve buscar um serviço que satisfaça o cliente a partir de suas reclamações e resolver o que não está dando certo no contato com a loja. Persona avalia que o SAC pode servir a três grandes propósitos. O primeiro é efetivamente ser o representante da empresa diante do cliente; depois ser o representante do cliente diante da empresa e, por fim, coletar informações que meçam os índices de satisfação do consumidor.

Mas é preciso cuidado, pois quando o cliente usa o SAC e não tem suas reivindicações atendidas, o serviço agrava ainda mais a insatisfação. Isso mostra que alguma coisa está sendo muito mal planejada no atendimento. “De que adianta um lojista oferecer um bom produto e gastar muito dinheiro para conquistar clientes, quando uma só ligação ao serviço de atendimento transforma esse consumidor em inimigo número um da empresa?”, indaga o consultor. Atualmente, com os inúmeros recursos tecnológicos que o varejista tem à disposição, não é mais admissível que o consumidor seja ignorado. Se antes as reclamações dependiam exclusivamente de um contato telefônico, hoje o conceito de Contact Center ampliou as possibilidades de abordagem.

Retenção e fidelização

Se para muitos lojistas o serviço de reclamação ainda é relegado a um espaço de reação e até de aprisionamento do cliente, essa atitute deve migrar urgentemente para uma filosofia que veja o SAC como ferramenta de retenção e fidelização de clientes. Serviços que ainda usam fórmulas de coação ou constrangimento para reter clientes estão cada vez mais fadados ao fracasso. O compromisso com o cliente, segundo o especialista em varejo, Sérgio Almeida, requer profissionais que queiram resolver os problemas como se fossem seus, e defendam os interesses dos clientes acima de tudo. O comprometimento, define o consultor, precisa ser adotado de maneira enfática pelo varejista, com um espírito de servidor e consciente dos ganhos que serão gerados nos aspectos da competitividade.

Mas para que um funcionário atenda com a qualidade devida os clientes insatisfeitos é preciso treinamento. Seja por telefone, e-mail ou por outro meio, o porta-voz da loja não pode ser rude ou incorrer em erros de português, por exemplo. Se o pequeno lojista não puder dar treinamento para esse serviço, então é melhor terceirizar. Reter clientes parece ser um desafio que ainda não está bem claro para os lojistas que não estruturaram o SAC convenientemente. Para Fernando Saba Arbache, da Fundação Getulio Vargas, o cliente de hoje pouco reclama, pois com a grande oferta de produtos, inclusive pela internet, é muito mais fácil ignorar e partir para o concorrente.

Bete Burlamaqui, especialista em comunicação corporativa, lembra que ninguém gosta de ouvir reclamações, e os comerciantes não são exceção a essa regra. Entre os lojistas que não estão preparados para tratar com seus clientes, a primeira reação que surge é a mágoa e logo depois a raiva. No final quem sai perdendo sempre é o varejista. Por outro lado, é muito mais fácil fazer desse limão uma limonada. “A reclamação do cliente é um grande presente, um favor que o cliente presta à empresa”, diz Burlamaqui. Segundo ela, o acompanhamento das queixas permite uma análise apurada da imagem da empresa junto ao consumidor. Em um mercado onde a concorrência é cada vez maior, a imagem institucional é um dos ativos mais importantes junto aos consumidores. Ao mesmo tempo, a reclamação funciona como uma verdadeira consultoria gratuita que o cliente presta ao lojista. Assim ele poderá recuperar a confiança perdida e fidelizar novamente um consumidor que poderia estar perdido para a concorrência. “É importante lembrar que aqueles que se dão ao trabalho de apresentar uma queixa ainda têm alguma confiança na empresa, já que pelo menos 95% dos clientes não reclamam, apenas mudam de fornecedor”, avalia a especialista. Isso significa que o consumidor que reclamou quer continuar sendo cliente, a despeito dos problemas que tenha enfrentado. Para Burlamaqui, as reclamações dos clientes podem ser muito lucrativas, pois em muitos casos indicam desejos de consumo e revelam novos nichos de mercado.

Ferramentas para virar o jogo

Saiba como usar diferentes canais para atender às reclamações dos clientes e reconquistar sua preferência

- Pessoalmente
Concentre-se no que a pessoa fala, não a interrompa e deixe-a falar.
Preste atenção aos detalhes da queixa e demonstre atenção.
Entre em sintonia com o cliente através da identificação da personalidade dele, e simplifique a mensagem.
Certifique-se de que o cliente está entendendo o que você fala.
Se ele não comprende, entenda o porquê.
Apresente-se impecavelmente, mas sem extravagância, mantenha uma boa postura e o bom humor, coloque-se no lugar do cliente e escute o que ele fala.
Seja gentil e demonstre disposição, tranquilidade, sinceridade e rapidez na solução dos problemas.

- Por telefone
Atenda ao primeiro toque, pois o pronto atendimento causa excelente impressão.
Saúde enfaticamente, dê o nome da empresa e se coloque à disposição.
Escute com atenção e use um tom de voz amigável.
Seja empático e verifique se entendeu a mensagem, caso contrário peça para repetir.
Informe com clareza e seja ágil sem ser rápido demais, cada cliente tem um tempo certo.
Certifique-se de que o cliente entendeu e sempre pergunte em que mais você pode ser útil.
Despeça-se de forma calorosa e deseje um bom dia ao cliente.

- Por Internet
Se não puder responder a um e-mail no momento em que o recebeu, não demore mais de 24 horas.
Seja breve na mensagem e simplifique com objetividade.
Evite arquivos pesados e se certifique que estão livres de vírus.
Cite a fonte das informações, evite gírias e nunca use letras maiúsculas.
Pratique o marketing de permissão e cuide para não enviar spams.
Cuidado para não trocar os destinatários, personalize as mensagens, pois cada cliente é único.
Dê opções ao cliente para contactar a loja por outros meios e, antes de enviar um email, pense em como o cliente se sentirá ao receber essa mensagem.

Fonte: Sérgio Almeida

Preço de sacola retornável será tabelado nos mercados

A partir de 30 de agosto, consumidores terão de substituir as plásticas

O preço das sacolas retornáveis e das biodegradáveis, em substituição às plásticas, será tabelado nos supermercados de Jundiaí. O valor final segue indefinido, mas deve ficar em torno de R$ 0,99 para retornáveis e R$ 0,19 para as biodegradáveis essas se decompõem em 180 dias.

A partir do dia 30 de agosto, os consumidores não irão mais encontrar as sacolas plásticas disponíveis e terão de recorrer a um dos modelos ecológicos ou a alternativas, como caixas.

O assunto foi pauta de uma reunião realizada nesta terça-feira na sede da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), com o objetivo de discutir estratégias de divulgação da campanha.

Segundo a APAS (Associação Paulista de Supermercados) de Jundiaí, o objetivo é a preservação do meio ambiente e não a comercialização das sacolas. Essa foi a melhor maneira de controlarmos o seu uso na cidade, diz o vice-presidente da APAS, Edivaldo Bronzeri.

A lei municipal nº 7.210, de dezembro de 2008, que seria colocada em prática em julho de 2009, exigia que as sacolas fossem oxibiodegradáveis, mas apesar de serem degradáveis, polui o solo por liberar resíduos químicos.

A partir daí, a APAS tomou a frente da campanha e criou alternativas, que tem o apoio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente. A ideia é ótima e queremos estendê-la em todo o comércio , afirma o secretário Jaderson Spina.

Tania Luísa - Especial para o BOM DIA

terça-feira, 20 de julho de 2010

Sancionada lei que pune trotes a serviços de emergência no RJ

Estado perde quase R$ 3 milhões com bricandeiras para a PM e o Samu.
Em abril, um trote mobilizou cem policiais e fechou rua na Tijuca.

Todos os anos, o estado do Rio de Janeiro perde quase R$ 3 milhões só com os trotes telefônicos realizados para o 190, da Polícia Militar, e o 192 do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O Corpo de Bombeiros também sofre com os trotes, mas não soube precisar o prejuízo. Agora, um projeto de lei aprovado na quarta-feira (23) pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) pretende cobrar na conta telefônica todo o transtorno causado por quem passar um trote.


De acordo com o projeto de lei, o responsável pelo acionamento dos serviços de emergência deverá ressarcir aos cofres públicos, através da conta telefônica, as eventuais despesas relacionadas ao atendimento. Para o deputado estadual Flávio Bolsonaro (PP), autor do projeto de lei, o objetivo é educar as pessoas para que não realizem trotes. “A maioria dos trotes são feitos por crianças e jovens, sem que os pais saibam. Com a cobrança nas contas telefônicas, os pais vão ficar mais atentos”, ressaltou Bolsonaro.


A ligação para os serviços de emergência é gratuita para o cidadão, já que é o estado quem paga a tarifa. Entretanto, mesmo sem sentir no bolso, toda a população paga o custo dos trotes, já que o dinheiro desperdiçado poderia ser investido em equipamentos e pessoal da própria PM, do Samu e dos bombeiros. Isso sem contar o que é gasto com a mobilização de equipes, combustível, entre outras despesas.


Trote mobilizou cerca de cem PMs em abril


Em 13 de abril deste ano, a Polícia Militar recebeu um telefonema pelo 190 dizendo que criminosos mantinham um casal como refém no quinto andar de um prédio, na Rua Henry Ford, na Tijuca, na Zona Norte da capital. Cerca de cem policiais dos batalhões da Tijuca (6º BPM) e de Operações Especiais (Bope) foram mobilizados para o local. A Rua Henry Ford foi interditada por mais de três horas. Os 58 apartamentos do edifício foram vistoriados e nenhum criminoso foi encontrado. Mais tarde, a PM confirmou que se tratava de um trote.


A Polícia Militar recebe, todos os meses, uma média de 710 mil ligações. Deste total, 18% são trotes. Esse percentual, que já foi de 31,5%, vem sendo reduzido graças ao programa “O 190 Liga para Você”, criado em 2008 e que orienta as pessoas a não passarem trotes.


Já o Samu recebe 58 mil ligações por mês, em média. Mas o percentual de trotes é mais do que o dobro da PM: 43%. O Código Penal, no artigo 340, já prevê uma pena de até um ano de reclusão para quem fizer uma falsa comunicação de crime.


De acordo com o projeto de lei aprovado pela Alerj, os órgãos públicos deverão divulgar tabelas de custos abrangendo, separadamente, cada etapa das rotinas de emergências, desde o atendimento até os deslocamentos das equipes. “Minha lei não tem um limitador do valor que pode ser cobrado de quem passar um trote. Os valores vão ficar a cargo de cada corporação”, explicou Bolsonaro. Para entrar em vigor, a lei agora depende da sanção do governador Sérgio Cabral.

Bernardo Tabak - Do G1 - RJ

Doação de Medula Óssea

1 EM 1 MILHÃO

Essa é a chance de se encontrar uma medula óssea compatível com a de outra pessoa no Brasil.

VOCÊ SABIA QUE A DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA É UM DOS PROCEDIMENTOS MAIS SIMPLES ENTRE AS DOAÇÕES E QUE VOCÊ PODE SALVAR UMA VIDA?
SE VOCÊ TEM ENTRE 18 E 55 ANOS, BOM ESTADO DE SAÚDE E QUER AJUDAR, SEJA UM DOADOR VOLUNTÁRIO DE MEDULA ÓSSEA.

O transplante de medula óssea é a esperança de cura para milhares de portadores de leucemias e outras doenças do sangue.

FAÇA SUA PARTE!

COMO SE TORNAR UM DOADOR

1 - Você precisa ter entre 18 e 55 anos e estar em bom estado de saúde.

2 - Colher um simples exame de sangue para tipagem.

3 - Seu sangue será tipado, que é um teste de laboratório para identificar sua tipagem HLA.

4 - Sua tipagem HLA será cadastrada no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea.

5 - Quando aparecer um paciente com uma medula compatível com a sua, você será chamado.

6 - Novos testes sanguíneos serão necessários para a confirmação da compatibilidade.

7 - Se a compatibilidade for confirmada, você será consultado para decidir a doação.

AGORA É COM VOCÊ!

Interessado em se tornar um doador?
Então entre em contato conosco.

PARA SE TORNAR DOADOR
Tel.: 0800 2820708
Agendamento de exames, para doadores de medula óssea
http://www.hemorio.rj.gov.br

HEMORIO
R. Frei Caneca, 8 – Centro
Próximo ao Campo de Santana
próx. metrô Estação Central – Rio de Janeiro

Perguntas e Respostas

O que é?
A medula óssea, encontrada no interior dos ossos, produz os componentes do sangue, incluindo as células brancas, agentes mais importantes do sistema de defesa do nosso organismo.

Quem necessita?
Quem necessita de transplante de medula óssea são pacientes com produção anormal de células sanguíneas, geralmente causada por algum tipo de câncer no sangue, como, por exemplo, leucemias. Além de portadores de aplasia de medula ou pacientes cuja a medula tenha sido destruída por irradiação, etc.

Como a medula é removida?
Existem duas formas de doar medula:
- A punção direta da medula é realizada com agulha, na região da bacia e retira-se uma quantidade de "tutano"(medula) equivalente à uma bolsa de sangue, este procedimento dura em média 40 minutos.
- A coleta pela veia é realizada pela máquina de aferese. O doador recebe um medicamento por 5 dias que estimula a proliferação das células mãe que migram da medula para as veias e são filtradas. Este processo dura em média 4 horas.

Por que doar é importante?
É muito difícil encontrar um doador de medula compatível, mesmo na própria família. Em nosso país a mistura racial é muito grande, e isso dificulta ainda mais a procura pelo doador ideal. Portanto, a existência de um número cada vez maior de pessoas interessadas em doar, facilita a busca por um tipo de medula compatível.

Quais os riscos?
Os riscos são praticamente inexistentes para os doadores. Até hoje não há relato de nenhum acidente grave devido a este procedimento.

O que acontece...
...se não existe doador compatível entre os familiares do paciente? Procura-se um doador compatível em um banco de medula óssea. O banco necessita de um número elevado de voluntários para aumentar a possibilidade de encontrar um doador compatível.

Qual a quantidade...
...de medula óssea é extraída? Menos de 10%. Dentro de poucas semanas a medula doada será recomposta pelo doador.

Se um doador...
...compatível é encontrado, qual é o procedimento?
O próximo passo é ter certeza de que ele quer fazer a doação.

Como os pacientes...
...recebem a medula óssea? Depois de um tratamento que destrói a própria medula, o paciente recebe a nova medula por meio de transfusão. Em duas semanas, a medula transplantada já estará produzindo células novas.

O que acontece...
...com o doador antes da doação? Ele passa por um exame clínico para certificar seu bom estado de saúde. Não há nenhuma exigência quanto a mudanças de hábitos de vida, de trabalho ou alimentação.

O HEMORIO e todas as pessoas que necessitam do transplante, agradecem sua participação e apoio à esta campanha, que é de todos nós.

Campanha pela Doação de Medula Óssea

Pelo menos um imposto está com os dias contados

Há 50 anos, na conta de luz de todos os consumidores brasileiros existe um impostinho oculto raramente percebido por representar 1,23% do valor total.

Pode parecer pouco, mas para os grandes consumidores de energia – empresas principalmente – dói no bolso ao longo do ano. Ou de meio século.

Pois esse impostinho tem data para acabar: 31 de dezembro. O Instituto Acende Brasil iniciará nos próximos dias a contagem regressiva para as distribuidores encerrarem a cobrança da chamada RGR – Reserva Global de Reversão.

Trata-se de um encargo para indenizar empresas concessionárias caso o poder público decida rescindir o contrato de fornecimento.

O fim do impostinho chato está na Lei 10.438/2002, cujo artigo 8º diz que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deve “proceder à revisão tarifária de modo a que os consumidores sejam beneficiados pela extinção do encargo”.

Ao longo de meio século, a RGR foi mudando sua vocação – tal como aconteceu com a CPMF– e o Acende Brasil, agora, como um observatório do setor elétrico, quer mobilizar a sociedade para que não se adie mais a extinção dessa tungada.

Autor: Jorge Félix - Ig - Último Segundo

Briga entre Cielo e Redecard já rende descontos aos lojistas

Desde que a competitividade no mercado foi implantada, a Redecard processou mais de 9 milhões de transações com cartões Visa

O aumento da competição entre a Cielo e a Redecard, autorizada desde 1° de julho, já está rendendo descontos significativos aos lojistas. "Os lojistas já estão negociando com as credenciadoras descontos de até 20% das taxas", informou o presidente da CNDL - Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas
, Roque Pellizzaro Junior. "Até o momento, a Redecard tem dado os melhores descontos. Há casos de 100% de desconto no aluguel do POS [máquina] para quem tiver vendas de mais de R$ 5 mil por mês", diz Pellizzaro.

O presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Nabil Sahyoun, tem opinião semelhante sobre o aumento da competitividade das credenciadoras.

"Os varejistas estão ouvindo as credenciadoras e acredito numa melhora da linha de benefícios" , vislumbrou Sahyoun.

Em relação ao prazo de recebimento dos lojistas, Pellizzaro, da CNDL, diz que sua entidade está pleiteando novos benefícios. "Pleiteamos a redução do prazo de recebimento de D+30 para D+7", disse Pellizzaro.

O diretor da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), Rômulo Dias, diz que essa sugestão não é viável do ponto de vista do consumidor. "O consumidor paga em até 40 dias; nesse período nem o banco nem a credenciadora estão de posse dos recursos, então como o lojista irá receber esse dinheiro em 7 dias?", questiona Dias, que também preside a Cielo.

O diretor da Partnet Consult, Álvaro Musa, falou sobre o cenário de competição entre as credenciadoras. "Vai haver uma fase de ajustamento e de muita negociação entre lojistas e credenciadoras", apontou Musa.

"As adquirentes Cielo, Redecard e GetNet podem tornar-se prestadoras de serviços dos bancos. A força dominante será a dos bancos que concedem o crédito e os serviços financeiros", projetou.

Rômulo Dias projeta outro cenário: "O cenário de competitividade está fazendo com que as bandeiras de baixa capilaridade tenham acesso aos adquirentes nacionais como Cielo e Redecard, o que é muito bom para a expansão do mercado de cartões". Segundo o diretor da Abecs, o mercado de cartões deve crescer mais de 20% em 2010, superando 500 milhões de cartões emitidos.

Ontem, a empresa de Rômulo Dias, a Cielo, divulgou mais um comunicado ao mercado em que o informa de sua nova parceria com a Ticket. De acordo com o comunicado, a partir de agosto, a Cielo passa a capturar também os benefícios da bandeira Ticket, marca do segmento de refeição e alimentação-convênio.

O contrato firmado pelas empresas envolve cerca de 1,7 milhão de estabelecimentos comerciais afiliados. Inicialmente, o acordo prevê a captura dos produtos Ticket Restaurante e Ticket Alimentação, mas a intenção de ambas as partes é ampliar a parceria para todo o portfólio da Ticket.

"Depois do sucesso que tivemos nos acordos feitos com as maiores bandeiras do mundo, MasterCard e American Express, e também com importantes bandeiras nacionais, como Aura e Sorocred, agregamos ao nosso portfólio a aceitação dos cartões Ticket Alimentação e Ticket Restaurante", informou o presidente Rômulo Dias, por meio de comunicado.

A concorrente Redecard também anunciou ontem que fechou parceria com a Coopercred e que a partir deste semestre passa a capturar os cartões de crédito e benefícios (alimentação, refeição, farmácia, combustível e multibenefícios) da bandeira.

"Essa parceria faz parte de nossa estratégia de regionalizar a presença da Redecard em diversos pontos do Brasil. Antes, por exemplo, tínhamos assinado com a Nutricash, que tem forte presença no nordeste brasileiro", esclareceu a diretora de Negócios com Bandeiras da Redecard, Mariana Pinheiro.

A diretora falou sobre os descontos que estão sendo negociados com os lojistas. "Não é nenhuma novidade: quanto mais o lojista usa o serviço da Redecard, menos tende a pagar", argumentou Pinheiro.

Para cativar o lojista, a diretora informou que a Redecard está fazendo promoções. "Na promoção Maquininha Premiada, o lojista recebe cupons de acordo com o volume processado", diz.

"Já superamos 9 milhões de transações com a Visa desde a abertura do mercado para estas parcerias", contou.

A Coopercred informou ao DCI que administra 250 mil cartões de crédito. A cooperativa de crédito atua em 400 cidades dos Estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul.

"Contar com a segurança e com a capilaridade da Redecard significa um diferencial preponderante para qualquer bandeira que deseja atuar no mercado nacional", afirma Pedro da Silveira, presidente da Coopercred.

"Estamos sempre em busca de parceiros que potencializem a atuação em todas as regiões do País", explicou Roberto Medeiros, presidente da Redecard.

Lojistas afirmam que a concorrência das credenciadoras Cielo e Redecard aumentou desde o início deste mês e que a Redecard oferece descontos maiores no aluguel de POS.

"Os varejistas estão ouvindo as credenciadoras e acredito numa melhora da linha de benefícios aos lojistas"

Ernani Fagundes

MENSAGEM

Na Contramão da Crise!

Quem no mundo empresarial não se lembra dos sofrimentos passados em crises anteriores? Quem não se lembra das crises que assolaram a Ásia, a Rússia, o México e os inúmeros planos mal sucedidos de nossos governos?
Na verdade, sempre vivemos assim... Momentos de expansão, seguidos de outros de retração.

Parece um mal que existe até no futebol, que poderia ser evitado com planejamento e forma de pensar. Exemplo: O Fluminense foi vice da Libertadores e em seguida decaiu tanto que está cai não cai para a segunda divisão. Mesmo caminho trilhado pelo São Caetano e outros tantos que poderia citar...

Isso me lembra o rei que no leito da morte disse ao filho, seu sucessor que quando estivesse em duas grandes situações da vida era para abrir os dois grandes livros sagrados da verdade. Um quando estivesse profundamente triste e outro quando estivesse extremamente alegre.

Passaram-se anos, o filho, novo rei, muito deprimido, vendo seu reino ruir com pestes (alguém aí lembra da Gripe A?), derrotas militares, secas assolando as pastagens e agricultura... E o rei lembrou de seu pai e foi abrir o primeiro grande livro sagrado da verdade e quando abriu lá estava escrito: Isso passará!

Passaram-se os anos novamente, o reino melhorou, tinha prosperidade, vieram as chuvas, as pestes e doenças foram embora, ganharam as guerras com os vizinhos... Neste dia, o rei na sacada do Palácio, eufórico, vendo a parada militar dos generais que chegavam de mais uma vitória, lembrou-se de seu velho pai e foi abrir o segundo lacrado livro sagrado da verdade e lá estava escrito: Isso também passará!

Uma coisa que eu sempre avalio é que notícia boa só se lê em rodapé de jornal. Notícias ruins contaminam. Nós precisamos mudar o foco e contrariar as “pesquisas”.

Agora em 2009, a Retail Metrics, empresa que monitora as vendas mensais do varejo nos Estados Unidos, registrou uma queda de 1,8%, mantendo a tendência já registrada em meses anteriores. A Rede Target amargou uma queda de vendas de 3,3%.

Sua concorrente direta, a Wal-Mart, maior varejista do mundo, anunciou no mesmo período resultado positivo de 2,1%.

Conclusão: Mesma crise, mesmo mercado, empresas concorrentes, resultados diferentes! Continua prevalecendo a verdade: Enquanto uns enxergam a metade do copo que se foi, outros enxergam a metade que ficou.

O pessimista não ajuda em nada. Muito pelo contrário, ele atrapalha, e muito! A crise não é a crise e a maioria dela sempre está mais na cabeça das pessoas que qualquer outra coisa.

Crise é gripe A, que se forma uma histeria coletiva e daqui a pouco querem fechar as igrejas, os shoppings, os restaurantes, as empresas e não somente as escolas e fechar o país para balanço. Quando voltar, a água do rio já terá passado. É a teoria da oportunidade.

Não se deixe abater por notícias de pânico, isso também passará. Não se deixe abater por resultados ruins... Vá a luta para melhorá-los.

Se você pensa que pode ou que não pode, nas duas formas de pensar estará correto e os resultados bons ou ruins virão, conforme a sua decisão.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

Gilclér Regina

Esteja preparado para vender mais

Para cada data especial, uma vitrine diferente. Tudo é preparado com dias de antecedência e estratégia de marketing. Todo bom lojista sabe que ninguém quer deixar de dar pelo menos uma lembrancinha sequer em datas como Natal, dias dos Namorados, Mães, Crianças e Pais. Por isso, não se desapercebem das oportunidades para melhorar as vendas. Além de datas comemorativas, estão atentos às mudanças de estações para fazer liquidações e trocar as coleções. Estar antenado a estas circunstâncias não basta.

O presidente da CDL Uberlândia, Celso Vilela, diz que para vender mais é preciso oferecer produtos de qualidade, bom atendimento e fazer promoções. Além disso, comunicar os clientes sobre as principais ofertas, a chegada de novos lançamentos, promoções, serviços e facilidades de pagamento são estratégias utilizadas que têm dado certo. Outra dica é oferecer brindes. A próxima data comemorativa é o Dia dos Pais. O lojista pode fazer promoções dando ao consumidor o direito de levar um presente se adquirir um produto para o pai, destaca Celso Vilela.

Uma sorveteria de Uberlândia atraiu clientes na época do Dia dos Namorados por sortear uma hospedagem em um hotel, com direito também a ingresso para cinema, disse a atendente, Julia Agostinho. Ela contou ainda que só adquiriu um microondas numa loja da cidade pelo bom serviço de telemarketing que fizeram. Recebi uma ligação de uma loja me comunicando sobre as ofertas e prazos de pagamento. Como estava precisando comprar um presente para dar de casamento, resolvi checar e acabei levando, afirmou Julia.

Outro fator importante é o apelo emocional, segundo o presidente da CDL Uberlândia. Se o empresário não puder investir em mídias, banners com imagens e textos chamativos também podem dar muito resultado, afirma.

O que mais faz o consumidor entrar numa loja para comprar? O estudante João Pedro Rezende tem apenas 13 anos e já sabe o que quer. Como todo bom consumidor afirma que a variedade de produtos e bons preços são fatores que chamam sua atenção. Se vejo algo em conta que gosto, peço para a minha mãe e geralmente ela me dá. Ela me ensinou a pechinchar, comenta.

Segundo o proprietário das lojas Jamellis, Arthur José Silva, as datas comemorativas incrementam as vendas. Próximo ao Dia dos Pais, vamos colocar o que há de melhor na vitrine. E como nossos produtos têm bons preços e qualidade, esperamos lucrar de 15% a 20% a mais, ressalta.

Quem não gosta de entrar numa loja aconchegante, arejada, que tem sempre um cafezinho ou uma água? Pode não ser um grande diferencial, mas faz diferença para o consumidor. Ao andar pelo Centro da cidade, podemos perceber o quanto as lojas investiram e se modernizaram. É preciso inovar e acompanhar as mudanças de mercado e moda, acrescenta Celso Vilela.

Pensando num espaço aconchegante para atrair mais clientes, Artur José da Silva, investiu nas lojas Jamellis. Foram quatro meses de reforma e um investimento médio de R$ 100 mil. A loja conta com 140 m² de muito conforto e uma variedade grande de roupas, calçados (adulto e infantil), além de cama, mesa e banho, com qualidade e preço acessível. As vendas aumentaram depois da reforma, destaca o proprietário.

Vitrine e bom atendimento

Antes de entrar num estabelecimento, o cliente sempre dá aquela olhadinha na vitrine. Ela é o chamariz e por isso deve estar limpa, bem decorada com o que há de melhor na loja, sem excessos de produtos, tudo com o valor da mercadoria, enfatiza o presidente da CDL Uberlândia.

Ao adentrar na loja, outra observação: muitos clientes não gostam do vendedor na sua cola. Enquanto uns gostam de ajuda para escolher algo, outros preferem olhar bastante, andar pela loja, para depois escolher o que levar. Perceber a característica de cada cliente é fundamental. Isso exige treinamento e cursos de atendimento ao cliente, frisa Celso, que ainda ressalta: depois de tudo, no final de cada campanha, de cada promoção, é sempre pertinente avaliar os resultados obtidos, valorizar o vendedor e rever o que deu e o que não deu certo.

Novas sacolas começam a chegar

As novas sacolas plásticas, feitas de amido de milho, começam a ser entregues esta semana nos cerca de 100 supermercados que aderiram ao projeto de conscientização do uso das sacolas plásticas em Jundiaí. Segundo o vice-presidente de centrais de negócios da Associação Paulista de Supermercados (Apas) e presidente da rede parceira de supermercados de Jundiaí, Edivaldo Bronzeri, hoje, às 10 horas, o grupo que representa as lojas se reúnem na CDL, para conhecer as novas sacolas. "O primeiro lote é de 15 milhões de embalagens, que serão entregues para serem estocadas. Mas a ideia é que ele seja menor nas próximas compras, pois queremos estimular a redução no uso das embalagens."

Também serão apresentados os novos carrinhos de compra, feitos em plástico reciclável, com cestas de encaixe, que poderão ser usados como alternativa na campanha em prol do meio ambiente. "O foco maior da campanha são as sacolas retornáveis", frisou.

O prazo para que as sacolas plásticas convencionais sejam abolidas dos supermercados em Jundiaí é 30 de agosto. Depois disso, os estabelecimentos oferecerão o novo modelo, que é compostável ou biodegradável, depois de 180 dias. Os novos modelos serão vendidos a R$ 0,19 a unidade, e o cliente terá como opção o uso de sacolas retornáveis ou caixas de papelão.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Você decide se o cartão de crédito será seu amigo ou seu inimigo

No passado, dinheiro vivo, em espécie, era a única forma de pagamento existente. Todos os produtos e serviços que o consumidor comprava eram pagos em dinheiro.

Cada família era freguês de determinados estabelecimentos comerciais - a padaria, a mercearia e o açougue, por exemplo, que vendiam "fiado".

Os estabelecimentos anotavam em um "caderninho" o valor devido por seus clientes, que procuravam saldar seus compromissos na data do recebimento do salário.

O fato curioso é que esse mecanismo, que hoje parece simples e rudimentar, permitia a cada família controlar o valor de suas despesas, limitando os gastos ao orçamento familiar. Os comerciantes, por sua vez, concediam crédito aos clientes que não quitavam totalmente sua dívida no vencimento. Assim, podiam controlar o risco do crédito concedido, concordando ou não com a continuidade no fornecimento de novas mercadorias ou serviços.

Mais tarde, novas formas de pagamento surgiram à medida que as pessoas foram alvo da estratégia comercial dos bancos e abriram conta-corrente, movimentada, inicialmente, mediante a emissão de cheques e, posteriormente, cartão de débito.

A inovação trazida pelos cartões de crédito permite que o consumo seja pago com esse "dinheiro de plástico" e agrega vantagens e desvantagens que precisam ser gerenciadas atentamente.

AMIGO

O cartão de crédito pode ser amigo ao permitir que você concentre o pagamento de diversas despesas para quitação em uma única data de vencimento, quando você terá recursos disponíveis para pagar seus compromissos.

A fatura do cartão lista cada uma das despesas realizadas, permitindo a você transportar para a sua planilha de orçamento quanto gastou em cada item.

Ela permite também identificar as compras que foram parceladas, indicando quantas parcelas ainda estão em aberto, proporcionando esse controle na planilha de orçamento.

Diversos cartões oferecem um programa de pontos que podem ser trocados por mercadorias ou milhas de companhias aéreas.

É muito comum que, nas datas de grande apelo comercial, como Natal e Dia das Mães, também ofereçam presentes para os consumidores que efetuarem o pagamento de suas compras com o cartão de crédito.

Existem outras facilidades e conveniências oferecidas. Procure saber quais são no caso do cartão que você utiliza e desfrute de todas elas.

Afinal, você paga por elas na taxa cobrada anualmente.

INIMIGO

O cartão de crédito pode ser inimigo se você se empolgar e esquecer que aquele pedacinho de plástico vai mandar a fatura no final do mês.

As tentações de consumo são muitas. E as facilidades de parcelamento oferecidas pelas lojas são tentadoras.

E, como na maioria das vezes o parcelamento é feito sem juros, você acaba comprando mais do que consegue pagar no dia do vencimento da fatura.

É aí que mora o perigo. E perigo dos grandes. Optar pelo parcelamento do valor devido no cartão de crédito é muito caro - o crédito mais caro do mundo.

As taxas de juros cobradas pelas administradoras de cartões de crédito se situam na faixa de 10% a 15% ao mês. Eu disse "ao mês".

Se você financiar uma compra inocente de R$ 1.000 em seis meses, com juros de 15%, pagará, no final, cerca de R$ 2.300!

Outro perigo é colecionar cartões. Isso pode facilmente virar uma bola de neve. É muito difícil controlar o limite de gastos, as compras parceladas e a hora de parar.

Se você tem atualmente saldo devedor em um cartão de crédito, procure outro tipo de crédito em bancos para substituir essa dívida por outra mais barata, permitindo que seja quitada o mais breve possível.

Cartão de crédito amigo ou inimigo? Você decide.

MARCIA DESSEN, CFP, é sócia e diretora-executiva do BMI Brazilian Management Institute, professora convidada da Fundação Dom Cabral e cofundadora do Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros.