terça-feira, 20 de julho de 2010

Pelo menos um imposto está com os dias contados

Há 50 anos, na conta de luz de todos os consumidores brasileiros existe um impostinho oculto raramente percebido por representar 1,23% do valor total.

Pode parecer pouco, mas para os grandes consumidores de energia – empresas principalmente – dói no bolso ao longo do ano. Ou de meio século.

Pois esse impostinho tem data para acabar: 31 de dezembro. O Instituto Acende Brasil iniciará nos próximos dias a contagem regressiva para as distribuidores encerrarem a cobrança da chamada RGR – Reserva Global de Reversão.

Trata-se de um encargo para indenizar empresas concessionárias caso o poder público decida rescindir o contrato de fornecimento.

O fim do impostinho chato está na Lei 10.438/2002, cujo artigo 8º diz que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deve “proceder à revisão tarifária de modo a que os consumidores sejam beneficiados pela extinção do encargo”.

Ao longo de meio século, a RGR foi mudando sua vocação – tal como aconteceu com a CPMF– e o Acende Brasil, agora, como um observatório do setor elétrico, quer mobilizar a sociedade para que não se adie mais a extinção dessa tungada.

Autor: Jorge Félix - Ig - Último Segundo

Nenhum comentário: