segunda-feira, 19 de julho de 2010

Você decide se o cartão de crédito será seu amigo ou seu inimigo

No passado, dinheiro vivo, em espécie, era a única forma de pagamento existente. Todos os produtos e serviços que o consumidor comprava eram pagos em dinheiro.

Cada família era freguês de determinados estabelecimentos comerciais - a padaria, a mercearia e o açougue, por exemplo, que vendiam "fiado".

Os estabelecimentos anotavam em um "caderninho" o valor devido por seus clientes, que procuravam saldar seus compromissos na data do recebimento do salário.

O fato curioso é que esse mecanismo, que hoje parece simples e rudimentar, permitia a cada família controlar o valor de suas despesas, limitando os gastos ao orçamento familiar. Os comerciantes, por sua vez, concediam crédito aos clientes que não quitavam totalmente sua dívida no vencimento. Assim, podiam controlar o risco do crédito concedido, concordando ou não com a continuidade no fornecimento de novas mercadorias ou serviços.

Mais tarde, novas formas de pagamento surgiram à medida que as pessoas foram alvo da estratégia comercial dos bancos e abriram conta-corrente, movimentada, inicialmente, mediante a emissão de cheques e, posteriormente, cartão de débito.

A inovação trazida pelos cartões de crédito permite que o consumo seja pago com esse "dinheiro de plástico" e agrega vantagens e desvantagens que precisam ser gerenciadas atentamente.

AMIGO

O cartão de crédito pode ser amigo ao permitir que você concentre o pagamento de diversas despesas para quitação em uma única data de vencimento, quando você terá recursos disponíveis para pagar seus compromissos.

A fatura do cartão lista cada uma das despesas realizadas, permitindo a você transportar para a sua planilha de orçamento quanto gastou em cada item.

Ela permite também identificar as compras que foram parceladas, indicando quantas parcelas ainda estão em aberto, proporcionando esse controle na planilha de orçamento.

Diversos cartões oferecem um programa de pontos que podem ser trocados por mercadorias ou milhas de companhias aéreas.

É muito comum que, nas datas de grande apelo comercial, como Natal e Dia das Mães, também ofereçam presentes para os consumidores que efetuarem o pagamento de suas compras com o cartão de crédito.

Existem outras facilidades e conveniências oferecidas. Procure saber quais são no caso do cartão que você utiliza e desfrute de todas elas.

Afinal, você paga por elas na taxa cobrada anualmente.

INIMIGO

O cartão de crédito pode ser inimigo se você se empolgar e esquecer que aquele pedacinho de plástico vai mandar a fatura no final do mês.

As tentações de consumo são muitas. E as facilidades de parcelamento oferecidas pelas lojas são tentadoras.

E, como na maioria das vezes o parcelamento é feito sem juros, você acaba comprando mais do que consegue pagar no dia do vencimento da fatura.

É aí que mora o perigo. E perigo dos grandes. Optar pelo parcelamento do valor devido no cartão de crédito é muito caro - o crédito mais caro do mundo.

As taxas de juros cobradas pelas administradoras de cartões de crédito se situam na faixa de 10% a 15% ao mês. Eu disse "ao mês".

Se você financiar uma compra inocente de R$ 1.000 em seis meses, com juros de 15%, pagará, no final, cerca de R$ 2.300!

Outro perigo é colecionar cartões. Isso pode facilmente virar uma bola de neve. É muito difícil controlar o limite de gastos, as compras parceladas e a hora de parar.

Se você tem atualmente saldo devedor em um cartão de crédito, procure outro tipo de crédito em bancos para substituir essa dívida por outra mais barata, permitindo que seja quitada o mais breve possível.

Cartão de crédito amigo ou inimigo? Você decide.

MARCIA DESSEN, CFP, é sócia e diretora-executiva do BMI Brazilian Management Institute, professora convidada da Fundação Dom Cabral e cofundadora do Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros.

Nenhum comentário: