sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Empresa é condenada por 'dumping social'

É crescente o número de empresas condenadas por "dumping social", tema que já está na pauta do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Em recente julgamento, a juíza Beatriz Helena Miguel Jiacomini, da 4ª Vara do Trabalho de São Paulo, obrigou a Chambertain Administradora - adquirida pela BHG - Brazil Hospitality Group - a pagar indenização de R$ 50 mil. O valor deverá ser destinado à Associação de Apoio a Criança com Câncer (AACC).
O pedido de indenização foi formulado por uma ex-empregada, que conseguiu o reconhecimento de vínculo empregatício e verbas trabalhistas. O dumping social não está previsto na legislação brasileira. Mas magistrados de alguns Estados, a partir de um enunciado da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) de 2007, têm imposto a empresas que reiteradamente desrespeitam normas básicas - como assinatura de carteira e pagamento de horas extras - pesadas multas, que chegam em alguns casos à casa dos milhões.
A Vale, por exemplo, foi condenada pela 1ª Vara do Trabalho de Parauapebas (PA) em R$ 300 milhões - R$ 200 milhões de dumping social e R$ 100 milhões de danos morais coletivos - por não computar as horas de deslocamento dos trabalhadores às minas de Carajás. A sentença levou a companhia a celebrar recentemente um acordo com o Ministério Público do Trabalho. E em Minas Gerais, o Posto Avançado ligado à Vara do Trabalho de Ituiutaba proferiu sentença contra o Grupo JBS-Friboi, mantida em segunda instância. Na decisão, o frigorífico, que já recorreu ao TST, é obrigado a indenizar um ex-empregado.
No caso julgado em São Paulo, a juíza atendeu o pedido da trabalhadora por considerar a Chambertain "contumaz em contratar empregados sem registrar o contrato de trabalho, submetendo-os a adesões a cooperativas, abertura de empresas, mascarando a relação empregatícia com o objetivo de fraudar e impedir a aplicação do direito social laboral". Por meio de nota, a BHG informou que o processo é anterior à aquisição da Chambertin e que já recorreu da decisão. Para o advogado da trabalhadora, Wagner Luiz Verquietini, do Bonilha Advogados, as condenações por dumping social têm um cunho pedagógico e não apenas punitivo. "A Justiça do Trabalho deve coibir o desrespeito à legislação, que acaba dando vantagem econômica ao infrator", diz.

Mas o que 'dumping social'?

Segundo Jorge Luiz Souto Maior, denomina-se dumping social a prática na qual se busca vantagens comerciais através da adoção de condições desumanas de trabalho. Para o direito do trabalho o "dumping social" ocorre com agressões reincidentes e inescusáveis aos direitos trabalhistas gerando um dano à sociedade, pois com essa prática, desconsidera-se propositalmente, a estrutura do Estado social e do próprio modelo capitalista, com a obtenção de vantagem indevida perante a concorrência.

Os segredos da marca de sucesso

O que faz uma marca ser forte? O volume de investimentos? Ofertas de produtos e serviços otimizados? Alta credibilidade junto ao mercado? Contar com poderosa estratégia de diferenciação? Provavelmente, tudo isso e muito mais. Não é de hoje que se estudam os padrões das marcas vitoriosas. Daí, não serem poucas as teorias que norteiam o tema.
A marca pode ser entendida como o relacionamento dos consumidores com a empresa, seus produtos e políticas. Alguns gurus do marketing afirmam que a marca é um ativo estratégico do qual as organizações não podem prescindir. A construção da marca não depende apenas de como ela será vista pelos clientes externos, mas também, pelos funcionários, investidores, fornecedores, sociedade, governo e representantes. Ela é amplamente percebida à medida que os consumidores interagem com os seus produtos, serviços e, sobretudo, com experiência de compra.
Com os produtos nivelados em preço, qualidade, oferta, etc, o que mais conta, nos dias atuais, é justamente a experiência vivida pelo consumidor. Ao comprar um carro, por exempo, ele não compra apenas um bem, mas, também, os serviços de financiamento, de pós-venda (afinal de contas, ele terá que fazer a manutenção do carro), o atendimento e os valores empresariais.
Ao longo de meus mais de 30 anos de atuação no varejo, tenho percebido que as marcas vencedoras são aquelas capazes de conquistar equilíbrio entre os fatores quantitativos e qualitativos. Observando o cenário global, não será difícil encontrar organizações com estrutura fabril moderna, produtos de alta qualidade, preços competitivos, marketing agressivo, sem, porém, transformar todos esses diferenciais em números favoráveis.
Lembre-se do que disse Bill Russel: "Sucesso é o resultado da prática constante de fundamentos e ações vencedoras. Não há nada de milagroso no processo, nem sorte envolvida. Amadores aspiram, profissionais trabalham".

Evaldo Costa
Escritor, consultor, conferencista e professor.
CDL Cachoeira do Sul-RS

E-Mails Falsos em nome do SPC

Prezados Parceiros;

Está circulando um email pela Internet, com a linha de assunto como "SPC - Acordo Comercial", dando notícia aos seus destinatários acerca de cobranças, relatórios de débito e previsão de acordo financeiro, onde figuram alguns dados verdadeiros, provocando inúmeras ligações às centrais de atendimento da Base ACSP - Associação Comercial de São Paulo, haja vista que os telefones indicados pertencem a alguns setores desta entidade.

Assim, solicitamos a todos que, caso recebam ligações de consumidores ou interessados em geral, a respeito do referido email, que informem que a referida mensagem "trata-se de email disparado por virus. A Associação Comercial de São Paulo, assim com as demais entidades da rede, não envia qualquer email relativo a cobrança de consumidores ou propostas de acordos financeiros. É importante que aqueles que receberem emails desta natureza desconsiderem seu conteúdo e instruções, assim como não acessem nenhum dos links indicados, pois podem ser de instalação de virus no computador".

Contamos com a atenção e pronto atendimento de todos, pelo que agradecemos.

Atenciosamente,

Central RENIC

Rede Nacional de Informações Comerciais
A maior rede de informações de todo o país.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Pregões da Prefeitura Municipal de Miracema

PP069/2010 - Material de consumo (adubo e substrato) - Data: 01/09/2010
PP071/2010 - Material didático - Data: 02/09/2010

Perdas nos supermercados equivaleram a 2,33% do faturamento

Índice é relativo ao ano de 2009

Os supermercados brasileiros registraram, em 2009, perdas que corresponderam a 2,33% do faturamento, que atingiu R$ 177 bilhões.
Ainda assim, o índice de perdas mostra ligeira retração, de 0,03 ponto percentual, em relação ao verificado em 2008, quando chegou a 2,36%. Em 2007, por sua vez, o índice havia sido um pouco menor, de 2,15%.
Os dados referem-se à 10ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro Supermercadista 2010, elaborada pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados), em parceria com a Nielsen e GPP/Provar-FIA.
"Temos que continuar trabalhando para diminuir as perdas do nosso setor, que são, inclusive, maiores do que as nossas margens de lucro, que ficaram em 2,30% em 2009. As perdas prejudicam todos os agentes da cadeia econômica, desde os produtores até os varejistas e, principalmente, a própria sociedade", diz o presidente da Abras, Sussumu Honda.

Consequências

De acordo com a Abras, as quebras operacionais continuam sendo a principal causa de perdas para os supermercados, representando 51,50%. Em 2008, esse índice foi de 46,40%.
Já com relação ao furtos, tanto externos quanto internos, houve uma queda na participação de 35,50% em 2008 para 28,30% em 2009. No ano passado, os furtos internos representaram 14% e os externos, 14,30%.
Por fim, a cesta de perecíveis representou 31% das perdas. Segundo os dados da associação, o índice de perdas em perecíveis alcançou, em 2009, 4,07% do total de vendas da cesta. Em 2008, esse número foi um pouco maior: 4,44%.

Prevenção

O estudo ainda apontou que 71% das empresas possuem área de prevenção de perdas. De acordo com os dados da Abras, houve investimento em prevenção em 69,6% das empresas supermercadistas.
Do total investido, 50% foram destinados para salários próprios, 25,30% para equipes terceirizadas, 13,40% para aquisição de equipamentos e 11,10% para a contratação de serviços terceirizados.
Quanto aos sistemas de segurança, 87,20% das empresas possuem circuito fechado de TV, 85,70% contam com rádios comunicadores, 81,40% têm alarme de acesso, 73,50% usam coletor de dados para inventário e 72,20% possuem cofre boca-de-lobo.
Os cinco produtos mais furtados foram bebidas destiladas e fermentadas (12%), chocolates (11%), aparelhos e lâminas de barbear (10%), carnes (7%) e desodorantes (6%).
Fonte: Infomoney

MTE prorroga prazo para o novo ponto eletrônico para 2011

Diante das manifestações da sociedade organizada diante da Portaria MPE n. 1510/2009 que obriga empregadores à implantação do novo ponto eletrônico, o Ministério do Trabalho e Emprego postergou sua exigência para o dia 1º de março de 2.011 conforme a Portaria MPE n. 1987/2010.
Sob a justificativa de que o novo ponto eletrônico é desnecessariamente oneroso e ineficaz para prevenção de fraudes, a CNDL optou por diligenciar junto à Presidência da República e ao próprio Ministério do Trabalho e Emprego para esta readequação, sendo a prorrogação do prazo de exigência mais uma vitória para o movimento lojista.
Agora, estaremos buscando uma melhor reflexão sobre a real necessidade desta alteração na marcação do ponto eletrônico, pois entendemos que não inibirá as fraudes, mas sim, aumentará os custos das empresas que precisarão adquirir estes novos equipamentos, o que certamente levará ao abandono do registro eletrônico fazendo retornar ao precário registro manual e o mecânico.
Também o próprio desconforto dos trabalhadores que terão que aguardar em filas para esta operação, emitindo-se toneladas de papel, na contramão do desenvolvimento sustentável buscado por todos.
Releva-se ainda que eventual fraude na marcação deve ser vista como verdadeira exceção, sendo que a imensa maioria dos empregadores segue a legislação laboral, tendo o Estado os meios necessários para esta fiscalização através do próprio MTE, MPT, Sindicatos e o próprio trabalhador.

PORTARIA MTE Nº 1.987, DE 18 DE AGOSTO DE 2010

Altera o prazo para o início da obrigatoriedade do Registrador Eletrônico de Ponto - REP, previsto na Portaria/MTE Nº 1.510, de 21 de agosto de 2009.

O MINISTRO DE ESTADO DO TRABALHO E EMPREGO, no uso das atribuições que lhe conferem o inciso II do parágrafo único do art. 87 da Constituição Federal e os arts. 74, § 2º, e 913 da Consolidação das Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, Considerando a crescente demanda de equipamentos REP - Registrador Eletrônico de Ponto no mercado nacional, resolve:

Art. 1º Alterar o prazo para o início da utilização obrigatória do Registrador Eletrônico de Ponto - REP, previsto no art. 31 da Portaria Nº 1.510, de 21 de agosto de 2009, para o dia 1º de março de 2011.
Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

CARLOS ROBERTO LUPI
Fonte: DOU 19.08.2010

Publicando Aviso da CDL de Itaguaí

"Prezados amigos Presidentes das CDL's

Venho através deste email informar que o Presidente da nossa CDL foi furtado de um Veículo CELTA Chevrolet 2008, placa KRZ-1055 RJ de cor Prata, duas portas, que os amigos de todo estado tendo em vista quando estes carros são roubados normalmente ficam dentro do próprio estado, o ocorrido foi na Recreio dos Bandeirantes no Rio de Janeiro, peço aos amigos que noticiem as entidades competentes locais que nos ajude a encontrar este bem móvel.

Agradecendo de antemão

Carlos Simões"

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Quanto vale um cliente?

Geralmente, muitas lojas tratam seus clientes como se dependessem totalmente deles, o que realmente é certo.

Geralmente, muitas lojas tratam seus clientes como se dependessem totalmente deles, o que realmente é certo. No entanto, mesmo dando toda atenção, é fácil perceber que existe a falta de algo, de alguma coisa que realmente mostre o valor que a loja dar ao cliente.

Um cliente vale mais que uma venda, portanto, o foco deve estar no cliente e não no negócio. Um cliente pode ser tratado como um rei na hora da compra e quando precisar usar o serviço de atendimento ao cliente virou um plebeu. O produto é apenas um pretexto para adquirir aquilo que eles mais necessitam: benefícios e soluções.

A perda de um cliente, apenas um cliente, é pequena para quem tem pouca visão comercial. Pesquisas revelam que conquistar um cliente custa cinco vezes mais caro do que mantê-lo. As estatísticas e a Psicologia das Vendas comprovam que clientes insatisfeitos influenciam quase quatro vezes mais dos que os satisfeitos. Observe os dados de causa de perca de clientes: 1% faleceram; 3% mudaram de endereço; 5% sofrem influência; 9% foram atraídos por concorrentes; 14% o produto é ruim; 68% o atendimento é ruim.

Em vendas é assim, algumas técnicas são as mesmas, quer seja para vender um parafuso ou para vender um caminhão. Quando se fala em excelência no atendimento alguns princípios são os mesmos. Seja um empreendimento grande ou pequeno, é importante medir a satisfação do atendimento e pedir sugestões. Ouvindo o cliente, eles terão dois benefícios: produtos e serviços específicos e um sócio cliente.

Fidelizar clientes é de suma importância, pois um bom produto, simpatia e talento não mantém um cliente fiel, o mercado é altamente competitivo e quando uma loja deixa de oferecer algo outra, com certeza, irá oferecer. Por isso, dar a devida atenção aos fornecedores, investir na vitrina da loja, em publicidade e consultoria, em qualificação pessoal, colocando em prioridade a gestão de relacionamento com o cliente e um atendimento exclusivo, totalmente personalizado e cheio de surpresas agradáveis valem a pena.

Dedicar tempo, estratégia e até dinheiro para fazer o cliente parte da história da empresa também não deixa de contar pontos a favor da empresa. Obter informações sobre eles para fazer um cadastro e felicitá-los em ocasiões especiais também agradam.

Portanto, observa-se daí o valor de um cliente. Não basta um atendimento eficaz, tem que verificar o sistema de Serviço de Atendimento ao Cliente, se o mesmo está oferecendo o que realmente é preciso para satisfação do consumidor; Treinamentos de funcionários também são importantes, entidades como a Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL-Manaus), através da Universidade de Tecnologia do Varejo (UTV), sempre oferecem cursos de capacitação profissional. Não esquecendo que o valor de um cliente é tudo, pois eles devem ser mais importantes para o lojista do que o lojista para eles.

Coluna: A voz do lojista

Importância dos blogs para a empresa não deve ser ignorada

Consultor lembra que, mesmo em tempos de 140 caracteres, a importância dos blogs para a empresa não deve ser ignorada

Muito antes do Twitter começar a “piar” como a ferramenta número um para se relacionar com o consumidor na internet, os blogs já faziam esta função com relativo sucesso. Em ações específicas ou como parte de sites corporativos, eles abriram as portas da internet para muitas empresas e tornaram dinâmica uma relação que era estática. Apostando no formato dos blogs, as marcas deram “vida” à sua presença on-line, antes resumida a exibição de conteúdo fixo, com raras atualizações e sem áreas de interatividade.

Por conta disso, mesmo com o sucesso das novas ferramentas, as empresas não devem ignorar os blogs na relação on-line com os clientes. É o que defende o consultor Sílvio Tanabe, especialista em marketing digital. “De certa forma, os blogs deram início à verdadeira democratização da web, permitindo que qualquer pessoa com acesso à rede pudesse se expressar publicamente”, diz. Na avaliação de Tanabe, o papel de espalhar rapidamente uma ideia, slogan ou conceito foi assumido de forma ágil e dinâmica por sites como Twitter, Facebook e Orkut. Porém, os blogs continuam sendo imbatíveis como canal de informação para dizer aos clientes o que a empresa está fazendo e descobrir o que eles estão pensando.

Tanabe destaca também os blogs como canal de relacionamento para construir uma base sólida de experiências positivas com seus clientes, que os converta de meros consumidores a fãs da sua marca. “A força do blog está na interação com os clientes e na possibilidade da empresa transmitir seus valores prioritários. O retorno não é medido em vendas, mas no grau de relacionamento que se consegue estabelecer com os clientes”, ensina.

Segundo o consultor, quanto mais forte esse relacionamento, maior a fidelidade a produtos e serviços e, aí sim, maiores as possibilidades de venda. Ele cita o exemplo de um hotel que pode usar o blog para ouvir sugestões dos clientes sobre o atendimento ou serviço de quarto, mostrar as melhorias que está fazendo e avisar sobre novos pacotes e promoções. Ao mesmo tempo, este blog pode atender queixas, reclamações e mostrar as medidas que está tomando para resolvê-las. “Cabe destacar que o uso dos blogs não exclui a atuação nas redes e mídias sociais”, afirma, ao lembrar que o Twitter é imediato e focado em ações rápidas e o blog é ágil e mantém o relacionamento aberto. “Atuando juntas, criam uma sinergia capaz de aumentar o raio de ação das suas ações de marketing digital”, conclui.

Brasileiros são os que mais acessam redes sociais

Os brasileiros são os usuários de internet que mais acessam redes sociais e blogs, conforme levantamento da empresa de pesquisas Nielsen. No País, 86% dos usuários entrevistados estão conectados a redes sociais, sendo que em abril cada brasileiro dedicou, em média, mais de cinco horas por mês a estes tipos de sites, com destaque para o Orkut. O estudo também reflete um aumento de 24% nas visitas às redes sociais durante o último ano e afirma que a expansão e a presença das redes sociais e blogs são tendências irreversíveis. Pela primeira vez, de acordo com o levantamento, os internautas dedicam às redes sociais uma de cada quatro horas que passam conectados à internet, 66% mais que um ano atrás.

Ferramenta mede o "burburinho" no Facebook

A E.Life, empresa especializada em monitoramento de redes sociais, lançou um recurso gratuito para fazer buscas no Facebook, um dos mais populares sites de relacionamento. O FacebookSearch facilita a busca de informações e monitora referências a marcas, produtos e serviços. Disponível no Brasil e em seis países europeus, terá acesso gratuito pelos próximos três meses. Para analisar melhor os dados, é possível exportar os dados em formato Excel, com o conteúdo dos comentários, autores, datas e horários de postagem. Acesse o FacebookSearch em http://facebooksearch.eu

Fonte: Alexandre Gonçalves

MENSAGEM

Livre-se de Preconceitos!

Este tema foi colocado para você fazer uma reflexão e acreditar mais em você sem se importar com aparências.
Exemplo: Um homem alto e forte pode ter uma mente fraca e um homem pequeno, sem estatura ou beleza pode ter uma mente forte e brilhante. Leia a biografia de Ruy Barbosa.
Isto não é regra. O exemplo apenas sugere evitar o preconceito.
O que fica evidente é a possibilidade de contrariar a lógica e com bom humor.
O povo hebreu assistindo aquele gigante filisteu chamado Golias, disseram entre si: “Ele é tão grande, não conseguiremos derrotá-lo”. O pequeno Davi, filho de um camponês com sua funda (estilingue da época) deve ter pensado: “A cabeça dele é tão grande, será impossível errar”.
Qualquer um pode vencer, mas é preciso sair da zona de conforto e sentir a possibilidade real de fazer mais, melhor e diferente.
Atitude é a palavra mais importante do dicionário. Um estudo da Harvard University concluiu que quando uma pessoa consegue um emprego ou uma promoção, isso se deve 85% à sua atitude e 15% em razão da inteligência e conhecimento.
É surpreendente que aproximadamente 100% do dinheiro empregado em educação vai para o ensino de fatos e números e isso resulta em apenas 15% dos êxitos na vida.
85% da base que constrói vitórias está ligada a livrar-se de preconceitos, de negativismo... E em paralelo, melhorar sua atitude, focar no comportamento, na postura e na conduta que traz o sucesso.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

Gilclér Regina

domingo, 22 de agosto de 2010

Redes Sociais na Internet. Você sabe o que é?

Muito se tem falado em Redes Sociais na Internet nos últimos anos, mas você sabe o que é isso?
Vamos fazer um breve relato do que vem a ser Rede Social e uma pequena explicação das que estão mais em uso hoje em dia, reunindo mais de 761 milhões de usuários*.

Rede social

Uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Uma das características fundamentais na definição das redes é a sua abertura e porosidade, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes. "Redes não são, portanto, apenas uma outra forma de estrutura, mas quase uma não estrutura, no sentido de que parte de sua força está na habilidade de se fazer e desfazer rapidamente."
Muito embora um dos princípios da rede seja sua abertura e porosidade, por ser uma ligação social, a conexão fundamental entre as pessoas se dá através da identidade. "Os limites das redes não são limites de separação, mas limites de identidade. (...) Não é um limite físico, mas um limite de expectativas, de confiança e lealdade, o qual é permanentemente mantido e renegociado pela rede de comunicações."
As Redes Sociais podem operar em diferentes níveis, como, por exemplo, redes de relacionamentos (facebook, orkut, myspace, twitter), redes profissionais (linkedin), redes comunitárias (redes sociais em bairros ou cidades), redes políticas, dentre outras, e permitem analisar a forma como as organizações desenvolvem a sua actividade, como os indivíduos alcançam os seus objectivos ou medir o capital social – o valor que os indivíduos obtêm da rede social.
Um ponto em comum dentre os diversos tipos de rede social é o compartilhamento de informações, conhecimentos, interesses e esforços em busca de objetivos comuns. A intensificação da formação das redes sociais, nesse sentido, reflete um processo de fortalecimento da Sociedade Civil, em um contexto de maior participação democrática e mobilização social.

Principais Redes Sociais na Internet hoje em dia:

– 120 milhões de usuários*

O Orkut é uma rede social filiada ao Google, criada em 24 de Janeiro de 2004 com o objetivo de ajudar seus membros a conhecer pessoas e manter relacionamentos. Seu nome é originado no projetista chefe, Orkut Büyükkokten, engenheiro turco do Google.
O alvo inicial do orkut era os Estados Unidos, mas a maioria dos usuários são do Brasil e da Índia. No Brasil é a rede social com maior participação de brasileiros, com mais de 23 milhões de usuários em janeiro de 2008. Na Índia é o segundo mais visitado.
A sede do Orkut era na Califórnia até agosto de 2008, quando o Google anunciou que o Orkut será operado no Brasil pelo Google Brasil devido à grande quantidade de usuários brasileiros e ao crescimento dos assuntos legais.
Os principais concorrentes do Orkut são o Facebook, o Twitter e o MySpace.
Apesar de Orkut ser um nome próprio, na programação visual do site (títulos e logos) a palavra está em minúscula (orkut).

– 44,5 milhões de usuários*

Twitter é uma rede social e servidor para microblogging que permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets"), por meio do website do serviço, por SMS e por softwares específicos de gerenciamento.
As atualizações são exibidas no perfil de um usuário em tempo real e também enviadas a outros usuários seguidores que tenham assinado para recebê-las. As atualizações de um perfil ocorrem através por meio de site do Twitter, por RSS, por SMS ou programa especializado para gerenciamento. O serviço é gratuito pela internet, entretanto, usando o recurso de SMS pode ocorrer a cobrança pela operadora telefônica.
Desde sua criação em 2006 por Jack Dorsey, o Twitter ganhou extensa notabilidade e popularidade por todo mundo. Algumas vezes é descrito como o "SMS da Internet".

– 500 milhões de usuários*

Facebook é uma rede social lançada em 4 de fevereiro de 2004. Foi fundado por Mark Zuckerberg, um ex-estudante de Harvard. Inicialmente, a adesão ao Facebook era restrita apenas aos estudantes da Universidade Harvard. Ela foi expandida ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), à Universidade de Boston, ao Boston College e a todas as escolas Ivy League dentro de dois meses. Muitas universidades individuais foram adicionadas no ano seguinte. Eventualmente, pessoas com endereços de e-mail de universidades (por exemplo, .edu, .ac.uk) ao redor do mundo eram eleitas para ingressar na rede. Em 27 de fevereiro de 2006, o Facebook passou a aceitar também estudantes secundaristas e algumas empresas. Desde 11 de setembro de 2006, apenas usuários com 13 anos de idade ou mais podem ingressar.
Os usuários podem se juntar em uma ou mais redes, como um colégio, um local de trabalho ou uma região geográfica.
O website possui mais de 400 milhões de usuários ativos, a posição do Facebook no ranking de tráfego de visitantes do Alexa, subiu do 60º lugar para 7º lugar.
É ainda o maior site de fotografias dos Estados Unidos, com mais de 60 milhões de novas fotos publicadas por semana, ultrapassando inclusive sites voltados à fotografia, como o Flickr.
No "Ad Planner Top 1000 Sites", que registra os sites mais acessados do mundo, através do mecanismo de busca do Google, divulgado em junho de 2010, o Facebook aparece como 1º colocado, com 540 milhões de visitas e um alcance global de 35% registrados no mês de abril.
Atualmente, o perfil mais seguido no Faceook é o do craque português Cristiano Ronaldo

– 130 milhões de usuários*

MySpace é um serviço de rede social que utiliza a Internet para comunicação online através de uma rede interativa de fotos, blogs e perfis de usuário. Foi criada em 2003. É a maior rede social dos Estados Unidos e a 2º maior do mundo com mais de 110 milhões de usuários.
Inclui um sistema interno de e-mail, fóruns e grupos. MySpace é um site muito ativo, com novos membros entrando no serviço diariamente e novos recursos adicionados com freqüência. A crescente popularidade do site e sua habilidade de hospedar MP3s fez com que muitas bandas e músicos se registrassem, algumas vezes fazendo de suas páginas de perfil seu site oficial.
Em 18 de julho de 2005, a News Corporation (dona da FOX, DirecTV etc.), conglomerado de mídia de Rupert Murdoch, anunciou que iria comprar a Intermix Media, a empresa dona do MySpace, por US$ 580 milhões.

*Números aproximados.