quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Coordenação do CVT da Faetec reúne-se com prefeito de Miracema para definir cursos

Formar mão-de-obra profissional para os setores de serralheria e soldas. Esta deverá ser a principal área de cursos a serem oferecidos pelo Vocacional Tecnológico (CVT) da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec), em fase de implantação em Miracema. Cursos ligados aos setores de moda e línguas estrangeiras estão entre os que também poderão fazer parte do CVT da Faetec no município.

No último dia 26, o prefeito Ivany Samel reuniu-se no Centro Cultural Melchiades Cardoso com o coordenador dos CVTs no Estado do Rio, Antônio Reis, acompanhado do vereador Paulo César da Cruz de Azevedo, que está liderando as ações do poder público municipal que cuidam da implantação do CVT em Miracema. O Centro Vocacional Tecnológico da Faetec faz parte de um programa federal desenvolvido no Estado do Rio pela Secretaria estadual de Ciência e Tecnologia, cujo secretário Alexandre Cardoso esteve em Miracema no final do ano passado. Com o prefeito Ivany, ele visitou o Parque de Exposições Jamil Cardoso, onde será construído o CVT, e disse confiar que ele e o prefeito Ivany vão inaugurar a obra até o próximo dia 31 de março.

- O Centro Vocacional Tecnológico é uma unidade de ensino e de profissionalização, que divulga os conhecimentos técnicos e tecnológicos para a população, levando em conta a característica de cada região. Com essa estrutura, a missão básica do CVT é formar mão-de-obra para a região, alavancando a economia para o município - explicou o coordenador.

Após a apresentação dos slides e das explicações de Antônio Reis, os participantes deram sugestões de cursos que desejam para o CVT e trocaram idéias sobre o importante empreendimento. Entre os cursos sugeridos estão os das áreas de informática, pintura industrial, construção civil, pedras ornamentais, hospitalidade e lazer, inglês, espanhol, francês e italiano.

Participaram também da reunião no Centro Cultural os vereadores Gideão Duarte Gonçalves e Maurício Santana Soares (Vô); os secretários municipais Luciana Rodrigues de Moura Souza (Educação, Cultura, Esporte e Lazer), Ronildo Fonseca Cardoso da Cunha (Obras e Urbanismo) e Ivanildo Calor Samel (Planejamento); o procurador geral do município, José Souto Tostes; o engenheiro Armando Luiz Araújo Costa e o arquiteto Rafael Ferreira Lopes, ambos da coordenação dos CVTs; o presidente da Federação das Associações de Moradores de Miracema (Fammira), Harlei de Oliveira; o presidente da Associação de Moradores do bairro do Hospital, Marco Aurélio Rodrigues de Moura; e representantes de vários segmentos da comunidade.