sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Informativo da Secretaria de Comércio e Serviços - SCS

Eu quero algo diferente...

Numa entrevista, ao tentar soletrar o nome cheio de invenções gramaticais, a repórter não se contém: “Por que um nome tão difícil para uma sorveteria?”. “É para ficar diferente responde o orgulhoso empresário”.
O cliente entra na loja para comprar um sofá e, ao ver que os encostos são assimétricos, pergunta para o vendedor por que eles são assim. E o vendedor, com ar de especialista, declara: “É para dar um toque a mais, para ficar diferente”.
Que legal, comprar um apartamento novinho. Mas “Isle di Thaylannd Emotion Drive”? O que quer dizer isso e o que tem a ver com a obra? O corretor esclarece, com propriedade. “Ah, isso não é nada, é para ficar mais chique, diferente”.
A propaganda é até engraçadinha, mas o que aquele anão vestido de marinheiro tem a ver com o produto? O publicitário secretamente confidencia: “Não tem nada a ver, mas fica mais criativo, conceitual, diferente”.
O designer apresenta uma marca gráfica cheia de ornamentos árabes para uma cantina italiana. É só pressionar um pouquinho que ele revela: “É que eu achei legal, tipo assim, fica diferente”.
O arquiteto cisma que o projeto precisa ter uma janelinha em um lugar inacessível. E teima. “Pode ir por mim, todo mundo vai gostar, vai ficar diferente”.
A vendedora da loja sugere um cinto que não tem nada ver com você nem com nenhuma das suas roupas. Ante a sua recusa, ela insiste: “Leva, querida, vai ficar diferente”.
O vitrinista cria um cenário natalino cheio de cavalos selvagens e orquídeas azuis. O dono da loja estranha. “Deixa de ser careta, seu João. Esse projeto é exclusivo, sua loja vai ser a única diferente”.
Os brindes de final de ano da empresa são chaveiros temáticos com ilhas caribenhas. A empresa produz equipamentos odontológicos. O dono explica que o pessoal do marketing foi contra, mas ele queria alguma coisa diferente.
Essa palavra, “diferente” e sua versão mais hype, a tal “diferenciada” carrega armadilhas perigosas. Se um profissional tem uma das duas na ponta da língua, cuidado. A tradução correta de “fiz assim para ficar diferente” é “fiquei com preguiça de pensar, dei uma enrolada e vê se não enche”.
Gente que pensa, projeta, raciocina, sempre tem excelentes argumentos para defender seus projetos. E são argumentos bem diferentes, pode acreditar.

Crescimento Profissional - Parte II

Prepare-se mentalmente...

Dois pesquisadores holandeses fizeram um estudo com dois grupos de estudantes. Eles tinham que responder 42 perguntas rela­tivamente difíceis do jogo de tabuleiro.

Primeiro grupo: foram solicitados a pensar por cinco minutos, antes de começar a responder, a respeito do que significaria ser professor e anotar tudo que lhes viesse à mente. Esses estudantes acertaram 55,6% das perguntas.

Segundo grupo: os outros estudantes foram solicitados a pen­sar a respeito dos torcedores brigões de futebol. Estes acertaram 42,6% das perguntas.

O grupo que pensou em "professor" não sabia mais do que o outro grupo. Eles não eram mais espertos, nem mais concentrados ou mais sérios. Eles estavam simplesmente em um quadro mental "inteligente" e o fato de terem se associa­do à idéia de algo inteligente, como um professor, naquele instante estressante depois que uma pergunta superficial era feita.
É impor­tante destacar que a diferença entre 55,6% e 42,6% é enorme. Pode ser a diferença entre passar e ser reprovado.
Professor Menegatti

STJ suspende definitivamente o AR das notificações de registro no SPC

Companheiros Lojistas,

Nesta quarta-feira, 09 de setembro, nós Lojistas conseguimos uma vitória importante junto ao Superior Tribunal de Justiça.
Por oito votos a zero, o STJ consolidou a não exigência de envio de notificação com Aviso de Recebimento (AR), para os registros de inadimplentes junto ao SPC.
Contudo esses registros continuam ainda com a exigência de notificação ao consumidor devedor, mas sem a necessidade de ir acompanhada de AR.
Para nós, da CNDL e do SPC, esta é uma grande vitória para todo o Movimento Lojista!

Atenciosamente
Roque Pellizzaro Júnior
Presidende da CNDL

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Serviços da CDL para os Associados


OK - Confirmação de Endereço

Com o OK, o Serviço de Verificação de Endereços oferecido pela CDL, a sua empresa tem acesso rápido, prático e eficiente a um banco de dados de âmbito nacional, contendo endereços e telefones de milhões de pessoas e estabelecimentos comerciais.
A consulta é automática e o tempo de resposta médio não ultrapassa alguns segundos. Com a validação de informações pessoais ou empresariais é possível estabelecer uma verdadeira relação de confiança entre o consumidor e o empresário.
O OK é um produto agregado aos demais serviços de consulta desenvolvidos pela CDL, e também pode ser utilizado isoladamente, de acordo com as necessidades do seu negócio.
Com o OK, o Serviço de Verificação de Endereços prestado pela CDL, a sua empresa tem acesso rápido, prático e eficiente a um banco de dados de âmbito nacional, contendo a relação de telefonia fixa.
O serviço permite consulta automática de endereços, através do número telefônico fixo, e/ou CPF, CNPJ, CEP, informando ao associado qual o endereço de instalação do telefone indicado, inclusive se o número é comercial, residencial, público, ou comunitário.
Podendo sinalizar aos Sistemas de Crediário, se o CPF do consumidor, que está obtendo o crédito, corresponde à linha telefônica ou se há algum grau de parentesco com o assinante e se o mesmo reside no endereço da linha de instalação.

Agregado aos outros tipos de consulta, o OK é gratuito.

Ajude o Planeta e Seu Bolso

Economize recursos e faça a diferença para o planeta e no seu orçamento doméstico!
  • Não deixe o stand-by ligado em televisores, aparelhos de som, microcomputadores.
  • Utilize, sempre que possível, pilhas recarregáveis.
  • Não deixe a torneira aberta enquanto escova os dentes, faz a barba, se ensaboa para o banho, esfrega a roupa ou limpa a louça.
  • Evite comprar produtos superembalados.
  • Leve, sempre que possível, carrinho e sacolas de tecido para as compras.
  • Se tiver automóvel, compre os com motor flex, e prefira o álcool à gasolina.
  • Aproveite talos, folhas, raízes de alimentos, sempre que possível. Utilize as sobras para fazer bolinhos e outras receitas.
  • Só ilumine as dependências da casa efetivamente utilizadas.
  • Espere os alimentos esfriarem antes de colocá-los na geladeira. Não abra a porta da geladeira em demasia.
  • Troque fogões, geladeiras, máquinas de lavar roupa e louça por modelos que economizem energia. Siga as nossas escolhas certas, elas sempre levam em consideração o consumo elétrico.
  • Não compre produtos ou serviços de empresas que não respeitem o meio ambiente.
  • Não compre produtos ou serviços de empresas que utilizem trabalho infantil ou escravo.
  • Cobre dos governantes e dos legisladores medidas de proteção dos mananciais de água, criação e conservação de parques, praças e demais áreas verdes.
  • Informe-se sempre sobre o histórico de atuação de candidatos a cargos eletivos, como prefeito, vereador, governador, deputados estaduais e federais, senadores e presidente, em relação ao meio ambiente, ao consumo consciente, aos direitos do consumidor.
  • Não jogue papel nem lixo no chão, em praias, parques etc.
  • Não jogue o óleo que sobrou da fritura na pia.
Revista PRO TESTE nº 84 • Setembro 2009

A CDL Miracema, nos últimos 4 anos, armazena o "lixo seco" gerado por ela - principalmente papéis e plásticos - e vende no fim do ano para reciclagem.
Com a medida cerca de 160 kg/ano de material é separado e reciclado, não poluindo o ambiente.
O dinheiro arrecadado com a venda, é revertido para a festa de fim de ano dos funcionários e, segundo os mesmos, já rendeu bons churrascos.

Informativo da Secretaria de Comércio e Serviços - SCS

Curtas

Lanchonete Burger King deve abrir franquia em Santa Catarina em novembro
A instalação da primeira franquia da rede de lanchonetes Burger King em Santa Catarina, prevista para novembro, deve acirrar ainda mais a briga com a também americana McDonald´s. Em três anos, o grupo paraguaio A.J. Vierci planeja investir US$ 27 milhões na implantação de 30 lojas no Estado. A informação foi confirmada, nesta terça-feira, pelo futuro responsável da franquia no Estado, o paulista Dino Vitti. O interesse do conglomerado na abertura de unidades da rede em Santa Catarina foi ratificado pelo governo do Estado. Segundo Vitti, a primeira loja deve ser aberta no mês de novembro. A cidade ainda está sendo negociada. Confira mais informações na edição desta quarta-feira do Diário Catarinense.

O Walmart...
Quer criar um índice ambiental para colocar nas etiquetas dos produtos vendidos em suas lojas. A ideia é que as embalagens tragam informações como a quantidade de água necessária para a fabricação de um item ou o uso de pesticidas. Como maior rede de varejo do mundo, o Walmart tem poder para vetar empresas que se recusem a passar esse tipo de informação.

Aniversário do Pão
Pela primeira vez, o Pão de Açúcar incluirá o Ponto Frio em uma de suas ações de marketing. Trata-se da campanha “O maior aniversário do Brasil, ainda maior”, que celebra os 61 anos da rede. Serão feitas promoções em 1.200 lojas, incluindo Extra, Sendas, Assai, entre outros. A campanha ocorre entre 3 e 20 de setembro e recebeu investimento de R$ 6 milhões.

Banco Central injeta 1,4 bilhão de moedas para facilitar o troco

Uma boa notícia para os comerciantes que sofrem com as filas crescendo no caixa, clientes impacientes e mercadorias deixadas para trás no balcão toda vez que não há troco para atender o consumidor. O Banco Central (BC) vai aumentar a circulação de cédulas de R$ 2 e R$ 5 e de moedas de R$ 1 e R$ 0,50 no país, a fim de facilitar o troco e retirar do mercado as notas gastas.
Serão colocadas no mercado mais 350 milhões de cédulas de R$ 2, aumentando em 50% o volume total computado hoje, e mais 110 milhões de notas de R$ 5, ou 30% do volume atual. Serão ainda mais 1,4 bilhão de moedas, ou 10% a mais do que o volume que circula atualmente, total que será basicamente concentrado nos valores de R$ 1 e R$ 0,50. Ao todo, o BC está investindo R$ 320 milhões na produção de dinheiro novo.
Decisão que atende a reclamação já antiga de comerciantes e clientes, que se veem diante da falta de troco cotidianamente. É muito estressante. Outro dia, uma funcionária ficou quase três horas atrás de troco, rodando casas lotéricas, cooperativa de crédito e supermercados. Ninguém quer ganhar balinha, e o comerciante tem que se virar, relatou o proprietário de duas padarias, Roberto Gonçalves. A caixa Maria Fernanda Alves conta que o maior aperto é quando a fila começa a crescer. O pessoal fica impaciente, afirmou a caixa.
Para o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), Roberto Alfeu, a decisão do Banco Central foi mais do que acertada. Por questão cultural, as moedas, principalmente, vão parar nos cofrinhos. Aumentar a oferta de troco beneficia o lojista e o consumidor, opina Alfeu.
De acordo com o diretor de Administração do BC, Anthero Meirelles, trata-se de um choque de saneamento no meio circulante do país, e deverá durar de dois a três meses. Verificamos que as notas de R$ 2 e de R$ 5 são as mais desgastadas e as que as pessoas mais demandam, afirmou Meirelles. Para tanto, entre setembro e outubro, o BC atenderá diretamente os bancos para a troca das cédulas de R$ 2 e de R$ 5 gastas por outras novas em suas 10 sedes espalhadas pelo país. O serviço, que normalmente custa 0,16% do valor transferido às instituições financeiras, não será cobrado no período. Para participar do programa de trocas, os bancos devem fazer o pedido ao BC por telefone, com um prazo mínimo de 48 horas, informando a quantidade de moeda que têm interesse de adquirir.
Já para dar acesso a troco aos pequenos comerciantes haverá, da próxima segunda-feira até 30 de novembro, em todas as capitais do país, guichê de fornecimento de moedas e de notas de R$ 2 e R$ 5 em kits de R$ 100, em agências do Banco do Brasil. No site do BC (www.bcb.gov.br) é possível saber quais agências oferecerão o serviço. Em Belo Horizonte, o posto de troca será no BB da Rua Rio de Janeiro, 750, Centro. Os grandes varejistas devem procurar diretamente seus bancos. As pessoas físicas não podem participar do programa. A medida vai ajudar também os deficientes visuais, que têm dificuldades para detectar notas falsas quando o dinheiro em circulação está muito gasto, acrescentou o diretor.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Parceria

+


Aguardem!
Mais detalhes em breve.

Dia do Administrador

Serviços da CDL para os Associados


LigCheque


As transações em cheque são as principais formas de pagamentos utilizados atualmente no Brasil. As vantagens em comodidade e segurança para o consumidor têm, no entanto, um custo muito alto para o setor comercial.

Através de uma consulta ao LigCheque você recebe todas as informações que precisa para garantir a origem e o histórico de cada cheque, com agilidade, segurança e minimizando os riscos. Fornecendo os dados do cheque e do emitente você terá acesso direto ao banco de dados do Cadastro de Emitentes de Cheques Sem Fundos do Banco Central, além de ocorrências de cheques roubados ou extraviados, em todo o Brasil - sem inconveniência alguma para seus clientes.

O risco e a incerteza são constantes nas operações financeiras efetuadas através de cheques. Ao mesmo tempo, essa forma de pagamento se colocou como o principal meio utilizado no mercado de hoje. Portanto, é necessário que haja um mecanismo que assegure ao comércio a origem e a qualidade do cheque que está recebendo. Com o Serviço de Cheque, você estará apto à consultas imediatas ao cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos do Banco Central, além de ocorrências sobre cheques roubados ou extraviados em nível nacional, bem como os cheques porventura devolvidos no comércio. A partir do fornecimento do CPF e/ou CNPJ e os dados do CMC7, você poderá receber as seguintes respostas:

IDENTIFICAÇÃO - Confirma o nome do consultado na Receita Federal.
NADA CONSTA - Informa que não há nenhum registro sobre o consultado.
CONSULTAS ANTERIORES - (não são informações restritivas) Informa os nomes das empresas que efetuaram consultas ao nome consultado no último mês.
HISTÓRICO DA CONTA CORRENTE - Relaciona os documentos, diferente do informado, que já consultaram a conta corrente informada.
HISTÓRICO DO CHEQUE - Informa se os cheques fornecidos no momento da consulta foram consultados em outros estabelecimentos.
ENDEREÇO DA AGÊNCIA BANCÁRIA - Informa o endereço da agência bancária fornecida no momento da consulta.

RESTRIÇÕES:
BANCO CENTRAL - Cadastrado como emitente de cheques sem fundos.
ALERTA - Registro de cheques por contra - ordem, roubo ou extravio.
ALERTA LEGAL - Informa sobre alertas de documentos roubados ou extraviados.
CHEQUE LOJA - (serviço exclusivo ligcheque) Constam registros de cheques sem fundos emitidos, informados em nosso sistema pelos nossos associados.
CONTUMÁCIA - Informa se o consultado tem a prática de promover sustações de cheques.

BANCO DE DADOS - Rede Nacional de Informações Comerciais - RENIC; Banco Central; Comunicação de Associados; Cadastro de Cheques por Contra - Ordem (roubados e/ou extraviados) comunicados pelos Bancos Conveniados, Associados e Consumidores
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terça-feira, 8 de setembro de 2009

Informativo da Secretaria de Comércio e Serviços - SCS

Curtas

Brasil deve crescer 70% em banda larga móvel até 2014
Um levantamento realizado pela gigante Huawei em parceria com a consultoria Teleco avaliou que o Brasil deve apresentar, até 2014, um crescimento de 70% no segmento de banda larga móvel, com cerca de 60 milhões de acessos. Até junho deste ano, a tecnologia estava disponível para 62% da população, totalizando 4 milhões de acessos. De acordo com Eduardo Tude, presidente do Teleco, a expansão será possível graças ao barateamento dos aparelhos de telefonia celular com terceira geração (3G), dos serviços ofertados e também pela abrangência da tecnologia, que até 2010 deve chegar a todos os municípios com menos de 30 mil habitantes.

Porto-seco de Itajaí terá expansão de R$ 28 milhões
Grupo Portobello investirá R$ 20 milhões na expansão da Multilog SA, o porto-seco com área alfandegária de 331 mil metros quadrados e área total de 436,4 mil metros quadrados, em Itajaí, em Santa Catarina. O programa de investimentos prevê a ampliação da área de armazenagem coberta da empresa para 116 mil metros quadrados, aumentado a capacidade em 40 mil metros quadrados. O Grupo Portobello pretende aplicar os recursos para a ampliação entre julho deste ano e junho de 2010. A Multilog informou, por meio de nota, que também investirá cerca de R$ 8 milhões na aquisição de 15 novas empilhadeiras.

Negociação Ganha Ganha!

O desejo de aprender, buscar o seu desenvolvimento, estar presente em programas de capacitação e educação estabelece o divisor de águas entre quem faz e quem não faz sucesso.
A vida é como um bumerangue vai lhe dar aquilo que você der a ela. Se você trabalhar com amor esse sentimento vai retornar em forma de alegrias, de resultados... Se sua ação for baseada na raiva, certamente as coisas que retornarem serão negativas.
Além deste pensamento, é preciso valorizar a cooperação até com o nosso “adversário” porque mesmo quando o outro nos desafia, essa ação só nos faz crescer. Desafios extraordinários produzem pessoas extraordinárias.
O verdadeiro pedreiro não é aquele que simplesmente levanta a parede... E sim o que sente alegria em construir uma casa.
Uma empresa não é somente um departamento ou uma unidade. Uma empresa é constituída pelo ideal de todos. A pessoa que não tem um ideal, nem um guindaste a tira de manhã cedo da cama.
Esta negociação que chamo de “ganha ganha” pode muito bem ser imitada pelas pessoas no cotidiano do trabalho nas empresas.
É preciso lembrar que se você mudar... O mundo muda com você!
O que merece ser feito, merece ser bem feito. Porém, o que vemos com freqüência é que a grande maioria das pessoas vive fazendo as coisas pela metade.

O incrível é que 90% das pessoas sabem o que devem fazer... Mas não fazem! Essa é a armadilha que muita gente cai todos diariamente executando projetos mal elaborados e mal executados. Mesmo que seja por cortesia, quando você faz bem feito, o mercado fica de “olho em você”.
O homem mais rico do mundo que eu chamo carinhosamente de “Billzinho” deixou uma pista que podemos chamar aqui de receita: Ele criou o “basic”. Esta palavra no idioma inglês significa “básico”, isto é, vem das coisas simples. O sucesso é ser simples e a felicidade também. Agora é com você!
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

Gilclér Regina

MENSAGEM

A LENDA DO CAVALO NO POÇO

Um fazendeiro, que lutava com muitas dificuldades, possuía alguns cavalos para ajudar nos trabalhos em sua pequena fazenda. Um dia, seu capataz veio trazer a notícia de que um dos cavalos havia caído num velho poço abandonado. O fazendeiro foi rapidamente ao local do acidente, avaliou a situação, certificando-se de que o animal não se machucara, mas, pela dificuldade e o alto custo de retirá-lo do fundo do poço, achou que não valeria a pena investir numa operação de resgate.

Tomou então a difícil decisão: determinou ao capataz que sacrificasse o animal, jogando terra no poço até enterrá-lo, ali mesmo.
E assim foi feito: os empregados, comandados pelo capataz, começaram a jogar terra para dentro do buraco de forma a cobrir o cavalo.
Mas, à medida que a terra caía em seu dorso, o animal sacudia e ela ia se acumulando no fundo, possibilitando ao cavalo ir subindo. Logo, os homens perceberam que o cavalo não se deixava enterrar, mas ao contrário, estava subindo à medida que a terra enchia o poço até que enfim, conseguiu sair. Sabendo do caso, o fazendeiro ficou muito satisfeito e o cavalo viveu ainda muitos anos servindo ao dono da fazenda.
Conclusão: Se você estiver “lá embaixo”, sentindo-se pouco valorizado, quando, já certos de seu desaparecimento, os outros jogarem sobre você terra da incompreensão, da falta de oportunidades e de apoio, lembre-se desse cavalo. Não aceite a terra que cai sobre você... Sacuda-a e suba sobre ela. E, quanto mais terra, mais você vai subindo... subindo... subindo, aprendendo a sair do buraco...