quinta-feira, 21 de maio de 2009

Prepare a sua loja para vender mais!

Ambiente
  • O ambiente geral da sua loja deve ser cuidado para que o tempo todo esteje voltado para promover vendas.
  • Facilite a circulação de cliente na loja.
  • Proporcione visão mais ampla da loja, suas seções e áreas.
  • Reserve mais espaço para os clientes, cuide para que o mobiliário ocupe menos de 40% do espaço.
  • Altere as disposições para melhor adequação com as datas comemorativas.
  • Amplie portas e fachadas para facilitar a percepção dos clientes.

Iluminação

  • Um ambiente adequadamente iluminado favorece a percepção de sua empresa pelos clientes, pois atende às características sensoriais do consumidor.
  • Valorize e harmonize as cores e formas.
  • Um ambiente bem iluminado transmite segurança e transparência aos clientes.
  • Utilize luzes incidentes para destacar produtos, lançamentos e ofertas.

Disposições

  • O arranjo físico de sua loja deve ser montado para favorecer o contato com o cliente.
  • Aproveite bem as frentes das prateleiras para mostrara seus produtos.
  • O sentido horizontal dos expositores é ótimo para dar visibilidade aos produtos e às marcas.
  • O sentido vertical é bom para se utilizar da exposição das embalagens e das variações de volume.
  • A proximidade dos caixas é ótima para expor produtos de conveniência.
  • As proximidades das áreas de entradas e das pontas de gôndolas são ótimas para expor produtos que estimulam a compra por impulso.
  • Utilize ilhas promocionais, pontas de gôndolas e pontos nobres da loja para expor produtos em volume acentuados, pois estes, em geral, vendem mais que pequenas quantidades.
  • Nunca descuide da limpeza e arrumação do ambiente, pois o cliente percebe os mínimos detalhes.
  • Faça uso do auto-serviço em que o cliente acessa os produtos diretamente, como também promova o atendimento personalizado.
  • Utilize equipamentos de exposição eficientes e adequados, inclusive para exibição clara dos preços de produtos.

Nenhum comentário: