segunda-feira, 29 de junho de 2009

Tirando proveito da perda, rejeição e erro

É interessante como algumas pessoas usam sua inabilidade, rejeição, fracassos e erros, como alavanca motivadora para o sucesso.
Ayrton Senna quando jovem, ainda correndo no Kart, perdeu a maior parte das corridas em dias de chuva por que não conseguia dirigir em pista molhada. Mais tarde ele veio a se tornar conhecido por sua habilidade e audácia para dirigir na chuva. Lembra-se nos dias de corrida como torcíamos para que chovesse pois seus maiores competidores não dirigiam como ele em pista molhada?
Quando os Beatles estavam tentando entrar para a vida artística, foram rejeitados por produtores e aconselhados diversas vezes a abandonar aquele estilo de música porque não teriam nenhum futuro. Michael Jordan, o melhor jogador de basquete do mundo, foi aconselhado por "coaches" muitas vezes em sua juventude a tentar outro tipo de esporte porque não tinha talento para o basquete.
A história está cheia de exemplos de erros que poderiam ter sido um tremendo fracasso e se transformaram em fabulosos sucessos. Alexander Fleming deixou embolorar por descuido um meio de cultura no laboratório e descobriu a penicilina.
Charles Goodyear derramou por engano uma mistura de borracha indiana e enxofre num forno quente. O resultado do seu erro foi a invenção da borracha vulcanizada para fabricar pneus e outros produtos.
Em 1840, Levi Strauss embarcou num navio para São Francisco levando rolos de lona para vender aos mineiros para servir de cobertura para as carroças e tendas. Mas ele cometeu um erro de julgamento. Os mineiros não queriam tendas, mas sim calças mais resistentes para o trabalho rude que faziam. Em vez de entrar em depressão pelo prejuízo que iria ter, Strauss usou a lona que seria perdida, para fabricar calças. O seu erro levou a um sucesso que já dura mais de 150 anos, com os famosos “jeans Levi’s”.
O segredo para isso? Não há segredo. É apenas a capacidade de pensarmos por nós mesmos, confiança em nossa capacidade de dar conta dos desafios da vida, e confiança em nosso direito de sermos bem sucedidos e felizes. É um sentimento de valor pessoal, de merecimento e serenidade diante da vida, para saborear o que de bom ela tem a oferecer. E sabemos que tem muito.
Se você estiver enfrentando uma situação de perda, de dor, um sentimento de rejeição ou fracasso, experimente fazer um balanço do seu valor e competência pessoal, analise bem as razões que o(a) trouxeram até essa situação, e veja que lições podem ser tiradas para transformar em sucesso. Ao seu sucesso.
Wilson Meiler

Nenhum comentário: