sábado, 4 de julho de 2009

Reflexos da crise

A crise econômica mundial, que eclodiu nos Estados Unidos em setembro passado, vem exigindo jogo de cintura dos empresários, que buscam alternativas para minimizar os prejuízos. Contudo, a onda de desemprego foi inevitável em muitos países, inclusive no Brasil, onde esse reflexo se deu especialmente nos meses de novembro e dezembro no ano passado. Esse cenário, aliado à falta de confiança do consumidor, que deixou de honrar seus compromissos com medo de perder seu emprego, resultou em um crescimento de 11,45% da inadimplência no país nos primeiros cinco meses do ano, comparando-se ao mesmo período de 2008.
O porcentual, calculado a partir do volume de operações de crédito em 800 mil estabelecimentos do varejo brasileiro, reflete pendências registradas em fevereiro e março e foi divulgado pela CNDL e pelo SPC Brasil no último dia 16 de junho. Trata-se de um índice muito preocupante, uma vez que qualquer variação próxima de 5% já seria considerada alta. A boa notícia, em meio a este cenário, é que, apesar do desempenho negativo no acumulado do ano, a inadimplência referente a maio deste ano diminuiu 11, 28%, em relação a abril.
Temos consciência de que a recuperação dos prejuízos, decorrentes da crise demandam tempo e planejamento. Precisamos investir em ações criativas para estimular e valorizar o movimento Lojista brasileiro e, consequentemente, a economia do país.
Roque Pellizzaro Junior
Presidente da CNDL

Nenhum comentário: