Maio começou com um feriadão do Dia do Trabalho, que caiu na sexta-feira. Isso estimulou as pessoas a viajarem para fora da cidade e influenciou bastante as vendas no mês. Mesmo assim, tivemos um resultado positivo, interrompendo um ciclo negativo de quatro meses, disse o presidente do CDL-Rio, Aldo Gonçalves.
A pesquisa aponta que o Ramo Mole (bens não duráveis) teve desempenho melhor do que o Ramo Duro (duráveis): 3% contra -0,7%. A venda à vista, com 2,7%, foi a modalidade de pagamento mais utilizada pelos clientes, enquanto a venda a prazo foi de -1,2%.
Inadimplência.
A pesquisa mostra também que, de acordo com os registros do Serviço de Proteção ao Crédito do CDL-Rio, a inadimplência no comércio lojista da Cidade do Rio de Janeiro cresceu 2,1% em maio em relação a igual mês do ano passado.
Comparando-se com abril a inadimplência caiu 3,3% e no acumulado dos cinco meses do ano (janeiro/maio) houve aumento de 2,9% em relação a igual período de 2008. A boa notícia é que em maio as dívidas quitadas (índice que mostra o número de consumidores que colocaram em dia suas compras atrasadas) aumentaram 0,6%, mas as consultas caíram 10,7%.
Jornal do Commercio
Nenhum comentário:
Postar um comentário