terça-feira, 29 de junho de 2010

Planejamento e estratégia fidelizam consumidores

Criar um marketing de sucesso é um grande desafio, mas com planejamento e estratégia é possível fidelizar consumidores

O mercado tem oferecido grandes inovações em produtos e serviços e criativas propagandas publicitárias, mas apenas pequena porcentagem das marcas lançadas diariamente consegue atingir o sucesso e o reconhecimento do público. Um bom design do produto, posicionamento no mercado e uma comunicação coerente são fundamentais neste processo de conquista da preferência do consumidor.
José Carlos Pereira, consultor da Kriando Branding Design, explica que o valor de uma marca está vinculado aos benefícios tangíveis e intangíveis que o produto traz para o consumidor. O benefício tangível se refere à performance funcional do produto e o intangível é a percepção que os consumidores têm sobre a marca. De acordo com o consultor, para atingir o benefício intangível é necessário que o produto tenha design e posicionamento no mercado. A combinação do funcional com o intangível somado à construção de uma mensagem que atinja o público e caracterize uma sintonia recíproca da comunicação são fatores decisivos para a construção de uma marca de sucesso.
Pereira enfatiza que é necessário definir um posicionamento, um discurso e uma imagem para o consumidor que desejamos atingir. “O ser humano se identifica com aquilo que permeia seus valores, desejos e sonhos. E se você cria uma mensagem na qual o consumidor vai se reconhecer há grandes chances de atingir o sucesso”, afirma.
Entre as ferramentas de marketing disponíveis, Pereira cita o papel fundamental do design. “É extremamente crucial para o desenvolvimento da marca. As pessoas que valorizam esta ferramenta são aquelas que já compraram um bom design e conhecem o antes e depois”. Segundo o consultor, o design transmite questões subjetivas de uma imagem e quando coincide com a mensagem ou discurso da marca, as pessoas compram a idéia, pois comunica confiança.
Além disso, o produto deve ser atrativo, assim como uma pessoa se veste e se comporta demonstra o que ela é. “O parecer e o ser estão ligados e se a marca parece ruim, o consumidor não vai pagar para descobrir”. Pereira também alerta para a atitude equivocada das empresas de se copiarem ou imitarem as grandes marcas. “Para investir em um bom design do produto é preciso pensar e desenvolver de forma criativa coisas diferentes para traçar um caminho de sucesso”, orienta.
Os primeiros momentos da marca no mercado são decisivos, por isso é primordial que o produto seja construído de forma racional com os recursos que se tem. “Há vários trabalhos, grandes projetos que não deram retorno, isso porque não houve um bom investimento em marketing”, observa. Para Pereira, uma boa relação custo/benefício, o cumprimento de promessas e um bom atendimento no pós-venda, teoricamente, garantem o bom desempenho da marca.
Fonte: Raquel Rezende

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