sábado, 3 de julho de 2010

Cartão responde pela metade das compras

Aumento na modalidade de pagamento com cartão é fenômeno generalizado

Economia aquecida

O pagamento das compras é feito cada vez mais com cartões de débito ou crédito. Hoje a modalidade é responsável por 50% das vendas efetuadas em Jundiaí, de acordo com a Associação Comercial e Empresarial (ACE). Como é garantia de pagamento para o lojista, o cartão é estimulado, porém, por conta dos parcelamentos, o poder de compra dos consumidores míngua, podendo gerar dificuldades em menos de seis meses. E mais: a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Abradac) está fazendo uma campanha de conscientização do uso do crédito junto aos associados e uma das recomendações é evitar o saque de dinheiro no cartão de crédito.

O custo deste empréstimo é alto demais e pode causar um rombo no orçamento doméstico. O aumento na modalidade de pagamento com cartão é fenômeno generalizado. De acordo com dados da Associação Brasileira de Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), no mês de abril foram feitas 536.861 transações com cartões, ante 472.087 no mesmo mês do ano anterior. Uma variação de 14% a mais. Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Jundiaí (CDL), Valdemar Bertazzoni, o cartão está se sobressaindo. "É garantido. O cheque é só uma promessa de pagamento".

De acordo com dados da última pesquisa espontânea realizada pela ACE, o cartão de crédito está na terceira posição da lista dos culpados pela inadimplência (19,94%). As primeiras posições são ocupadas por pagamento em carnê (29,3%) e cheque (23,14%). O presidente da entidade, Ricardo Diniz, lembra que é preciso ter consciência no uso. "Temos uma faixa etária entre 18 e 25 anos que está comprando muito com cartão. Isso pode ser perigoso porque compromete a renda do trabalhador.

E se ele perder o emprego? Vai ficar com a dívida com juro de mais de 10% ao mês". Segundo a estimativa, cerca de 90% dos estabelecimentos da cidade possuem as máquinas para recebimento com cartão de crédito e/ou débito. O salão de Alexandra Stucchi Ferrarini adotou o serviço há quatro anos para facilitar o pagamento dos clientes. Hoje o cartão responde por 70% do movimento.

LUCIANA MÜLLER

Nenhum comentário: