sábado, 9 de maio de 2009

Uso de cartão de débito já supera cheque

Em 2008 foram feitos 2,1 bilhões de transações eletrônicas, ante a emissão de 1,9 bilhão de cheques.
O número de pagamentos efetuados com cartão de débito já supera aqueles feitos com cheques, segundo levantamento do Banco Central. Em 2008, foram registrados 2,1 bilhões de transações com cartões de débito, ante 1,9 bilhão de cheques emitidos.Em 2007, o uso de cheque superava o de cartões de débito. Em 2008, o cheque caiu para a quarta colocação na lista que considera o nível de utilização de cinco tipos diferentes de pagamentos - exceto dinheiro.
O cheque agora só supera o número de transações feitas por débito automático em conta corrente. A liderança continua com as chamadas transferências de crédito, como o DOC e a TED, que respondem por quase metade dos pagamentos.
Apesar da queda no número de transações, o cheque continua sendo mais utilizado para os pagamentos de maior valor. Em 2008, segundo o BC, cada cheque emitido era, em média, de R$ 1.277, ante médias de R$ 49 nos cartões de débito.
Para o BC, o aumento na utilização de cartões está ligado também à decisão de varejistas de recusar cheques por medo da inadimplência. No caso dos cartões, a análise do crédito é feita antecipadamente pelos bancos e reduz muito o risco.
A pesquisa mostra que o uso da internet em operações bancárias cresceu 12,9% entre 2007 e 2008. A íntegra do estudo está em www.bcb.gov.br.

Fonte: FOLHA DE S. PAULO

Nenhum comentário: