quarta-feira, 6 de maio de 2009

O Cliente é o Rei!

Pergunte a qualquer pessoa que já tenha trabalhado em atendimento a clientes e ela lhe contará quanto este trabalho pode ser desafiador.
Talvez ela lhe diga – e este é o perigo da profissão – que cliente tem expectativas altas demais, reclamam de tudo e querem pagar sempre o mínimo possível.
Lidar diretamente com público é um trabalho duro, exige atitude positiva e capacidade de enfrentar situações difíceis sem levá-las para o lado pessoal.
Depois de alguns anos na área, estes vendedores podem sofrer um forte desgaste físico e mental...
A ameaça é tornarem-se pessoas amargas, raivosas e infelizes, resultando numa postura cínica e negativa em relação a clientes.
É muito perigoso pensar que o cliente não tem importância, que não é mais o rei, que não se importa quando você o maltrata e assim mesmo continuará freqüentando sua loja, sua empresa, seu restaurante, seu hotel, seu call center, seu negócio.
É fácil cair nesta armadilha.
Por incrível que pareça, bom atendimento nos dias de hoje ainda é diferencial, ainda é raro. Já devia ser regra!
É aí que entra o treinamento de pessoas...
Esta atividade deveria ser muito mais explorada pelas empresas.
Embora o bom atendimento a clientes seja prioritário, filosofia de muitas empresas, o perigo é cair na mesmice, no desgaste do dia-a-dia e o treinamento deve servir de alerta o tempo todo.
Por mais difícil que seja lidar com pessoas, muitas até são grosseiras, nunca se esqueça de que os clientes são à base do seu negócio, o alicerce que segura sua construção.
Eles – os clientes – podem ser inconstantes, complicados, instáveis, uma dor de cabeça na sua vida – mas, se eles não existissem, você não ganharia dinheiro.
Clientes podem ser difíceis de agradar, mas não acredite se lhe disserem que eles não são importantes...
Se você quer sucesso, trate o seu cliente como rei.
O resto é conversa de quem não vende nada para ninguém.
De que vale você ter o melhor produto da praça, um serviço de qualidade, a propaganda em horário nobre se tudo isso rolar água abaixo com um atendimento de terceira categoria?
Na verdade, tudo é muito simples...
Você é pago para criar valor para alguém que precisa de seu produto ou serviço, independentemente do temperamento de quem você atende.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!
Gilclér Regina

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