quinta-feira, 7 de maio de 2009

Considerações sobre o SPC e a CDL

O SPC - Serviço de Proteção ao Crédito é um dos serviços prestados pelas CDL's ao seus associados.
De acordo com a Lei (Código de Defesa do Consumidor, principalmente), o SPC (e qualquer outro cadastro de inadimplentes, como a Serasa, por exemplo), só podem prestar informações sobre os dados de seus cadastros quando solicitados pela própria pessoa interessada e desde que a mesma esteja devidamente identificada.
Portanto, estamos impedidos de enviar qualquer notificação, sem a solicitação da pessoa interessada (exceto a carta que avisa sobre a inclusão do nome do cliente, no cadastro de inadimplentes, que é de envio obrigatório).
Sendo assim, se você receber qualquer aviso, seja por e-mail, telefone, torpedo (SMS), telegrama, carta (exceto a mencionada anteriormente), etc, pode ser um golpe.
Não abra o e-mail nem o torpedo (SMS) e não entre em contato com ninguém por nenhum meio, mesmo que isso seja pedido nessas mensagens, principalmente para "passar dados" ou "conferir dados".
Procure, pessoalmente ou por procuração com firma reconhecida específica para a consulta, o SPC mais próximo, que sempre funciona na CDL da sua cidade (ou na Associação Comercial se na sua cidade não tiver CDL), levando os originais do CPF e de um documento de identidade com foto (Carteira de Trabalho, ou de Identidade, ou Profissional, ou de Motorista, Certificado de Reservista, etc), e você será informado sobre a situação do seu nome no banco de dados.

Post sugerido por cave@ri. Sugira também o seu.

Nenhum comentário: