segunda-feira, 4 de maio de 2009

Líderes Fascinantes!

O maior exemplo do mundo de liderança servidora é Jesus Cristo.
Ele não ficou somente nas palavras. Ele praticou suas palavras.
Ele juntou doze pescadores e os transformou em líderes.
Deixou-nos o legado que o verdadeiro líder não forma seguidores, forma novos líderes.
O líder que fascina é o líder servidor, é formar uma nova liderança... E independente de sua religião, o exemplo de Cristo é universal.
Se você pensa em algum exemplo próximo, do nosso tempo, dos nossos anos, pense em Nelson Mandela que passou 27 anos preso por defender seus ideais e, ao sair da prisão, assumiu o poder, sendo eleito o primeiro presidente negro da África do Sul... Até então um país que promovia a segregação racial.
Logo após o seu primeiro mandato ele não quis a reeleição... Veja que ele não quis se perpetuar no poder... Coisa muito difícil nos dias atuais. O apego ao poder tem provocado conseqüências nefastas ao mundo.
O caminho que constrói uma liderança fascinante sempre irá passar por uma estrada cujo destino é a motivação das pessoas.
Se for para educadores, motivar para educar é a meta.
Se for para vendedores, o caminho é a motivação para vender mais e melhor.
Se for para gestores, executivos e empresários, motivar pessoas é a regra para construir uma empresa vibrante, com pessoas entusiasmadas, comprometidas com qualidade e resultados e por que não dizer, também com um bom ambiente de trabalho?
Esse conceito é importante até para uma família. Vem daí a expressão: Pais fascinantes, filhos brilhantes. Ou seja, no mundo corporativo, líderes fascinantes, colaboradores brilhantes.
A motivação é o combustível que dá força ao ser humano para superar todo tipo de adversidades, de obstáculos. É a energia que faz você dar um passo a mais... Ninguém conseguiu realizar nada no mundo até hoje, sem motivação.
O líder deve ser inspirador, deve ser um exemplo, sabe que muitas pessoas trabalham mais em função do seu chefe do que sua marca. Arrasta multidões! (leia o meu livro No Topo do Mundo – Editora Idéia).
Mahatma Ghandi pode não ter sido um cristão... Mas serve de exemplo aos cristãos. Tudo o que fez foi sempre pautado em cima de ensinar somente aquilo que praticava.
O líder fascinante sabe que um exemplo vale seu peso em ouro e que vale mais que mil palavras.
E você? Como está praticando sua liderança?
Faça uma análise pessoal e veja como está praticando seu trabalho de gestão, sua liderança. Ou você é do tipo que diz: "Faça o que eu mando mas não faça o que eu faço"?
Encerro com as palavras de Winston Churchill:
“Uma palavra convence... Mas um exemplo arrasta multidões”.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!
Gilclér Regina

Nenhum comentário: