quinta-feira, 14 de maio de 2009

Vendas no Varejo

Ligeiramente abaixo do esperado, vendas no varejo crescem 1,8% em março, mostra IBGE.

As vendas no varejo cresceram 1,8% em março, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No mesmo período, a receita nominal do comércio subiu 7,8%. Já em relação a fevereiro, a alta nas vendas foi de 0,3% e na receita, de 0,5%, na série com ajuste sazonal. Economistas ouvidos pela Reuters previam, segundo a mediana, alta mensal de 0,5% e crescimento anual de 2,1%.
No primeiro trimestre, as vendas cresceram 3,8% e a receita subiu 9,9%. Nos últimos doze meses, volume e receita acumularam crescimento de 7,2% e 13,5%, respectivamente, segundo o IBGE.
O instituto constatou, na nota da divulgação dos dados, que o resultado indica "desaceleração no ritmo de crescimento das vendas, após aumentos nas taxas acima de 1%, verificados no primeiro bimestre de 2009".

Setores
Em março, oito das dez atividades pesquisadas apresentaram resultados positivos para o volume de vendas com ajuste sazonal:
  • veículos e motos, partes e peças (3,9%);
  • material de construção (3,0%);
  • tecidos, vestuário e calçados (1,9%);
  • livros, jornais, revistas e papelaria (1,9%);
  • artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,4%);
  • equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (1,4%);
  • outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,1%); e
  • combustíveis e lubrificantes, com 0,9%.
A atividade de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo não registrou variação, enquanto a de móveis e eletrodomésticos obteve taxa negativa de 2,2%.

Regiões
Dos 27 Estados do País, oito apresentaram retração na atividade varejista em março, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Foram eles Espírito Santo, com queda de 7,8% no volume de vendas, Distrito Federal, com recuo de 4,6%, Acre (-2,5%) e Paraná com (–1,0%).
Os Estados com maiores altas nas vendas foram Roraima, com avanço de 22,6%, Rondônia, que registrou alta de 12,4%), Ceará (12,0%), Sergipe (8,3%) e Piauí (8,0%).

Fonte: Último Segundo

Nenhum comentário: