O rei Midas era rico e queria ser mais. Ele pediu o dom de transformar em ouro tudo o que tocava. Pronto, leitor! Achamos a solução para manter sua empresa abastecida de dinheiro, vamos contratar Midas!
Infelizmente, não daria certo, pois o rei logo se arrependeu do que pediu, pois até a água para matar a sua sede era transformada em ouro ao toque de seus lábios reais. Midas pediu para voltar a ser como era, não queria mais esse dom.
As empresas precisam usar o caminho inverso de Midas para poder se manter no mercado. Precisamos, sim, ter lucro, mas esse lucro deve ser considerado, em parte, patrimônio da empresa ou construtor de patrimônio. Vejamos o exemplo da Coca-Cola, que gastava 20% de seus lucros com marketing inteligente, o que gerava mais vendas e, em consequencia, mais lucros.
Os momentos críticos são ótimos para testar o ser humano e sua capacidade de superação e 2008 foi um ano para aprendermos essa lição, mas é em 2009 que teremos que por em ação o que aprendemos. Por em ação a lição de Midas, as ao inverso. Não devemos deixar a avareza tomar conta de nosso cérebro no momento de calcular os lucros gerados na empresa, mas não podemos nos esquecer de Midas. Deve-se tomar cuidado com o que se deseja, pois isso pode tornar-se realidade.
Devemos ver a lucratividade como um patrimônio da empresa que deve voltar para ela em forma de marketing, principalmente, e modernização. Não se esqueça do fundo de reserva, que também deve ser retirado do lucro de sua empresa: deixe 10% ou 15% do seu lucro para emergências, aplique esse dinheiro e não o use de forma alguma, pois, se algum dia a crise bater forte na sua porta, você terá onde buscar.
Somente seguindo o caminho inverso de Midas, ou seja, entendendo que a avareza é prejudicial e que o bom senso é benéfico, somente assim sua empresa terá sempre recursos suficientes para enfrentar qualquer crise global, pois estará financeiramente abastecida.
Fonte: O Lojista - CDL Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário