sábado, 21 de agosto de 2010

Competitivo ou hipercompetitivo?

Para Kotler, um mercado competitivo, geralmente podem-se sustentar a posição de mercado e a vantagem competitiva. Num mercado hipercompe­titivo, não existe quase nenhuma vantagem competitiva sustentável disponível.
Uma mudança tecnológica rápida e a globalização podem des­truir vantagens competitivas da noite para o dia. A única esperança é praticar uma melhoria contínua e, alguns dizem, avanços contínuos.
Jack Welch, dizia a seus funcionários: "Mudar ou morrer!". Talvez a única vantagem que uma empresa possa ter é a capacidade de mu­dar mais rapidamente do que os concorrentes.
É claro que as empresas deveriam estudar outras empresas que passaram a dominar determinados processos, seja o desenvolvimento de um produto, a retenção de clientes, ou até mesmo a entrega de uma encomenda.
No entanto, o benchmar­king tem duas formas: a passiva, em que uma empresa copia as práticas de outra, e a criativa, em que uma empresa copia e melhora o processo visto numa outra empresa, ou seja, "melhorar o me­lhor", não apenas "copiar o melhor".

Professor Menegatti

Nenhum comentário: