quarta-feira, 3 de junho de 2009

Informativo da Secretaria de Comércio e Serviços

Vendas devem crescer 9% no Dia dos Namorados
O Dia dos Namorados deve gerar um aumento de 9% nas vendas das lojas de shopping, segundo previsão da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Considerada a terceira melhor data para o varejo, a ocasião também vai elevar o fluxo de pessoas em 7% em relação a 2008.
O setor de vestuário, seguido por calçados e perfumaria vão permanecer como destaques. A expectativa positiva confirma a recuperação do mercado, que sofreu pequena queda nas vendas no primeiro bimestre do ano, acelerando o aumento desde março.

"No primeiro trimestre destacamos, através de monitoramento, aumento de 7,5% nas vendas em todo o Brasil. Esse número condiz com a expectativa da Abrasce para o ano", diz o diretor executivo da entidade, Luiz Fernando Veiga.

Vendas de carros tem alta de 3,22% em maio
As vendas de veículos -automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus- cresceram 2,04% em maio ante o mesmo mês de 2008. Na comparação com abril, houve acréscimo de 5,38%. Para o presidente da Fenabrave (associação dos concessionários), Sérgio Reze, com o comportamento da demanda até agora, o mercado deve repetir neste ano o desempenho de 2008, quando houve recorde de vendas. No acumulado ano, o volume de vendas ainda é 0,15% inferior ao registrado em 2008.

Impressionista
O Banco Real elevou em 10% sua carteira de clientes do segmento Van Gogh, de alta renda, nos últimos 12 meses, atingindo 900 mil contas ativas. Os investimentos do segmento cresceram 26% no período. O banco atribui o resultado ao foco na assessoria financeira.

Bem longe da crise
Contrariando as previsões mais pessimistas, o mercado de automóveis continua aquecido. As vendas até o dia 25 de maio indicavam que o resultado do mês ficará em torno de 240 000 unidades emplacadas, ante as 234 000 de abril. O desempenho é praticamente o mesmo de maio de 2008, o melhor ano da história da indústria no país. A previsão para junho é de vendas ainda maiores, ajudadas pelo fim da redução do imposto sobre produtos industrializados. Assim como ocorreu em março, quando venceu o primeiro acordo do governo com as montadoras, deve haver uma corrida de consumidores em busca de carros com desconto. Nesse cenário de vendas em alta, quem mais se destacou foi a Fiat, que voltou a superar a Volkswagen e manteve a liderança nas vendas internas.

Academia individual
O empresário Cassiano Ximenes, que em 2004 trouxe para o Brasil a Contours, rede de academias exclusivas para mulheres, inaugura em julho a primeira academia “personal” do Brasil. Ximenes fechou contrato com a Fitness Together, rede americana que oferece tratamento personalizado a cada aluno. As salas de treinamento, os vestiários e os professores são individuais e cada unidade atende, em média, 40 alunos por dia. Nos Estados Unidos a rede existe desde 1996 e tem cerca de 700 unidades. O objetivo de Ximenes é ter 60 academias até 2014. A primeira será na região dos Jardins, em São Paulo.

A Trevisan sem Trevisan
O empresário Antoninho Marmo Trevisan não faz mais parte da empresa de auditoria que criou em 1983. Muito amigo do presidente Lula, Trevisan viu sua empresa crescer meteoricamente nos primeiros anos do atual governo. Denúncias não comprovadas de favorecimento, no entanto, tornaram a vida da empresa mais difícil. Recentemente, os demais sócios de Trevisan na empresa, liderados por Eduardo Pocetti, compraram a parte do fundador. Os novos controladores mantiveram a parceria com a alemã BDO, sócia da empresa desde 2004 e quinta maior companhia de auditoria do mundo. Agora, os sócios querem desvincular a imagem da empresa de Trevisan. Até o início de 2010, o nome do fundador sai e fica apenas BDO. Trevisan continua à frente de sua faculdade e de uma empresa de consultoria empresarial.

Crise no Rodoanel
A crise financeira atingiu a Engepar, empreiteira que fazia a terraplenagem das obras do rodoanel de São Paulo. Com pagamentos a bancos e fornecedores atrasados, a empresa corre o risco de ficar sem máquinas. O banco Pine pediu a apreensão de duas escavadeiras e a Caterpillar entrou com ação pedindo a devolução de outras 30 máquinas.

Nenhum comentário: