sexta-feira, 29 de maio de 2009

Você sabe lidar com os conflitos?

Leia cada afirmativa e atribua pontos de acordo com a seguinte escala:
  • Sempre = 5
  • Quase sempre = 4
  • Às vezes = 3
  • Raramente = 2
  • Jamais = 1
Seja sincero(a) e boa sorte!

EU…
Nota
1) ...entendo que os conflitos são muitas vezes inevitáveis, pois temos diferenças de percepções, opiniões, enfim, diferenças individuais que são naturais ...

2) ...mesmo diante do desconforto e do constrangimento causados por um conflito, consigo manter meu autocontrole, e não me envolver emocionalmente, focando a situação e não as pessoas…

3) ...procuro me colocar no lugar dos outros, sendo sensível em relação aos seus sentimentos e compreensivo quanto às suas posições...

4) ...quando percebo que estou dentro de um conflito, procuro pensar numa forma de resolver a situação positivamente para os dois lados, o meu e o dos outros...

5) ...percebo que a melhor forma de contribuir para a solução de um conflito entre terceiros, é não tomar posições em favor ou contra alguma parte, e assumir uma postura neutra e tentar mediar, mantendo foco no problema e não nas pessoas…

6) ...consigo superar meus sentimentos de raiva e frustração com a situação e ser capaz de cooperar para encontrar uma solução adequada…

7) ...quando tenho alguma divergência e dificuldade com outra pessoa, procuro conversar diretamente com ela, colocando assertivamente o que está ocorrendo e como estou me sentindo…

8) ...consigo ouvir o outro, mesmo quando estou contrariado, para tentar entender seu ponto de vista…

9) ...acredito que a melhor solução é aquela que é boa para os dois lados, e que pode existir uma terceira alternativa, que não é a minha nem a dos outros…

10) ...procuro aprender com as situações de conflitos pessoais, ou com terceiros, no sentido de saber lidar de forma positiva com este tipo de situação…

11) ...tenho flexibilidade para entender outros pontos de vista diferentes dos meus…

12) ...cedo, quando percebo que isto poderá contribuir para um entendimento entre as partes e para resultados positivos para ambos.


Some as notas.
Na semana que vem, divulgo os resultados.
Denize Dutra - Consultora do MVC

Nenhum comentário: