sábado, 4 de dezembro de 2010

Supermercados planejam redução de 40% no uso de sacolas plásticas

Os supermercados no Brasil devem reduzir em 40% o uso de sacolas plásticas até 2015. A meta foi anunciada hoje pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), e inclui um manual de condutas do setor e a redução do uso de gases que causam o efeito estufa.
'O problema das sacolas plásticas faz parte de uma discussão mais ampla a respeito da própria relação entre sociedade e meio ambiente. A Abras se propõe a ser parte da solução deste problema e também ser multiplicadora do consumo consciente', afirmou o presidente da associação, Sussumu Honda.
A ideia da entidade é criar um sistema de mensuração para acompanhar o cumprimento das metas de redução no uso de sacolas, além de elaborar um manual com a função de conscientizar funcionários e consumidores sobre os benefícios da ação. O objetivo da Abras é atingir 30% de redução no uso de sacolas já em 2013 e alcançar a totalidade das empresas do setor supermercadista.
'No entanto, para que isso aconteça, é preciso que o Poder Público também faça a sua parte', afirma Honda. O presidente da associação defende a criação de uma única lei federal para disciplinar a utilização das sacolinhas. 'Assim, impedindo a multiplicação de leis estaduais e municipais que vêm mais para confundir e impossibilitam qualquer aplicação prática', completou, enfatizando a necessidade também do aprimoramento da coleta seletiva no país.
A Abras destacou ainda que defende a eliminação da distribuição gratuita de sacolas plásticas ou de qualquer material nos supermercados, 'desde que não prejudique o consumidor e as relações de consumo'..
Fonte: Valor Online

Nenhum comentário: