A inadimplência (número de registros incluídos no SPC Brasil) apresentou um crescimento de 1,24% em outubro de 2010, em relação a setembro. Os fatores que influenciaram esse aumento foram a proximidade do natal e injeção recursos na economia via expansão de crédito, restituição do imposto de renda e pagamento de parte do décimo terceiro, fez com que grande parte dos empresários aproveitasse para registrar seus débitos junto ao SPC, com a expectativa que grande parte destas pessoas inscritas honre seus compromissos, para poder voltar a consumir.
O número de consultas ao SPC Brasil (maior banco de dados da América Latina), para compras a prazo e pagamentos de cheque apresentou uma queda de 0,11%. O leve recuo das vendas pode estar relacionado às eleições deste ano, ocorrida no primeiro e último domingo de outubro o que pode ter gerado certa instabilidade no mercado interno, além do menor fluxo de consumidores durante esse período. Em outubro, a comemoração do Dia das Crianças não implicou em melhor resultado nesta base.
Na comparação com o mesmo mês anterior (outubro/09), o número de consultas apresentou crescimento de 8,93%. E no acumulado do ano um aumento de 8,27%. O resultado se refere ao ritmo de aquecimento nas vendas que segue em expansão, impulsionados pelo tripé da economia emprego, renda e crédito. O mercado de trabalho formal segue em menor ritmo, mas ainda registrando recordes no volume de empregos no acumulado do ano cerca de 2,2 milhões de postos de trabalho com carteira assinada. A massa de rendimento dos ocupados registrou em setembro aumento na ordem de 10,1% se comparada com setembro de 2009, o que equivale a R$ 33,8 bilhões. Outro fato é que o crédito vem desempenhando um papel fundamental na economia à medida que financia os gastos das famílias e movimenta o consumo interno, chegando a 46,7% do PIB, R$ 1,162 bilhões.
A maioria (53,77%) das pessoas registradas no SPC Brasil, foi do sexo feminino, e a minoria 46,23% do sexo masculino. Por faixa etária (26,31%) dos registros ocorreram na faixa de idade entre 30 a 39 anos, e a minoria (7,29%) com idade acima de 65 anos. Já as pessoas entre 40 e 49 tiveram (21,1%) de 50 a 64 (16,54%), os de idade entre 18 a 24 (14,09%), e de 25 a 29 (13,49%).
O volume de pessoas que regularizaram seus débitos junto ao SPC teve uma queda de 3,72%. O resultado é que à medida que os consumidores melhoram o orçamento, procuram regularizar seus débitos em meses anteriores. A queda no número de cancelamentos pode estar atrelada a queda do número de registro observado neste ano.
PESQUISA
O Indicador CNDL/SPC Brasil de Vendas e Inadimplência é apurado com base na média de consultas ao banco de dados em todos os Estados do País e no Distrito Federal. Atualmente, o cadastro de consumidores conta com aproximadamente 150 milhões de CPFs (Cadastro de Pessoas Físicas), dentre os quais existem pessoas com débitos e também aquelas que apenas foram consultadas, mas que se encontra em dia com os seus compromissos financeiros.
O Indicador CNDL/SPC Brasil de Vendas e Inadimplência tem como principal objetivo medir a variação do volume de consultas, tanto de vendas, quanto de recuperação de crédito, em períodos pré-determinados. O público-alvo desta pesquisa é amplo. Abrange não apenas os comerciantes, mas empresários de todos os setores da economia, interessados em auferir com segurança a situação das vendas, recuperação e/ou agravamento da crise econômica, risco de crédito, aumento da inadimplência, elevação do número de consultas e arrefecimento da poupança.
O número de consultas ao SPC Brasil (maior banco de dados da América Latina), para compras a prazo e pagamentos de cheque apresentou uma queda de 0,11%. O leve recuo das vendas pode estar relacionado às eleições deste ano, ocorrida no primeiro e último domingo de outubro o que pode ter gerado certa instabilidade no mercado interno, além do menor fluxo de consumidores durante esse período. Em outubro, a comemoração do Dia das Crianças não implicou em melhor resultado nesta base.
Na comparação com o mesmo mês anterior (outubro/09), o número de consultas apresentou crescimento de 8,93%. E no acumulado do ano um aumento de 8,27%. O resultado se refere ao ritmo de aquecimento nas vendas que segue em expansão, impulsionados pelo tripé da economia emprego, renda e crédito. O mercado de trabalho formal segue em menor ritmo, mas ainda registrando recordes no volume de empregos no acumulado do ano cerca de 2,2 milhões de postos de trabalho com carteira assinada. A massa de rendimento dos ocupados registrou em setembro aumento na ordem de 10,1% se comparada com setembro de 2009, o que equivale a R$ 33,8 bilhões. Outro fato é que o crédito vem desempenhando um papel fundamental na economia à medida que financia os gastos das famílias e movimenta o consumo interno, chegando a 46,7% do PIB, R$ 1,162 bilhões.
A maioria (53,77%) das pessoas registradas no SPC Brasil, foi do sexo feminino, e a minoria 46,23% do sexo masculino. Por faixa etária (26,31%) dos registros ocorreram na faixa de idade entre 30 a 39 anos, e a minoria (7,29%) com idade acima de 65 anos. Já as pessoas entre 40 e 49 tiveram (21,1%) de 50 a 64 (16,54%), os de idade entre 18 a 24 (14,09%), e de 25 a 29 (13,49%).
O volume de pessoas que regularizaram seus débitos junto ao SPC teve uma queda de 3,72%. O resultado é que à medida que os consumidores melhoram o orçamento, procuram regularizar seus débitos em meses anteriores. A queda no número de cancelamentos pode estar atrelada a queda do número de registro observado neste ano.
PESQUISA
O Indicador CNDL/SPC Brasil de Vendas e Inadimplência é apurado com base na média de consultas ao banco de dados em todos os Estados do País e no Distrito Federal. Atualmente, o cadastro de consumidores conta com aproximadamente 150 milhões de CPFs (Cadastro de Pessoas Físicas), dentre os quais existem pessoas com débitos e também aquelas que apenas foram consultadas, mas que se encontra em dia com os seus compromissos financeiros.
O Indicador CNDL/SPC Brasil de Vendas e Inadimplência tem como principal objetivo medir a variação do volume de consultas, tanto de vendas, quanto de recuperação de crédito, em períodos pré-determinados. O público-alvo desta pesquisa é amplo. Abrange não apenas os comerciantes, mas empresários de todos os setores da economia, interessados em auferir com segurança a situação das vendas, recuperação e/ou agravamento da crise econômica, risco de crédito, aumento da inadimplência, elevação do número de consultas e arrefecimento da poupança.
CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE DIRIGENTES LOJISTAS – CNDL
SERVIÇO DE PROTEÇÃO AO CRÉDITO – SPC BRASIL
Jesus Ribeiro - In Press Porter Novelli - Assessoria de Imprensa
(61) 3213-2030 – 3323 8764 - (61) 9974-3347
jesus.ribeiro@inpresspni.com.br - www.inpresspni.com.br
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