As redes varejistas devem iniciar uma série de melhorias
Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, as redes varejistas devem iniciar uma série de melhorias para adequar todos os checkouts às normas do Anexo I da NR 17 (Ergonomia) que passaram a valer em 2007 e coloca como prazo máximo para a regularização dos postos de trabalho o ano que vem.
“São alterações fundamentais que reduzirão de forma significativa os problemas de saúde do trabalhador e darão maior segurança na execução das atividades. Lesão por esforço repetitivo, por exemplo, é o grande vilão. Detalhes como o posicionamento da balança na parte frontal do caixa podem reduzir problemas na coluna e diminuir o número de faltas no trabalho”, explica Márcio Aldecoa, da LIFE PQV, empresa especializada na avaliação ergométrica de postos de trabalho. A consultoria também tem estudo realizado em grandes redes de varejo.
Alguns itens que as empresas devem atender são: manter condições de iluminação, ruído, conforto térmico, bem como a proteção contra outros fatores de risco químico e físico, proteger os operadores de checkout contra correntes de ar, vento ou grandes variações climáticas, utilizar superfícies opacas que evitem reflexos incômodos no campo visual do trabalhador. Soma-se a isso concepção do posto de trabalho do operador de checkout para prever a possibilidade de fazer adequações ou ajustes localizados, exceto nos equipamentos fixos, considerando o conforto dos operadores e a balança de estar localizada frontalmente e próxima ao operador, entre outras modificações.
Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, as redes varejistas devem iniciar uma série de melhorias para adequar todos os checkouts às normas do Anexo I da NR 17 (Ergonomia) que passaram a valer em 2007 e coloca como prazo máximo para a regularização dos postos de trabalho o ano que vem.
“São alterações fundamentais que reduzirão de forma significativa os problemas de saúde do trabalhador e darão maior segurança na execução das atividades. Lesão por esforço repetitivo, por exemplo, é o grande vilão. Detalhes como o posicionamento da balança na parte frontal do caixa podem reduzir problemas na coluna e diminuir o número de faltas no trabalho”, explica Márcio Aldecoa, da LIFE PQV, empresa especializada na avaliação ergométrica de postos de trabalho. A consultoria também tem estudo realizado em grandes redes de varejo.
Alguns itens que as empresas devem atender são: manter condições de iluminação, ruído, conforto térmico, bem como a proteção contra outros fatores de risco químico e físico, proteger os operadores de checkout contra correntes de ar, vento ou grandes variações climáticas, utilizar superfícies opacas que evitem reflexos incômodos no campo visual do trabalhador. Soma-se a isso concepção do posto de trabalho do operador de checkout para prever a possibilidade de fazer adequações ou ajustes localizados, exceto nos equipamentos fixos, considerando o conforto dos operadores e a balança de estar localizada frontalmente e próxima ao operador, entre outras modificações.
Fonte: Portal Supermercado Moderno
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