Apresentação da Nota Fiscal Eletrônica é feita em Itaperuna
A Nota Fiscal Eletrônica é um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar, para fins fiscais, uma operação de circulação de mercadorias ou uma prestação de serviços, ocorrida entre as partes. Sua validade jurídica é garantida pela assinatura digital do remetente (garantia de autoria e de integridade) e pela recepção, pelo Fisco, do documento eletrônico, antes da ocorrência do fato gerador.A Nota Fiscal Eletrônica (NFe) já é obrigatória para inúmeros setores e, ao longo do tempo, todas as empresas, independente do porte ou atividade, serão obrigadas a utilizá-la. A partir de 1º de setembro mais 53 segmentos serão obrigados a emitir Nfe.
Durante a palestra, João Carlos,esclareceu que o credenciamento das empresas para a emissão da NFe se dá pelo CNAE, mas se a empresa praticar uma das atividades ou importar produto que obriga à utilização da NFe está obrigada a utilizar independente de eventual erro de cadastramento. O conselho é que as empresas revejam os seus CNAE’s, para que representem de fato o que as empresas fazem.
A empresa obrigada precisa estar credenciada para emitir a NFe, assim, caso não seja credenciada de ofício pela Sefaz, deverá solicitar o credenciamento. Por outro lado, caso não seja obrigada e tenha sido credenciada de ofício, deve pedir o descredenciamento. Erros de credenciamento não podem ocorrer em razão da atividade declarada como exercida cadastrada na Sefaz.
Durante a apresentação, foi emitida uma Nota Fiscal Eletrônica como demonstração para aproximadamente 150 pessoas presentes no evento.
Para maiores informações acesse o Portal da Nota Fiscal Eletrônica.
Nilciane Gripa - Representação Regional Noroeste - Sistema FIRJAN - www.firjan.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário