segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Informação, Conhecimento e Habilidade - A Tríade do Sucesso

Todos sabemos que para termos sucesso em nossa área profissional precisamos reunir inúmeras competências, ter muito entusiasmo e atitude. Frequentemente somos bombardeados por ofertas de cursos, palestras, anúncios de faculdades, além de diversas notícias nas mais variadas mídias falando sobre a necessidade de capacitação para o mercado.
Na ânsia deste tão sonhado sucesso, nos matriculamos em cursos, lemos livros, freqüentamos a faculdade ou especialização, pesquisamos na internet, enfim vamos em busca do desenvolvimento de competências. Mas muitas vezes temos a sensação de que por mais que procuremos nos aperfeiçoar os resultados não estão aparecendo. Onde estaríamos errando?
Talvez o principal problema seja que estamos buscando apenas informações, mas raramente desenvolvemos conhecimento e habilidades.
Existe uma grande diferença entre informação, conhecimento e habilidade e para conseguirmos resultados precisamos ir além da informação, é necessário conhecimento e acima de tudo muita habilidade.

Informações: Informação é o ato ou efeito de informar-se, são dados acerca de alguém ou de algo. Informação é um dado ou notícia trazida ao conhecimento de uma pessoa ou do público. Podemos nos informar de diversas formas como: ler um jornal ou revista, pesquisar na internet, um curso ou palestra, freqüentando a universidade, conversando com alguém ou até mesmo fazendo uma visita a um concorrente ou benchmarking.
Embora a informação seja de suma importância para a conquista dos nossos objetivos, muitas pessoas interrompem o processo de criação de competências apenas na primeira etapa. Ou seja, absorvemos informação mas não a colocamos em prática. E pior de tudo, com o tempo acabamos esquecendo, pois nosso cérebro não guarda por longo período dados que não são necessários. A lógica é: “Se não estamos utilizando, relembrando, praticando, o cérebro julga não ser útil e deleta”.

Conhecimento: É o ato ou efeito de conhecer. É uma prática ou experiência de vida. Conhecimento é discernimento, critério e apreciação.
Embora informação e conhecimento possam parecer coisas semelhantes, se analisarmos profundamente concluímos que o conhecimento está num estágio mais avançado, ele é a prática da informação. Por exemplo: ao ler um manual de instruções sobre um equipamento que você nunca utilizou você adquire informações sobre ele, mas você não pode afirmar que tem conhecimento sobre aquele equipamento. Porém ao testar, pesquisar, buscar mais informações com profissionais competentes e experientes, e praticar as informações de operação contidas no manual você se familiariza com a sua utilização e com o tempo adquire o “conhecimento”.

Habilidade: É a qualidade de ser hábil. A pessoa hábil é aquela que tem aptidão, competência, agilidade, inteligência, astúcia, que é engenhoso e que tem capacidade legal para certos atos.
Habilidoso é aquele que possui notável desempenho e elevada potencialidade em determinada atividade.
Podemos considerar a habilidade como o estágio mais elevado da “tríade para o sucesso” e só a adquirimos com a prática constante e insistente dos dois itens anteriores (informação e conhecimento).
Por exemplo: Um músico que deseja aprender a tocar uma nova canção, primeiro tem que buscar informação (escutar várias vezes a música, analisar sua harmonia, melodia e seu ritmo para pouco a pouco ir transferindo-a para seu instrumento), e depois de tocar por várias vezes a canção, dominando suas características, timbres e passagens, ele adquire o conhecimento. Porém somente com a prática insistente e constante é que ele poderá chegar ao nível de habilidade, que é o total domínio sobre aquela composição, com agilidade, astúcia e fluência nos compassos com notas rápidas ou mais difíceis, e com a autonomia necessária para empregar o sentimento e emoção que a obra exige.
Eis a tríade do sucesso. Devemos sempre buscar novas informações, mas termos maturidade para colocá-las em prática afim de transformá-la em conhecimento, e principalmente entusiasmo e persistência para praticar e aperfeiçoar constantemente este novo conhecimento afim de adquirirmos habilidade sobre ele.
Em um mercado onde a competitividade é agressiva, a diferença entre o sucesso e o fracasso está em nossa capacidade de nos destacarmos, se diferenciar da concorrência, oferecer um verdadeiro show de desempenho em nossa área, e para isto é preciso informação, conhecimento e muita habilidade.
Afine-se para o sucesso!
Por: Fabiano Brum

Nenhum comentário: