segunda-feira, 21 de junho de 2010

MENSAGEM

Líder: Motivador de Pessoas

As empresas nunca são mais fortes e nem mais dinâmicas do que as pessoas que lideram. E um líder sempre será reconhecido pelos resultados de suas atitudes.

E não tenha dúvida, estes resultados são medidos em forma de atingimento de metas, melhoria de qualidade e resultados, performance e principalmente a manutenção do espírito de equipe.

A questão da motivação é muito forte em todos os princípios de liderança.

O brasileiro Carlos Ghosn, nascido em Guajará-Mirim no estado de Rondônia e criado no Rio de Janeiro, hoje presidente mundial da Nissan que ele ajudou a salvar e a tornar uma das montadoras mais lucrativas do mundo e ainda presidente mundial da Renault fez uma colocação que tem tudo a ver com liderança e motivação na vida e no mundo dos negócios.

Ele disse: “A única coisa que faz a diferença é a motivação... Se você perder a motivação aos poucos você perde tudo”.

É até um paradoxo quando ouvimos que o pior funcionário é aquele que faz tudo o que você pede ou aquele que nunca faz o que você pede. Em motivação também é assim: Sem ela você não faz nada e só com ela você também não faz. O que vale é o equilíbrio.

Liderar tem como atributo principal influenciar pessoas com nossas idéias, oferecer inspiração, criar foco para ações práticas e principalmente dar o exemplo.

No meu livro No Topo do Mundo – Motivados para Vencer – Editora Ideia - eu trabalhei esta questão quando disse: “Uma palavra convence... Um exemplo arrasta Multidões”.

Na minha trajetória profissional, após quase duas mil palestras realizadas vi muita empresa de fundo de quintal se transformar em verdadeiros impérios...

Exemplos são muitos, gostaria de citar todos aqui. Um, em particular, de grande admiração que tenho, meu amigo, Sr. Mário Gazin, do Grupo Gazin, uma das maiores empresas brasileiras e sempre entre as melhores para se trabalhar na América Latina.

Conheci o Sr. Mário, eu recém formado e ele vindo carregar o pequeno caminhão na hora do almoço (Indústria de Estofados que eu trabalhava) e eu ajudava a carregar. E ele mantém a mesma humildade daqueles tempos. Um verdadeiro líder.

Leia a reportagem “As bombinhas e o bilhão” Revista Exame edição 949 que conta a história do Grupo Gazin, um exemplo a ser seguido.

Vi também impérios ruírem justamente porque não tiveram um líder, não investiram em pessoas, havia sempre um clima tenso e desmotivante e principalmente, sem nenhum tipo de humildade.

E liderança se faz com motivação e humildade. E ser humilde não significa perder o foco, pelo contrário, é estar sempre ajustando o foco. É o foco que garante o lucro. E ajustar o foco é sempre colocar o cliente no centro dos negócios.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

Gilclér Regina

Nenhum comentário: