Ao escolher um produto ou serviço, o consumidor não avalia somente o produto
A consultoria GS&MD – Gouvêa de Souza, realizou estudo mundial com objetivo de mensurar os impactos da sustentabilidade no comportamento do consumidor. O resultado foi que ao escolher um produto ou serviço, o consumidor não avalia somente o produto em si. “Ele considera também o aspecto sustentabilidade. E não compra visando somente seu conforto, mas também o que seu ato pode representar para o meio ambiente”, explica Luiz Fernando Goes, responsável pela área e inteligência do mercado da GS&MD.
No entanto, os entrevistados enfatizaram a falta de informação por parte das empresas. A expectativa é que os fornecedores eduquem as pessoas para um consumo mais sustentável. “No Brasil, 70% dos que foram entrevistados delegam para as empresas o ato da educação. No resultado global, esse índice cai para 41%”, afirma Goes.
“A comunicação ou a informação, seja na embalagem ou no ponto de venda, não estão sendo percebidas pelos consumidores”, destaca Marcos Gouvêa, diretor-geral da GS&MD. Isso obriga o consumidor a buscar essas informações em outros meios, como internet, televisão, rádio, entre outros. “Os empresários que não sonegarem informações sobre sustentabilidade naquilo que produzem ou vendem poderão cativar esse novo consumidor, que cresce de forma vertiginosa”, aconselha o diretor.
A advogada Ana Luisa Ariolli, especializada em direito ao consumidor concorda com Gouvêa, e acrescenta que informações sobre o serviço ou produto - como por quem e de que forma foi produzido, certificações e selos que indicam conformidade com a legislação do homem e com as leis ambientais - se tornarão um diferencial às empresas. “O fornecedor sério é aquele que busca fidelizar seu cliente de forma positiva, entregando a ele não só produtos e serviços, mas informação sobre preço, qualidade, características, composição, riscos e os impactos que o produto ou serviço trarão para a qualidade de sua vida e para o meio ambiente”, explica Ana Luisa.
Gouvêa ainda ressalta que esse novo perfil de consumo tem muito a ser explorado pelas empresas. “As mudanças no estilo de vida do consumidor terão um forte impacto no consumo ao longo dos próximos anos e gerarão novas oportunidades de negócios, produtos e serviços”, afirma.
A consultoria GS&MD – Gouvêa de Souza, realizou estudo mundial com objetivo de mensurar os impactos da sustentabilidade no comportamento do consumidor. O resultado foi que ao escolher um produto ou serviço, o consumidor não avalia somente o produto em si. “Ele considera também o aspecto sustentabilidade. E não compra visando somente seu conforto, mas também o que seu ato pode representar para o meio ambiente”, explica Luiz Fernando Goes, responsável pela área e inteligência do mercado da GS&MD.
No entanto, os entrevistados enfatizaram a falta de informação por parte das empresas. A expectativa é que os fornecedores eduquem as pessoas para um consumo mais sustentável. “No Brasil, 70% dos que foram entrevistados delegam para as empresas o ato da educação. No resultado global, esse índice cai para 41%”, afirma Goes.
“A comunicação ou a informação, seja na embalagem ou no ponto de venda, não estão sendo percebidas pelos consumidores”, destaca Marcos Gouvêa, diretor-geral da GS&MD. Isso obriga o consumidor a buscar essas informações em outros meios, como internet, televisão, rádio, entre outros. “Os empresários que não sonegarem informações sobre sustentabilidade naquilo que produzem ou vendem poderão cativar esse novo consumidor, que cresce de forma vertiginosa”, aconselha o diretor.
A advogada Ana Luisa Ariolli, especializada em direito ao consumidor concorda com Gouvêa, e acrescenta que informações sobre o serviço ou produto - como por quem e de que forma foi produzido, certificações e selos que indicam conformidade com a legislação do homem e com as leis ambientais - se tornarão um diferencial às empresas. “O fornecedor sério é aquele que busca fidelizar seu cliente de forma positiva, entregando a ele não só produtos e serviços, mas informação sobre preço, qualidade, características, composição, riscos e os impactos que o produto ou serviço trarão para a qualidade de sua vida e para o meio ambiente”, explica Ana Luisa.
Gouvêa ainda ressalta que esse novo perfil de consumo tem muito a ser explorado pelas empresas. “As mudanças no estilo de vida do consumidor terão um forte impacto no consumo ao longo dos próximos anos e gerarão novas oportunidades de negócios, produtos e serviços”, afirma.
Fonte: Diário do Comércio
Nenhum comentário:
Postar um comentário