quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Informativo da Secretaria de Comércio e Serviços – SCS

Curtas

Máquina lenta
"Há um descompasso entre a realidade e o que vem sendo veiculado sobre a Lei do Empreendedor Individual. Enquanto o Portal do Empreendedor informa que são necessários apenas 30 minutos para a formalização, no Rio estou aguardando há mais de um mês. Ninguém tem informações: nem o Sebrae, nem o Ministério do Desenvolvimento, nem a Junta Comercial do Estado do Rio. A iniciativa do governo é ótima, mas quem tenta se registrar passa por um calvário".

Porto de Santos tem movimento recorde

Em nota, a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) informou que as cargas de Exportação, cuja alta foi de 25,3%, para 6,058 milhões de toneladas, foram determinantes para o resultado e representaram 72,9% do movimento. As importações vêm apresentando melhora ao atingir 2,251 milhões de toneladas, "o melhor volume mensal movimentado no ano e o mais significativo resultado desde novembro."

Vendas dos supermercados crescem 4%
As vendas dos supermercados cresceram 4,12% em agosto em relação ao mesmo mês de 2008, de acordo com a Abras (Associação Brasileira de Supermercados). Na comparação com julho de 2009, houve alta de 0,80%. No acumulado dos oito primeiros meses de 2009, em comparação com o mesmo período do ano anterior, o resultado chega a 5,30%. Os índices já foram deflacionados pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). Em agosto, o AbrasMercado, cesta de 35 produtos de largo consumo, caiu 2,90%, em relação ao mês anterior. Já na comparação com agosto de 2008, o índice subiu 2,25%.

Na mira do BC
Um relatório do Banco Central sobre a liquidez dos bancos brasileiros causou mal-estar no mercado. Ele mostra que três instituições estão com índice de Basiléia abaixo do patamar mínimo de 11%. Terão, agora, de apresentar um plano de capitalização, com recursos próprios ou de terceiros.

Negócio bilionário
A HP do Brasil acaba de assinar um mega contrato de outsourcing com a Vale. O valor é mantido a sete chaves, mas é bilionário. Este é o maior contrato de toda a história da HP mundial em 2009 e um dos dez maiores da história da Hewlett-Packard. Para a Vale, o contrato é estratégico para fortalecer a empresa como player global.

Hora do chá
O Rei do Mate está celebrando. Por mês, são vendidos 1,4 milhão de copos de mate, 400 mil xícaras de café espresso e 100 toneladas de pão de queijo, em suas 266 unidades, que recebem anualmente cerca de 20 milhões de consumidores. A rede vai terminar o ano com um total de 290 pontos de venda em 17 Estados e quer atender 24 milhões de pessoas.

Em alta
A operação brasileira da UPS está em alta. O Brasil figura em uma seleta lista de países que receberão polpudos aportes financeiros do grupo de entregas expressas. Os olhos da UPS estão focados no Brasil, na Índia, China e África do Sul, países com capacidade de compensar a baixa sofrida na Europa e nos Estados Unidos. Fontes estimam que o investimento atinja a casa dos R$ 400 milhões, sendo que a maior parte tem o Brasil como destino. A presidente da UPS, Nadir Moreno, está com a faca e o queijo na mão. FedEx e DHL que se cuidem.

Nenhum comentário: