A inadimplência do consumidor registrou baixa de 4,49% em dezembro, ante expansão em novembro de 4,59% nos registros de inscrição de devedores junto ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Essa baixa ocorre depois de dois meses consecutivos de altas, e é explicada em parte pela injeção de recursos provenientes do pagamento da segunda parcela do 13º salário, o que fez com que inadimplentes quitassem seus débitos junto ao SPC Brasil.
Na comparação com dezembro de 2009, houve alta de 2,73% na inadimplência ao consumidor, em consequência do aumento da confiança em função do bom cenário econômico do País, o que transmitiu otimismo e permitiu que o consumidor gastasse mais este fim de ano.
No ano, a inadimplência apresentou baixa de 1,85%, em função do maior rendimento da população e a escalada da massa salarial, aliados aos 2,5 milhões de empregos formais gerados em 2010. Esses fatores também contribuíram para o maior volume de consumo, o que explica o grande número de consultas realizadas para compras a prazo e pagamentos em cheque nos mais de 800 mil pontos credenciados pelo SPC Brasil.
Em dezembro, as consultas no SPC Brasil cresceram 34,17% ante novembro, após alta de 2,87% entre novembro e outubro. O bom resultado, verificado em todo o ano, reflete a melhor oferta de crédito e o aumento do poder de compra do trabalhador, além de fatores conjunturais como a queda do dólar, que impulsionou as vendas de importados de vários segmentos, entre os quais produtos alimentício, calçados, roupas e perfumaria, além de eletroeletrônicos de maior valor agregado.
Ante dezembro de 2009, as consultas apresentaram alta de 10,56%, e, durante todo o ano de 2010, as consultas foram 8,25% maiores.
A combinação de maior oferta de crédito e disponibilidade imediata de recursos também explica o baixo valor das parcelas devidas em atraso, conforme números do SPC. Em dezembro, 75,17% das parcelas em débito tiveram valor inferior a R$ 250. Desse montante, 27,58% são de débitos de até R$ 50.
O baixo valor das parcelas em atraso facilita a quitação dos débitos, o que permite que mais consumidores cancelem seu registro de devedor junto ao SPC Brasil. Em dezembro, os cancelamentos cresceram 23,81%, ante elevação de 5,3% nos cancelamentos entre os meses de novembro e outubro. A comparação com dezembro de 2009 também mostra alta dos cancelamentos, de 3,54%, em função da melhora de diversos fundamentos econômicos do País. Como de costume, as mulheres lideraram os cancelamentos junto ao SPC Brasil. Em dezembro, elas representaram 54,07% dos cancelamentos.
PESQUISA
O Indicador CNDL/SPC Brasil de Vendas e Inadimplência é apurado com base nas consultas feitas a 150 milhões de Cadastros de Pessoa Física (CPFs) de consumidores junto ao SPC Brasil, o maior banco de dados desse segmento da América Latina.
O Indicador CNDL/SPC Brasil de Vendas e Inadimplência tem objetivo medir a variação do volume de consultas, tanto de vendas, quanto de recuperação de crédito, em períodos pré-determinados, e abrange não apenas o comércio mas também empresários de diversos setores da economia, e conta com informações simultâneas de 800 mil lojistas em todo o País.
CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE DIRIGENTES LOJISTAS – CNDL
SERVIÇO DE PROTEÇÃO AO CRÉDITO – SPC BRASIL
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