quinta-feira, 5 de agosto de 2010

É Preciso Ter Equilíbrio Para Ser Campeão

Sou um admirador de todas as vertentes das artes como: música, cinema, teatro, dança, pintura, entre outras, e acompanhando o quadro “Dança Dos Famosos 2010” do programa Domingão do Faustão, algo me chamou a atenção e provavelmente também da mesma forma a todos que vinham assistindo.
A participante Fernanda Souza levou a melhor contra a cotadíssima Sheron Menezes que vinha dando show a cada domingo e era apontada como a favorita tanto nos comentários do júrii artístico como do júri técnico.
O resultado do quadro foi uma surpresa para todos. Até mesmo a campeã Fernanda Souza custou a acreditar quando foi divulgada a sua vitória. Ela mesma já havia se contentado com um segundo lugar dado ao desempenho impecável que Sheron vinha apresentando.
Indiscutivelmente Sheron foi melhor que Fernanda Souza em todas as apresentações, menos na final, o que lhe custou o campeonato. Com muita simpatia, apresentações sem muitos malabarismos mas dentro daquilo que cada ritmo pedia, Fernanda prosseguiu por toda a competição e na grande final cometeu menos erros do que Sheron Menezes. Digo menos erros porque a impressão que deu é que Sheron perdeu para ela mesma. Escolheu uma coreografia com excesso de “firulas”, alguns erros, não fez passos importantes dentro de cada estilo e parecia muito nervosa.

Quais lições podemos tirar dessa situação para a nossa vida pessoal e profissional?

1 – Nem sempre vence o melhor, mas sim o que comete menos erros. Muitas vezes por ansiedade ou por querer mostrar ser o melhor acabamos cometendo erros que comprometem o nosso resultado. O vencedor é aquele que consegue chegar no final do percurso com mais equilíbrio e mais acertos. Sucesso é resultado!

2 – O jogo só termina no apito final. Se Fernanda Souza tivesse desistido e não se esforçasse para chegar na final com boas apresentações talvez não se tornaria vencedora. O resultado sempre está no final. Nunca desista!

3 – Preocupe-se em dar o melhor de você! Às vezes precisamos vencer os nossos próprios limites e não ficar brigando contra a concorrência, e foi o que Fernanda Souza fez o tempo todo. Ela não se preocupou em ganhar a Dança Dos Famosos e sim se entregar a dança, dar o melhor de si, fazer com prazer, não se preocupando muito com a competição. Isso a fez chegar mais relaxada na final e cometer menos erros do que Sheron Menezes que tinha o peso de ser a favorita e cobrava-se para ser campeã.

4 – Inove, mas nunca perca o foco. Sheron e seu parceiro de dança pecaram por excessos ao inovar demais em sua coreografia tentando deixá-la mais ousada e malabarística. Com isso eles perderam o foco dos estilos apresentados na final, incluindo passos não característicos da dança e se esquecendo de alguns passos tradicionais e importantes na visão dos jurados.

Use esse conceito em seu negócio. Inovação é importante, mas tome cuidado para não perder características essenciais para o seu produto, serviço e para seus clientes.

Afine-se para o sucesso!

Por: Fabiano Brum

Nenhum comentário: