quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Informativo da Secretaria de Comércio e Serviços - SCS

Curtas

O Conselho Superior de Cinema...
...divulgou um balanço do setor no Brasil. No ano passado, havia 2.278 salas de exibição no País, o dobro de uma década atrás. O crescimento é resultado do aumento do número de shoppings,onde estão atualmente mais de 70% das salas.

Azul quer ''vaga'' na fila de produção da Embraer
A Azul, terceira maior empresa aérea do País, quer se aproveitar de recuo em encomendas deaviões de Estados Unidos e Europa para ocupar espaços adicionais na fila de produção da Embraer em 2010, afirmou ontem Pedro Janot, presidente da companhia. A Azul começou a operar em dezembro e voa atualmente com 12 aeronaves Embraer.

Lojista quer regular cartões
O presidente do Serviço Nacional de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), Roberto Alfeu PenaGomes, afirmou que o comércio está trabalhando com os parlamentares para acelerar a criação do marco regulatório para cartões de crédito. Isso porque, na avaliação dos lojistas, o dinheiro deplástico é um dos "grandes sugadores do dinheiro dos consumidores". "O cartão de crédito éimportante, mas não pode acabar com o dinheiro do brasileiro"", disse. O governo deve definir uma proposta de regulamentar dos cartões até o fim deste mês. Alfeu reclamou também do duopólio hoje existentes no País. "Só há duas bandeiras no Brasil", criticou. ""O comércio virou refém da Redecard e da VisaNet."

O Walmart...
...quer criar um índice ambiental para colocar nas etiquetas dos produtos vendidos em suas lojas. A ideia é que as embalagens tragam informações como a quantidade de água necessária para a fabricação de um item ou o uso de pesticidas. Como maior rede de varejo do mundo, o Walmarttem poder para vetar empresas que se recusem a passar esse tipo de informação.

A lipo fez bem à TIM
Emagrecer faz bem à saúde. Essa foi a receita que o executivo Luca Luciani aplicou na TIM brasileira nos primeiros meses de 2009. A empresa decidiu desconectar um milhão de pessoas que engordavam sua base de clientes, mas não estavam gerando retorno para a companhia. O resultado foi o aumento da receita média por usuário, acima do padrão nacional, o que fez com que a estratégia da companhia fosse destacada no relatório Latin America Wireless Telecoms, distribuído na semana passada a investidores. Apesar do corte, a empresa manteve 37 milhões de usuários.

Bossanovafilms conectada
A produtora Bossanovafilms acaba de criar uma área interativa. O objetivo é profissionalizar a produção de conteúdo audiovisual para novas mídias. Segundo a sócia, Irma “Jimmy” Palma, a nova área foi uma demanda das próprias agências, que querem concentrar a produção de vídeos para todas as mídias em apenas um local. A produtora já estuda projetos no Brasil e nos Estados Unidos.

Upgrade
O Porto de Santos, o maior da América Latina, deve triplicar a sua movimentação de carga até o ano de 2014. Serão mais de 230 milhões de toneladas. O crescimento deve ser de mais de 280%.
Os investimentos serão altos: só a Brasil Terminal Portuário vai investir US$ 150 milhões narecuperação de um terreno onde havia um depósito de lixo.

Lojas Renner altera plano de expansão para 2009
Com a melhora nas condições macroeconômicas nos últimos meses e as oportunidades encontradas pela empresa junto aos empreendedores de shoppings, a Lojas Renner S.A. (Bovespa: LREN3) alterou seu plano inicial de expansão para este ano, aumentando para 10 o número de inaugurações, ao invés das oito unidades previstas inicialmente. Assim, serão abertas cinco lojas ao longo do segundo semestre, totalizando 120 unidades em operação até dezembro de 2009.

Consumidores ainda pouco dispostos a comprar pelo celular
O uso da internet pelo celular vem em forte expansão, com mais e mais americanos adotando smartphones e a adoção, pelo varejo, de cupons de descontos mobile. O m-commerce, porém, ainda parece ter que percorrer um bom caminho para decolar, de acordo com um relatório da eMarketer, para quem empresas e clientes estão hesitantes em adotar os celulares como meio de comércio. Preocupações com privacidade e segurança são um grande obstáculo nas mentes dos clientes e para as ações promocionais das empresas, de acordo com o relatório. Boa parte do mercado continua temerosa de compartilhar informações pessoais e números de cartões de crédito por meio de seus dispositivos móveis, o que faz com que as marcas fiquem mais cautelosas de oferecer produtos de alto valor agregado pelo celular.

HOPE inaugura mais uma franquia
O Rio de Janeiro acaba de ganhar a maior loja da HOPE, marca que é referência nacional emlingerie. Localizada no Norte Shopping, o espaço de 83m², traz todos os hits e as novidades da HOPE, que tem a atriz Juliana Paes como rosto de sua atual campanha. Essa é a 21ª franquia no Brasil, até o final do ano está prevista a inauguração de mais 10 lojas em todo o país.

Nenhum comentário: