Hoje é o Dia das Avós. Na semana passada foi comemorado o Dia do Amigo e, no último dia 15, o Dia Internacional do Homem. Pouca gente conhece ou comemora mas, se depender do varejo, daqui a alguns anos essas e outras datas comemorativas pouco tradicionais estarão no calendário do consumidores.
"Uma nova data leva cerca de quatro a cinco anos para se consolidar. É um movimento consistente que fazemos todo ano", diz o gerente de categoria de perfumaria do Boticário, Fábio Giglioli. Desde o ano passado, a empresa aposta no Dia do Homem e, neste ano, lançou até um perfume especial para a data. Segundo ele, as datas comemorativas espalhadas pelo ano representam 60% das vendas.
Amigo é para se guardar do lado esquerdo do peito, como diz a música, mas é também para se comemorar. A celebração do 20 de julho, dia dedicado à amizade, é tradicional na Argentina e começa a entrar no calendário brasileiro. Essa foi a aposta da Exclusivo Chopperia, que criou uma promoção para a data. Quem levasse o amigo, ganhava dois chopes. "O Dia do Amigo estava sendo bastante falado no Twitter e decidimos fazer essa promoção", diz uma das sócias da empresa, Renata Vale.
Os cinco primos da família Baccarini e a namorada de um deles só descobriram a promoção quando chegaram ao bar, mas gostaram da iniciativa. "Nem conhecia o Dia do Amigo, mas estou aprovando", disse Juliana Baccarini. A prima, Paula, se lembrou que em 2009 também comemorou a data "no susto". Ela aproveitou para sugerir outra data para o calendário. "Devia ter o dia dos primos", disse.
Hoje, a campanha será para as avós: quem levar a avó ganha duas sobremesas. "A gente tenta sempre fazer uma graça, um agrado ao cliente", diz Renata Vale.
Na rede de apart-hotéis Promenade, a comemoração do Dia da Secretária é tradicional. Todo ano a empresa investe em um agrado às secretárias de seus principais clientes. "É uma forma de estreitar o relacionamento com essas pessoas estratégicas nas empresas", diz a gerente comercial Danielle Almeida.
O evento deste ano ainda não foi definido. Em 2009, elas ganharam uma tarde de relaxamento em um SPA.
Quem sabe explorar as datas sai no lucro
Praticamente todo dia do ano é dedicado a alguma comemoração. E essas comemorações podem ser usadas pelo varejo para incrementar os negócios durante o ano inteiro. "Se as empresas soubessem como as datas comemorativas podem ser um filão, elas investiriam mais. O calendário tem inúmeras oportunidades de negócios", diz a professora de marketing da Faculdade de Tecnologia do Comércio, ligada à Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (Fatec/CDL-BH), Juliana Lobo.
Ela diz que as empresas podem identificar as datas que têm mais afinidade com o seu negócio e trabalhá-las. "Todo segmento pode fazer isso", diz. Juliana completa que não adianta investir na data em um ano e depois abandoná-la. "O investimento tem que ser contínuo porque para gravar uma data na cabeça do consumidor leva tempo", afirma.
Quem consegue fazer bem esse trabalho sai no lucro porque aumenta as vendas, cria um diferencial e se torna uma referência para aquela data. (APP)
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