quinta-feira, 10 de maio de 2012

INDICADORES

Inadimplência do consumidor volta a crescer em abril, diz SPC Brasil
A inadimplência do consumidor registrou alta de 4,45% em abril de 2012, na comparação com o quarto mês de 2011, segundo dados do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito). Essa é a 14º elevação em 15 meses do indicador de dívidas, tendo como base a comparação intra-anual, algo que só não aconteceu em março deste ano, quando o índice registrou a primeira queda após treze meses consecutivos de expansão.
Conforme avaliação da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), a alta da inadimplência registrada em abril é consequência do cenário macroeconômico mais favorável ao consumo em 2012, com reduções de tributos para itens industrializados e a recuperação mais forte do crescimento interno, que se ampara em políticas expansionistas como a redução dos juros básicos.
Vale apontar também que o resultado negativo da inadimplência em março, que interrompeu longo ciclo de altas, foi artificialmente alterado por conta do efeito calendário, uma vez que em março de 2012 houve mais dias úteis que março de 2011, uma vez que se comemorou o Carnaval ano passado no terceiro mês do ano, e não em fevereiro, como de costume.
A avaliação sem ajuste sazonal, que exclui esse fator extraordinário do calendário, mostra, por exemplo, um cenário mais confortável para o endividamento do consumidor, algo que a CNDL já projetava para este início de ano. Entre abril e março de 2012, segundo dados do SPC Brasil, a inadimplência registrou recuo de 4,79%.
No acumulado do ano, ainda devido à forte queda observada na comparação entre março de 2012 contra março de 2011, a inadimplência acumula queda de 1,50%.

Vendas
Em relação às consultas no SPC Brasil, que refletem em certa medida o nível de atividade no varejo, abril apresentou alta de 3,02% ante o quarto mês de 2011, a décima terceira elevação seguida na mesma base de comparação.
A comparação entre fevereiro e janeiro, com queda de 7,74% nas vendas a prazo, é enxergada com naturalidade pelos dirigentes lojistas, uma vez que ainda se observava em março os efeitos extraordinários já descritos de calendários diferentes para a comemoração do Carnaval no Brasil.
Em contrapartida, abril também teve maior número de feriados, o que reduz consideravelmente o volume de vendas nas lojas e shopping centers, conforme observa a CNDL. O número anual das vendas no varejo ficou positivo em abril, com crescimento acumulado de 4,28%.
Considera-se venda a prazo compras feitas com cheque ou no crediário.

Recuperação de crédito
Os números de cancelamento de registros, que dão medida ao nível de recuperação de crédito no varejo, foram positivos em abril, apresentando alta de 6,04% ante o mesmo mês de 2011. Já a comparação com o mês de março, sem ajuste sazonal, revelou queda do indicador, de 1,26% nos cancelamentos de registros junto ao SPC Brasil.
No acumulado do ano, a recuperação de crédito registra alta de 2,15%.




Fonte: Assessoria de Imprensa da CNDL

terça-feira, 8 de maio de 2012

Boas Vindas

A CDL dá as boas vindas à mais nova Associada:

Torres & Alcântara

Aproveitamos para agradecer a confiança a nós dedicada pelas Associadas antigas:

Miragás
Eletro Lider
Meireles Materiais de Construção
Fat's
Loja do João
Magazine Ao Rei dos Barateiros
Loja do Juca
Minimercado e Lanchonete Beline
Casa Marcellino
Serralheria Santa Verônica
Acredilar Center
Supermercado Ramos
Foto Miracema
Mepi Boutique
Danglar Calçados
Vagner Imóveis
Peçanha Nobre Calçados Ltda M. E.
Drogaria Maioli Tostes
Minimercado Tolentino
Constrular Materiais de Construção
Daqui Eletromóveis
Via Charm
Rouparia Exclusive
Casa de Saúde e Maternidade São Sebastião
Rio Stylu's
Mercearia Rainha
Genes Rodrigues da Silva M. E.
B. e J. Modas
Casa do Fazendeiro
Nort Copy
Horti Fruti Miracema
Mega Kids
Simone Modas Boutique
Quitanda do Ronaldo
Madeireira Água Quente
Sandrusat
Sacolão Hono
G. L. S. Informática
R. C. Lessas Material Elétrico
Mercado Paraíso de Miracema
Hospital de Miracema
Loja Lemes Ltda M. E.
Alpha Produções
Hellô Modas
Zapp
Pri Modas
Açougue Central
Livraria Fonte Viva
A. e T. Informática