O que deve impressionar é o conteúdo. A forma precisa ser simples, clara e muito bem organizada
O currículo é sua primeira apresentação em uma empresa. Você deve causar uma boa impressão e alguns cuidados na formatação, organização e no envio do currículo podem ser fundamentais na seleção para passar para a próxima fase no recrutamento. O principal é saber o que e como destacar entre as informações sobre suas habilidades e qualificações. “O currículo vende a imagem da pessoa e ajuda a mostrar seus pontos fortes”, afirma a gerente de aquisição de talentos da indústria farmacêutica Roche, Luciana Rauen.
Dez dicas para fazer um currículo bem apresentado
1) Tipos e fontes
Siga uma linha tradicional, use fontes Courier, Arial ou Times New Roman. Recursos de itálicos, negritos e sublinhados podem ser usados para destacar e organizar as informações.
2) Número de folhas
No máximo duas, de preferência brancas e grampeadas.
3) Ordem das informações
Priorize as mais importantes, com destaque para seus dados com endereço, telefone e e-mail, seguidos pelo interesse ou objetivo com a vaga, sua formação e experiências profissionais.
4) Foto somente se for solicitada
Use plano americano (retrato).
5) Corpo do e-mail ou em anexo
Sempre envie um anexo, mas faça uma apresentação com seus contatos no corpo do e-email.
6) Pretensão salarial
Vai atrapalhar se ficar muito distante do que a empresa oferece; pesquise antes o quanto costuma ser oferecido ou evite colocar.
7) Informações sobre redes sociais
Lembre que os perfis podem ser visitados pelo selecionador; prefira divulgar perfis profissionais.
8) Uso de modelos prontos
Sem problemas, mas é preferível utilizá-los como parâmetro, personalize.
9) Escrito à mão
Está fora de uso; envie sempre digitados.
10) Assinatura
Necessário só se solicitado.
O currículo é sua primeira apresentação em uma empresa. Você deve causar uma boa impressão e alguns cuidados na formatação, organização e no envio do currículo podem ser fundamentais na seleção para passar para a próxima fase no recrutamento. O principal é saber o que e como destacar entre as informações sobre suas habilidades e qualificações. “O currículo vende a imagem da pessoa e ajuda a mostrar seus pontos fortes”, afirma a gerente de aquisição de talentos da indústria farmacêutica Roche, Luciana Rauen.
Dez dicas para fazer um currículo bem apresentado
1) Tipos e fontes
Siga uma linha tradicional, use fontes Courier, Arial ou Times New Roman. Recursos de itálicos, negritos e sublinhados podem ser usados para destacar e organizar as informações.
2) Número de folhas
No máximo duas, de preferência brancas e grampeadas.
3) Ordem das informações
Priorize as mais importantes, com destaque para seus dados com endereço, telefone e e-mail, seguidos pelo interesse ou objetivo com a vaga, sua formação e experiências profissionais.
4) Foto somente se for solicitada
Use plano americano (retrato).
5) Corpo do e-mail ou em anexo
Sempre envie um anexo, mas faça uma apresentação com seus contatos no corpo do e-email.
6) Pretensão salarial
Vai atrapalhar se ficar muito distante do que a empresa oferece; pesquise antes o quanto costuma ser oferecido ou evite colocar.
7) Informações sobre redes sociais
Lembre que os perfis podem ser visitados pelo selecionador; prefira divulgar perfis profissionais.
8) Uso de modelos prontos
Sem problemas, mas é preferível utilizá-los como parâmetro, personalize.
9) Escrito à mão
Está fora de uso; envie sempre digitados.
10) Assinatura
Necessário só se solicitado.
Fontes: Luciana Rauen, Roche; Tey Yanagawa, consultora da Cia de Talentos; Gustavo Nascimento, gerente de desenvolvimento da Foco Talentos
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