Em uma das palestras que realizei, um dos presentes na sala me fez uma excelente pergunta:
- Onde é melhor colocar os vendedores de uma loja? Logo à frente, ou no fundo da loja?
Bom, o que vale nesse momento é o bom senso e o posicionamento da loja.
Quanto mais popular o perfil da loja, mais deve-se ter cuidado ao "abordar" o cliente.
Imagine a seguinte situação: Em uma loja de perfil popular, você coloca todos seus vendedores na entrada da loja, parados, estáticos.
O consumidor mais popular, muitas vezes humilde, vê aquilo como uma barreira, pois ele obrigatoriamente deverá passar pela abordagem do vendedor antes de entrar na loja.
O certo é deixar o consumidor "respirar" um pouco ao entrar na loja. Deixe que ele busque um pouco o produto ou que olhe um pouco as ofertas. Deixe que ele respire e crie interesse.
O contrário também não deve ser utilizado, ou seja, ao mesmo tempo que não se deve atender "logo de cara" o cliente, não se deve deixar o cliente muito tempo sem atendimento, pois isso significa para o cliente, em muitos casos, como completo descaso.
De certa forma, você pode até abordar com alguns vendedores os clientes na rua, chamando-os para conhecer a loja, mas dentro da loja, o correto é deixar os vendedores, um pouco mais ao centro da loja, para que o cliente se sinta completamente livre e à vontade para passear pela loja.
Vou aproveitar e deixar um link interessante para o blog do Marinho, que possui um tópico muito parecido e interessante sobre atendimento. Acessem aqui.
Um grande abraço à todos e boas vendas.
- Onde é melhor colocar os vendedores de uma loja? Logo à frente, ou no fundo da loja?
Bom, o que vale nesse momento é o bom senso e o posicionamento da loja.
Quanto mais popular o perfil da loja, mais deve-se ter cuidado ao "abordar" o cliente.
Imagine a seguinte situação: Em uma loja de perfil popular, você coloca todos seus vendedores na entrada da loja, parados, estáticos.
O consumidor mais popular, muitas vezes humilde, vê aquilo como uma barreira, pois ele obrigatoriamente deverá passar pela abordagem do vendedor antes de entrar na loja.
O certo é deixar o consumidor "respirar" um pouco ao entrar na loja. Deixe que ele busque um pouco o produto ou que olhe um pouco as ofertas. Deixe que ele respire e crie interesse.
O contrário também não deve ser utilizado, ou seja, ao mesmo tempo que não se deve atender "logo de cara" o cliente, não se deve deixar o cliente muito tempo sem atendimento, pois isso significa para o cliente, em muitos casos, como completo descaso.
De certa forma, você pode até abordar com alguns vendedores os clientes na rua, chamando-os para conhecer a loja, mas dentro da loja, o correto é deixar os vendedores, um pouco mais ao centro da loja, para que o cliente se sinta completamente livre e à vontade para passear pela loja.
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Um grande abraço à todos e boas vendas.
Caio Camargo - Falando de Varejo
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