Com base de dados integrada, consulta feita pelos lojistas será mais rápida.
Mais agilidade para conceder crédito para consumidores. É o que promete uma parceria entre o Serasa e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) que será oficializada nesta quarta-feria (8) com a assinatura de um convênio. O lojista poderá fazer a consulta do histórico do cliente, por meio eletrônico, a um banco de dados integrado entre os dois órgãos.
Quando um consumidor vai ao comércio fazer uma compra a crédito, o lojista faz uma consulta para saber se o cliente está ou não com o nome limpo, para poder liberar a venda. Essa consulta é feita à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que administra o SPC. "As bases de dados se comunicam entre si, apesar de serem independentes. Todo o país fará parte do sistema. Antes, os inadimplentes que estavam no SPC não podiam ser visualizados pelo Serasa e vice-versa. Com a parceria, isso será possível", diz o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro.
No Brasil, funcionam mais de 2.200 Câmaras de Dirigentes Lojistas com mais de 1 milhão de associados. Conta ainda com uma representação no Japão.
Mais agilidade para conceder crédito para consumidores. É o que promete uma parceria entre o Serasa e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) que será oficializada nesta quarta-feria (8) com a assinatura de um convênio. O lojista poderá fazer a consulta do histórico do cliente, por meio eletrônico, a um banco de dados integrado entre os dois órgãos.
Quando um consumidor vai ao comércio fazer uma compra a crédito, o lojista faz uma consulta para saber se o cliente está ou não com o nome limpo, para poder liberar a venda. Essa consulta é feita à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que administra o SPC. "As bases de dados se comunicam entre si, apesar de serem independentes. Todo o país fará parte do sistema. Antes, os inadimplentes que estavam no SPC não podiam ser visualizados pelo Serasa e vice-versa. Com a parceria, isso será possível", diz o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro.
No Brasil, funcionam mais de 2.200 Câmaras de Dirigentes Lojistas com mais de 1 milhão de associados. Conta ainda com uma representação no Japão.
Segundo Pellizzaro, um dos benefícios dessa parceria será a agilidade, pois a liberação do crédito pode ser realizada mesmo que o consumidor esteja morando no interior do estado. “Por exemplo, quando o consumidor não paga uma dívida no Recife, depois do prazo de pagamento, entre uma semana e quinze dias, a loja comunica ao SPC que manda uma carta para a casa do consumidor informando valor, vencimento, data e endereço da loja independente do local onde ele esteja. Depois do período entre uma semana e dez dias, o nome dele aparece na listagem de maus pagadores no cadastro do SPC ou da Serasa”, afirma Pellizzaro.
Caso o cliente devedor queira limpar o nome, ele tem duas opções: procurar o estabelecimento onde fez a dívida para quitá-la ou procurar a CDL para saber por quais empresa ele está "registrado" e depois procurar a empresa para o pagamento ou o reparcelamento do débito.
Os consumidores inadimplentes ficam, no máximo, por cinco anos com o nome no SPC ou no Serasa, como determina a legislação brasileira. “O brasileiro é um bom pagador. Mais de 65% dos brasileiros que recebem a carta regularizam seu débito com o lojista ou instituição financeira em até 30 dias”, conclui o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro.
Caso o cliente devedor queira limpar o nome, ele tem duas opções: procurar o estabelecimento onde fez a dívida para quitá-la ou procurar a CDL para saber por quais empresa ele está "registrado" e depois procurar a empresa para o pagamento ou o reparcelamento do débito.
Os consumidores inadimplentes ficam, no máximo, por cinco anos com o nome no SPC ou no Serasa, como determina a legislação brasileira. “O brasileiro é um bom pagador. Mais de 65% dos brasileiros que recebem a carta regularizam seu débito com o lojista ou instituição financeira em até 30 dias”, conclui o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro.
Fonte: Bom dia Pernambuco
Em Miracema
Em Miracema, a migração para o novo SPC Brasil foi feita no final do mês de dezembro/2011 e já está funcionando desde então.
Os Lojistas Associados à CDL Miracema passaram por um "treinamento/apresentação" do novo sistema e já estão recebendo suas novas senhas de acesso.
O atendimento ao consumidor também passou por alteração. Agora a consulta de balção é impressa e contém o resultado do SPC, Serasa e CCF - Cadastro de Cheques sem Fundos do Banco Central.
E mesmo com todas essas novidades e mudanças, os preços dos serviços não tiveram aumento, alguns até diminuiram.
O Lojista Associado passa a contar agora com a consulta base: SPC Mix - SPC, Serasa, CCF, Cheque Lojista, Confirme dados cadastrais, Alerta documentos roubados/extraviados, Crédito Concedido, Confirme endereço e telefone.
Além dessa opção, outros tipos de consultas estão à disposição, com todas essas informações e mais: Protestos (Nacional), Ações (Nacional), Participação em empresas, Contumácia de Cheques motivo 21.
E mesmo com todas essas novidades e mudanças, os preços dos serviços não tiveram aumento, alguns até diminuiram.
O Lojista Associado passa a contar agora com a consulta base: SPC Mix - SPC, Serasa, CCF, Cheque Lojista, Confirme dados cadastrais, Alerta documentos roubados/extraviados, Crédito Concedido, Confirme endereço e telefone.
Além dessa opção, outros tipos de consultas estão à disposição, com todas essas informações e mais: Protestos (Nacional), Ações (Nacional), Participação em empresas, Contumácia de Cheques motivo 21.
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