Pesquisa revela que 75% dos clientes quitam suas dívidas em até 60 dias, após seu registro no cadastro do SPC.
Apesar de poucos Lojistas terem conhecimento disso, os registros no cadastro do SPC são um excelente instrumento de negociação, na hora de receber as prestrações atrasadas. Além de formar uma rede de proteção do mercado, eles são muito importantes para que o Lojista recupere clientes inadimplentes.
Alguns Lojistas ainda encaram o registro de SPC como uma despesa a mais com o cliente inadimplente. Na verdade isso é um erro. Os registros de SPC não são apenas um instrumento de proteção ao crédito, mas têm se mostrado uma grande ferramenta de recuperação de dívidas pendentes nas lojas. Uma pesquisa feita pela CDL de Vitória - ES, apontou que 40% dos clientes inadimplentes quitam suas dívidas, na loja credora, em até 13 dias. No final de 60 dias, 75% dos clientes registrados realizam o pagamento de suas parcelas pendentes para ter de volta seu crédito liberado.
O grande problema é que nem todos os Lojistas têm essa percepção, e aqueles que deixam de efetuar o registro acabam descredibilizando sua loja frente ao cliente. A lógica é simples: se um cliente deixa de pagar sua prestação e seu nome não for incluído nos cadastros de SPC, essa loja vai para o final da lista de prioridades. Além disso, ela pode se tornar alvo de outros inadimplentes, pois a propaganda 'boca-a-boca' pode correr assim: "Naquela loja, quando a gente não paga a prestação, nosso nome não vai para o SPC."
O cadastro de SPC forma uma rede de proteção do mercado quanto a clientes inadimplentes. É a atuação conjunta dos Lojistas que confere a credibilidade e a eficiência desse sistema. É preciso que isso seja uma regra interna da loja para garantir segurança e credibilidade ao Lojista.
O registro do inadimplente no cadastro de SPC é muito importante, principalmente se for feito tão logo a inadimplência se concretize - segundo a Lei e os Regulamentos do SPC, 30 dias após o vencimento da prestação. Quanto antes o Lojista faça a inclusão do cliente inadimplente no cadastro do SPC, maiores serão as chances do cliente procurá-lo para uma negociação.
Consulta ao cadastro do SPC
Tão importante quanto registrar um cliente inadimplente no cadastro do SPC, é fazer a consulta dele no momento da compra
"Prevenir é melhor do que remediar". Já diz o velho ditado. Fazer a consulta do cliente antes dele efetuar a compra pode prevenir dores de cabeça maiores no futuro. Quando o cliente já tem um problema no cadastro de SPC, as chances dele dar novo calote aumentam e a venda pode ser negada.
Muitos Lojistas acham desnecessário fazer a consulta ao SPC por questões financeira, não gostam de pagar pela consulta, mas se arriscam a tomar um prejuizo pela inadimplência que supera um muitas vezes o valor da consulta, que pode até sair de graça de acordo com o plano de associação do Lojista ao SPC. Outra situação que o Lojista sai prejudicado por erro de avaliação da importância do SPC é quando faz a venda, sem consultar o cadastro, a um amigo ou conhecido. Já diz o ditado: "Amigos, amigos, negócios à parte!" O amigo, ou conhecido, tem muito mais possibilidade de dar calote que o desconhecido. Por que? Porque para o amigo/conhecido você vende sem a devida segurança, pois acredita que ele não vai deixar de te pagar. Para o desconhecido, por mais facilitada que seja a negociação, você estará sempre com 'um pé atrás' e vai tomar algum tipo de cuidado.
Alguns Lojistas reclamam que mandou um cliente inadimplente para o SPC a ainda não recebeu resposta alguma. Primeiro temos que observar que mesmo numa cidade pequena como Miracema, existe uma população economicamente ativa de pelo menos 20.000 pessoas. O que isso tem à ver com o caso? Tem à ver que, estatisticamente, seriam precisas 20.000 consultas ao SPC para que esse único cliente seja pego como inadimplente. E isso se cada cliente só fizesse uma compra, em apenas uma loja da cidade e que cada loja dessa fizesse a consulta ao SPC.
Mas aí ocorre o que foi dito acima, muitos Lojistas não fazem as consultas ao SPC. O que se torna o segundo problema do cliente não ficar sabendo sobre o registro de SPC. Temos ainda um terceiro porém, mas que vem diminuindo exponencialmente nos últimos tempos de crise: mesmo registrado no SPC o Lojista efetua a venda em sua loja por ter rixa ou ser concorrente do Lojista que efetuou o registro e onde o cliente está inadimplente.
A conclusão a que chegamos é simples: tudo trata-se de uma rede. O Lojista tem que fazer a consulta antes da venda, e se o cliente estiver inadimplente, não vender, e se ficar inadimplente tem que registrá-lo no SPC.
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