Para cada data especial, uma vitrine diferente. Tudo é preparado com dias de antecedência e estratégia de marketing. Todo bom lojista sabe que ninguém quer deixar de dar pelo menos uma lembrancinha sequer em datas como Natal, dias dos Namorados, Mães, Crianças e Pais. Por isso, não se desapercebem das oportunidades para melhorar as vendas. Além de datas comemorativas, estão atentos às mudanças de estações para fazer liquidações e trocar as coleções. Estar antenado a estas circunstâncias não basta.
O presidente da CDL Uberlândia, Celso Vilela, diz que para vender mais é preciso oferecer produtos de qualidade, bom atendimento e fazer promoções. Além disso, comunicar os clientes sobre as principais ofertas, a chegada de novos lançamentos, promoções, serviços e facilidades de pagamento são estratégias utilizadas que têm dado certo. Outra dica é oferecer brindes. A próxima data comemorativa é o Dia dos Pais. O lojista pode fazer promoções dando ao consumidor o direito de levar um presente se adquirir um produto para o pai, destaca Celso Vilela.
Uma sorveteria de Uberlândia atraiu clientes na época do Dia dos Namorados por sortear uma hospedagem em um hotel, com direito também a ingresso para cinema, disse a atendente, Julia Agostinho. Ela contou ainda que só adquiriu um microondas numa loja da cidade pelo bom serviço de telemarketing que fizeram. Recebi uma ligação de uma loja me comunicando sobre as ofertas e prazos de pagamento. Como estava precisando comprar um presente para dar de casamento, resolvi checar e acabei levando, afirmou Julia.
Outro fator importante é o apelo emocional, segundo o presidente da CDL Uberlândia. Se o empresário não puder investir em mídias, banners com imagens e textos chamativos também podem dar muito resultado, afirma.
O que mais faz o consumidor entrar numa loja para comprar? O estudante João Pedro Rezende tem apenas 13 anos e já sabe o que quer. Como todo bom consumidor afirma que a variedade de produtos e bons preços são fatores que chamam sua atenção. Se vejo algo em conta que gosto, peço para a minha mãe e geralmente ela me dá. Ela me ensinou a pechinchar, comenta.
Segundo o proprietário das lojas Jamellis, Arthur José Silva, as datas comemorativas incrementam as vendas. Próximo ao Dia dos Pais, vamos colocar o que há de melhor na vitrine. E como nossos produtos têm bons preços e qualidade, esperamos lucrar de 15% a 20% a mais, ressalta.
Quem não gosta de entrar numa loja aconchegante, arejada, que tem sempre um cafezinho ou uma água? Pode não ser um grande diferencial, mas faz diferença para o consumidor. Ao andar pelo Centro da cidade, podemos perceber o quanto as lojas investiram e se modernizaram. É preciso inovar e acompanhar as mudanças de mercado e moda, acrescenta Celso Vilela.
Pensando num espaço aconchegante para atrair mais clientes, Artur José da Silva, investiu nas lojas Jamellis. Foram quatro meses de reforma e um investimento médio de R$ 100 mil. A loja conta com 140 m² de muito conforto e uma variedade grande de roupas, calçados (adulto e infantil), além de cama, mesa e banho, com qualidade e preço acessível. As vendas aumentaram depois da reforma, destaca o proprietário.
Vitrine e bom atendimento
Antes de entrar num estabelecimento, o cliente sempre dá aquela olhadinha na vitrine. Ela é o chamariz e por isso deve estar limpa, bem decorada com o que há de melhor na loja, sem excessos de produtos, tudo com o valor da mercadoria, enfatiza o presidente da CDL Uberlândia.
Ao adentrar na loja, outra observação: muitos clientes não gostam do vendedor na sua cola. Enquanto uns gostam de ajuda para escolher algo, outros preferem olhar bastante, andar pela loja, para depois escolher o que levar. Perceber a característica de cada cliente é fundamental. Isso exige treinamento e cursos de atendimento ao cliente, frisa Celso, que ainda ressalta: depois de tudo, no final de cada campanha, de cada promoção, é sempre pertinente avaliar os resultados obtidos, valorizar o vendedor e rever o que deu e o que não deu certo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário